NO MOVIMENTO CONSTITUINTE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA SE CHEGAR À PERSPECTIVA INCLUSIVA QUE SE PROPÕE NA ATUALIDADE, OBSERVAM-SE MUITAS INFLUÊNCIAS DE CADA CONTEXTO HISTÓRICO E SOCIAL. TODAVIA, DESTACA-SE, ESPECIALMENTE, A IMPORTÂNCIA DA COMPREENSÃO SOCIAL DADA À CONDIÇÃO DE DEFICIÊNCIA, A QUAL PODE SER RELACIONADA AO DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DOS CONCEITOS SOBRE SAÚDE/DOENÇA. DESSE MODO, O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA EXPLICITAR E ANALISAR AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE EDUCAÇÃO ESPECIAL E SAÚDE, A PARTIR DA PRODUÇÃO HISTÓRICA E CULTURAL DE TAIS CONCEITOS. TRATA-SE DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DE ABORDAGEM QUALITATIVA, QUE AMPARA-SE NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI E NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL. COMO RESULTADO, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE, NO PERCURSO HISTÓRICO TRAÇADO, OS AVANÇOS VERIFICADOS NA EE FORAM ACOMPANHADOS OU DECORRENTES DE AVANÇOS NA ÁREA DA SAÚDE.