O PRESENTE TRABALHO TEM O INTUITO DE FAZER UMA REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA). PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS ALMEJADOS, A OPÇÃO FOI POR UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO E FOI DESENVOLVIDA A PARTIR DA REALIZAÇÃO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. PARA REALIZAÇÃO DOS OBJETIVOS ALMEJADOS, A PESQUISA UTILIZOU OS ESTUDOS DE QUEIROZ E FERREIRA (2018), BRITO (2017), BELIZÁRIO FILHO E CUNHA (2010), CONCEIÇÃO (2019), SANTOS E ARAÚJO (2018), SILVA (2018) E NASCIMENTO (2016). A JUSTIFICATIVA DO TRABALHO SURGIU DAS INQUIETAÇÕES QUE ME ACOMPANHARAM DURANTE A MINHA JORNADA COMO PROFESSORA PEDAGOGA DA SALA REGULAR, NA REDE PÚBLICA DE ENSINO E DOS DESAFIOS QUE SÃO POSTOS PARA A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM AUTISMO, TENDO EM VISTA AS PRECARIEDADES QUE A EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA APRESENTA. O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DO PAÍS NOS RELEVA A NECESSIDADE DE SUPERAÇÃO DE PRÁTICAS MECANICISTAS E DE COLOCAR O ALUNO COMO SUJEITO ATIVO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. DESSA FORMA, A PESQUISA VISA CONTRIBUIR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA CRIANÇA E ADOLESCENTE AUTISTA, DEFENDENDO A ARTICULAÇÃO ENTRE A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO COM AS PRÁTICAS SOCIAIS DO ESTUDANTE.