O PRESENTE ARTIGO ADVÉM DE RESULTADOS PARCIAIS DE UM PROJETO DE PESQUISA DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, CAMPUS PAU DOS FERROS. O OBJETIVO GERAL É ANALISAR OS PROCESSOS DE REFERENCIAÇÃO PRESENTES EM UM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO PRODUZIDO POR TRÊS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL OFERTADO PELA REFERIDA INSTITUIÇÃO NO SEMESTRE 2020.2. PARA DAR CONTA DA DISCUSSÃO, ACIONAM-SE PRESSUPOSTOS TEÓRICOS RELACIONADOS À REFERENCIAÇÃO E À ARGUMENTAÇÃO, BASEANDO-SE PRINCIPALMENTE EM KOCH (2015), CAVALCANTE (2016) E FIORIN (2018). A ANÁLISE INDICA QUE OS ESTUDANTES FAZEM USO DE DIFERENTES OPERAÇÕES REFERENCIAIS NA REDAÇÃO ANALISADA, COMO A INTRODUÇÃO REFERENCIAL, A ANÁFORA DIRETA, A ANÁFORA INDIRETA E A ANÁFORA ENCAPSULADORA, CONFERINDO À REDAÇÃO UNIDADE DE SENTIDOS E PROGRESSÃO TEXTUAL. ALÉM DISSO, OS RESULTADOS REVELAM QUE OS PROCESSOS ANAFÓRICOS USADOS PELOS ESTUDANTES CONTRIBUEM PARA O DIRECIONAMENTO ARGUMENTATIVO DO TEXTO, BEM COMO CONSTROEM E/OU REPRODUZEM UMA REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA DA PESSOA IDOSA COMO UM SUJEITO VITIMIZADO E INCAPAZ DIANTE DAS DIFICULDADES E BARREIRAS CONCERNENTES À INCLUSÃO DIGITAL.