A EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCD), NO BRASIL, POR MUITO TEMPO ACONTECE SEGREGADA EM ESCOLAS ESPECIAIS, ONDE O ACESSO ERA RESUMIDO A POUCOS. O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO PESQUISAR OS PRINCIPAIS ASPECTOS HISTÓRICOS E POLÍTICOS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL, DESDE A CRIAÇÃO DO IMPERIAL INSTITUTO DOS MENINOS CEGOS (1854) ÀS DÉCADAS DE 90 DO SÉCULO XX. ESTA SE TRATA DE UMA PESQUISA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO QUE FOI CONSTRUÍDA A PARTIR DA CONSULTA DE TEÓRICOS COMO: BRASIL (2010), JANNUZZI (2012), LIMA (2006), MAZZOTTA (2011), E OUTROS. EVIDENCIOU-SE QUE NEM SEMPRE A EDUCAÇÃO FOI UM DIREITO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, PORÉM, COMEÇA A SER OFERECIDA, SEGREGADA, A UM PEQUENO GRUPO, COM A CRIAÇÃO DA PRIMEIRA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, O IMPERIAL INSTITUTO DOS MENINOS CEGOS (1854). ALÉM DESTA INICIATIVA SÃO CRIADAS OUTRAS INSTITUIÇÕES OFICIAIS E PRIVADAS ISOLADAS. HAJA VISTA QUE COMEÇAM A SURGIR POLÍTICAS EM ÂMBITO NACIONAL A PARTIR DO FINAL DOS ANOS 50. PORTANTO, FICOU NOTÓRIO QUE ESSA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO SEGREGADA COMEÇA A TOMAR OUTROS RUMOS COM A PROMULGAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, FICANDO GARANTIDO EDUCAÇÃO A TODOS, ASSIM COMO A OFERTA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NAS ESCOLAS REGULARES PARA ÀS PCD.