O TEXTO APRESENTA A DISCUSSÃO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA AINDA EM CURSO, QUE CONSTITUI A TRAJETÓRIA EDUCACIONAL E AS VIVÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR DE TRÊS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL (BAIXA VISÃO) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO DE ALEGRE/ES (UFES/ALEGRE), PELO MÉTODO DA HISTÓRIA DE VIDA TÓPICA (HVT), POR MEIO DE ENTREVISTAS NARRATIVAS (EN) E DIÁRIO DE CAMPO. A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DE VIGOTSKI E SEUS ESTUDOS DEFECTOLÓGICOS FOI ADOTADA COMO REFERENCIAL TEÓRICO, BEM COMO UMA INCURSÃO SOBRE A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, PRINCIPALMENTE, NO BRASIL. OS ESTUDOS SOBRE CAPACITISMO, SÃO LUZES SOB AS QUAIS EXAMINAMOS AS VIVÊNCIAS EM TERMOS DAS CONCEPÇÕES SOCIAIS SOBRE DEFICIÊNCIA QUE PERMEIAM O COTIDIANO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. AS NARRATIVAS DOS ESTUDANTES REVELAM UMA TRAJETÓRIA PERMEADA DE DESAFIOS RELACIONADOS À AUSÊNCIA DE PLANEJAMENTO DE AÇÕES DE ACESSIBILIDADE, BEM COMO DE ATITUDES CAPACITISTAS. POR OUTRO LADO, DENOTA-SE QUE OS ESTUDANTES, NESSES ESPAÇOS COLETIVOS DE INTERAÇÕES SOCIAIS, DE PARTICIPAÇÃO E ENVOLVIMENTO COM O MEIO SOCIAL, BASES ESSENCIAIS PARA A APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO, CONSTROEM ESTRATÉGIAS DE FORMA AUTÔNOMA E INDEPENDENTE, SOBRETUDO QUANDO GARANTIDO O ACESSO AOS DIREITOS E SERVIÇOS QUE CONTRIBUEM PARA INCLUSÃO EFETIVA NO PROCESSO EDUCACIONAL, E NO ENSINO SUPERIOR, NA APROPRIAÇÃO DO UNIVERSO DA VIDA ACADÊMICA, DE UMA FORMAÇÃO HUMANA E PROFISSIONAL.