RECONHECENDO A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DE JOVENS COM SÍNDROME DE DOWN (SD), O PRESENTE ARTIGO FAZ UMA REFLEXÃO SOBRE OS ESTUDOS E PESQUISAS QUE CONTRIBUEM COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA VOLTADAS PARA ESTE PÚBLICO NA MODALIDADE “EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS” (EJA). ENTRE AS PERGUNTAS ORIENTADORAS, DESTACA-SE: COMO TORNAR A SALA DE AULA DA EJA UM ESPAÇO INCLUSIVO PARA ALUNOS COM SD? NESSE SENTIDO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E ANÁLISE DE CONTEÚDO, DE CARÁTER DESCRITIVO, TENDO POR CAMPO EMPÍRICO A PLATAFORMA SCIELO, O PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES E DOCUMENTOS IMPRESSOS. ABORDAR ESSE TEMA POSSIBILITA SUA PROBLEMATIZAÇÃO, O QUE CORROBORA PARA A QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA EDUCATIVA, ESPECIALMENTE NO QUE SE REFERE AOS ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN. FAVORECEU-SE TAMBÉM, COMPREENDER O PAPEL DAS PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM INTEGRADORAS E INCLUSIVAS, POIS, ESSAS VALORIZAM AS CAPACIDADES INDIVIDUAIS DOS ALUNOS EM DETRIMENTO DE SEUS DÉFICITS. OS RESULTADOS EXPRESSAM QUE A INCLUSÃO É UMA GRANDE OPORTUNIDADE PARA ALUNOS, PAIS E EDUCADORES DEMONSTRAREM QUE AS DIFERENÇAS SE COMPLEMENTAM. CONCLUINDO-SE, QUE, PARA QUE HAJA A INCLUSÃO ESCOLAR É FUNDAMENTAL O USO DE ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS COMO: INCREMENTO DE PRÁTICAS DE APRENDIZAGENS INCLUSIVAS, A BUSCA POR NOVAS POSSIBILIDADES DE TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO DE FORMA DIVERSIFICADA, ESTIMULANDO A CRIATIVIDADE DOS PROFISSIONAIS E FOCANDO NAS CAPACIDADES E NÃO NAS DEFICIÊNCIAS DO INDIVÍDUO.