A INCLUSÃO MAQUIADA E A EXCLUSÃO EXPOSTA: O CASO
AGRAVANTE DA EVASÃO ESCOLAR BRASILEIRA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 82374 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1664 "inscrito_id" => 7008 "titulo" => """ A INCLUSÃO MAQUIADA E A EXCLUSÃO EXPOSTA: O CASO \r\n AGRAVANTE DA EVASÃO ESCOLAR BRASILEIRA """ "resumo" => "UM DOS FENÔMENOS DE MAIOR AGRAVANTE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, É A EVASÃO ESCOLAR, E ISSO OCORRE NA CONTRAMÃO DE UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, REFORÇANDO NA SOCIEDADE UM JULGO DE UMA EDUCAÇÃO EXCLUDENTE E ANTIDEMOCRÁTICA. NOSSO PRESENTE TRABALHO BUSCA ENTENDER COMO SE DÁ OS FATORES QUE VÃO CORROBORAR PARA ESSE ACONTECIMENTO. VIMOS A NECESSIDADE DE COMPREENDER A PROBLEMÁTICA EXPOSTA A PARTIR DE DADOS VEICULADOS POR ÓRGÃOS OFICIAS E DOCUMENTOS QUE NORTEIAM A TEMÁTICA, ANALISANDO ASSIM OS FATORES INTERNOS E EXTERNOS QUE CORROBORAM PARA OS ALTOS ÍNDICES DE EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL, DEIXANDO O PAÍS COM O TERCEIRO LUGAR NO RANKING ENTRE OS 100 PAÍSES COM MAIORES IDH’S, DE ACORDO COM O PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO – PNUD. NOSSA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, COLOCA COMO DIREITO DO CIDADÃO E OBRIGAÇÃO DO ESTADO O ACESSO À EDUCAÇÃO E NA LDB – 9394/96, ASSEGURA AS MODALIDADES DE ENSINO AS QUAIS CRIANÇAS E JOVENS DEVEM FAZER CAMINHO AO LONGO DE SUA VIDA ESCOLAR. POR FIM, BUSCARMOS ANALISAR NUM PONTO DE VISTA SOCIOLÓGICO A PARTIR DE BOURDIEU E DURKHEIM, O QUE PORQUE A EVASÃO ESCOLAR NADA MAIS É DO QUE A REPRESENTAÇÃO DA SOCIEDADE COMO UM TODO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "EVASÃO ESCOLAR;, EXCLUSÃO;, OPORTUNIDADES;, EDUCAÇÃO;, SOCIEDADE;" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD4_SA111_ID8413_11082021132204.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS ANTÔNIO RIBEIRO CARDOSO" "autor_nome_curto" => "LUCAS CARDOSO" "autor_email" => "lucascardoso18@outlook.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 82374 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1664 "inscrito_id" => 7008 "titulo" => """ A INCLUSÃO MAQUIADA E A EXCLUSÃO EXPOSTA: O CASO \r\n AGRAVANTE DA EVASÃO ESCOLAR BRASILEIRA """ "resumo" => "UM DOS FENÔMENOS DE MAIOR AGRAVANTE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, É A EVASÃO ESCOLAR, E ISSO OCORRE NA CONTRAMÃO DE UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, REFORÇANDO NA SOCIEDADE UM JULGO DE UMA EDUCAÇÃO EXCLUDENTE E ANTIDEMOCRÁTICA. NOSSO PRESENTE TRABALHO BUSCA ENTENDER COMO SE DÁ OS FATORES QUE VÃO CORROBORAR PARA ESSE ACONTECIMENTO. VIMOS A NECESSIDADE DE COMPREENDER A PROBLEMÁTICA EXPOSTA A PARTIR DE DADOS VEICULADOS POR ÓRGÃOS OFICIAS E DOCUMENTOS QUE NORTEIAM A TEMÁTICA, ANALISANDO ASSIM OS FATORES INTERNOS E EXTERNOS QUE CORROBORAM PARA OS ALTOS ÍNDICES DE EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL, DEIXANDO O PAÍS COM O TERCEIRO LUGAR NO RANKING ENTRE OS 100 PAÍSES COM MAIORES IDH’S, DE ACORDO COM O PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO – PNUD. NOSSA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, COLOCA COMO DIREITO DO CIDADÃO E OBRIGAÇÃO DO ESTADO O ACESSO À EDUCAÇÃO E NA LDB – 9394/96, ASSEGURA AS MODALIDADES DE ENSINO AS QUAIS CRIANÇAS E JOVENS DEVEM FAZER CAMINHO AO LONGO DE SUA VIDA ESCOLAR. POR FIM, BUSCARMOS ANALISAR NUM PONTO DE VISTA SOCIOLÓGICO A PARTIR DE BOURDIEU E DURKHEIM, O QUE PORQUE A EVASÃO ESCOLAR NADA MAIS É DO QUE A REPRESENTAÇÃO DA SOCIEDADE COMO UM TODO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "EVASÃO ESCOLAR;, EXCLUSÃO;, OPORTUNIDADES;, EDUCAÇÃO;, SOCIEDADE;" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD4_SA111_ID8413_11082021132204.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS ANTÔNIO RIBEIRO CARDOSO" "autor_nome_curto" => "LUCAS CARDOSO" "autor_email" => "lucascardoso18@outlook.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }