: COM ESSE ESTUDO, OBJETIVAMOS A DISCUSSÃO SOBRE O ENSINO DO CONCEITO TEÓRICO DE EQUAÇÃO DE PRIMEIRO GRAU, EM QUE ENVOLVEU UMA ESTUDANTE COM DIAGNÓSTICO DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. ESSE ENVOLVIMENTO OCORREU DURANTE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO OFERECIDO EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL, MEDIANTE A APLICAÇÃO DE UMA TAREFA DE ESTUDO PARTICULAR. FUNDAMENTAMOS O ESTUDO NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, ESPECIFICAMENTE, NA PROPOSIÇÃO DE ENSINO DE V.V. DAVÍDOV E EM DORIGON (2013). O QUESTIONAMENTO QUE NOS MOVEU FOI O SEGUINTE: QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DA PROPOSIÇÃO DE ENSINO DE DAVÍDOV NA ASSIMILAÇÃO DO CONCEITO TEÓRICO DE EQUAÇÃO DE PRIMEIRO GRAU EM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL? AS RESOLUÇÕES DAS TAREFAS PARTICULARES E AS TRANSCRIÇÕES DOS DIÁLOGOS ENTRE A ALUNA E A PROFESSORA SÃO OS DADOS ANALISADOS MEDIANTE A CATEGORIA TEMÁTICA: MOVIMENTOS DO PENSAMENTO E RELAÇÃO PARTES-TODO, QUE EMERGIU DO EPISÓDIO: ENSINO DO CONCEITO TEÓRICO DE EQUAÇÃO DO PRIMEIRO GRAU E DA CENA: TIPOS DE REPRESENTAÇÕES. COMO RESULTADOS INDICAMOS QUE A TAREFA PROPOSTA MOBILIZOU A ESTUDANTE PARA SE COLOCAR EM AÇÃO INVESTIGATIVA E REALIZAR PROCESSOS DE RESOLUÇÕES, UMA VEZ QUE UTILIZOU REPRESENTAÇÕES ALGÉBRICAS, ARITMÉTICAS E GEOMÉTRICAS.