O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL INVESTIGAR POR MEIO DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA, O QUE
TEM SIDO PRODUZIDO NO BRASIL SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS NOS ANOS DE 2020 E 2021 DURANTE A PANDEMIA
DE COVID-19. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS FORAM: FAZER UM LEVANTAMENTO NO GOOGLE ACADÊMICO E NO
YOUTUBE POR MATERIAIS QUE ABORDEM A EDUCAÇÃO DE SURDOS NA PANDEMIA DE COVID-19; CARACTERIZAR OS
TEMAS ABORDADOS PELAS PRODUÇÕES; REFLETIR SOBRE A EDUCAÇÃO REMOTA DE SURDOS. A PESQUISA TEM CARÁTER
QUALITATIVO DO TIPO REVISÃO SISTEMÁTICA, O MATERIAL FOI COLETADO NO GOOGLE ACADÊMICO E NA PLATAFORMA
YOUTUBE, E ANALISADO A PARTIR DE UMA CATEGORIZAÇÃO TEMÁTICA DOS ASSUNTOS ABORDADOS E POSTERIOR
ANÁLISE DESSE CONTEÚDO. OS RESULTADOS APONTARAM QUE OS PRINCIPAIS TEMAS ABORDADOS FORAM:
ACESSIBILIDADE, DIREITO A EDUCAÇÃO, RELAÇÕES FAMILIARES, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, ENTRE OUTROS. FICOU
EVIDENTE QUE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PESSOAS SURDAS FOI PREJUDICADO POR LIMITAÇÕES
COMUNICATIVAS, PELA INADEQUADA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS E PELA FALTA DE CONHECIMENTO
PEDAGÓGICOS TIDOS PELA FAMÍLIA. NA CONCLUSÃO, CONSTATA-SE QUE A EDUCAÇÃO DE SURDOS DURANTE A
PANDEMIA APRESENTA MUITOS DESAFIOS QUE ANTECEDEM O MOMENTO PANDÊMICO E QUE TÊM SE AGRAVADO NO
PERÍODO ATUAL. MUITOS PROBLEMAS OBSERVADOS FORAM AGRAVADOS E DEMANDAM MAIOR REFLEXÃO E AÇÃO POR
PARTE DA COMUNIDADE ESCOLAR, BEM COMO DA SOCIEDADE EM GERAL.