OS REFLEXOS DA PANDEMIA NA EJA DO ESPÍRITO SANTO: DESAFIOS E CONEXÕES DO ENSINO SEMIPRESENCIAL AO REMOTO
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81574 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2961 "inscrito_id" => 9419 "titulo" => "OS REFLEXOS DA PANDEMIA NA EJA DO ESPÍRITO SANTO: DESAFIOS E CONEXÕES DO ENSINO SEMIPRESENCIAL AO REMOTO" "resumo" => "ANALISAR A OFERTA DA EJA SEMIPRESENCIAL, POLÍTICA IDEALIZADA PELO GOVERNO DO ESPÍRITO SANTO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) A PARTIR DE 2015, É PROPOSTA DESTE ESTUDO. DEZ EDUCADORES E 10 EDUCANDOS, POR MEIO DE ENTREVISTAS QUALITATIVAS REALIZADAS EM AGOSTO DE 2021, FAZEM SIGNIFICAÇÕES DO MODELO E OS IMPACTOS CAUSADOS PELA PANDEMIA. UTILIZANDO A ANÁLISE TEMÁTICA DE LAURENCE BARDIN, INFERE-SE QUE A POLÍTICA SIGNIFICOU RETROCESSOS AO DIREITO À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, ESTABELECIDO PELA LDBEN E DEFENDIDO POR TEÓRICOS COMO PAULO FREIRE. A OFERTA REDUZIU O TEMPO EM SALA DE AULA PRESENCIAL DE CINCO PARA TRÊS DIAS, SEM DISPONIBILIZAR PLATAFORMA DIGITAL, COMPUTADORES E ACESSO À INTERNET E/OU MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO ADEQUADO AOS ESTUDOS À DISTÂNCIA, ADAPTADOS À REALIDADE DA MODALIDADE E AO CONTEXTO DO ESPÍRITO SANTO. ESSA FALTA DE ESTRUTURA IMPACTOU AINDA MAIS A APRENDIZAGEM DURANTE OS ESTUDOS REMOTOS. TAMBÉM PRECARIZOU O TRABALHO DOS PROFESSORES, QUE TIVERAM REDUÇÃO DE CARGA HORÁRIA E NÃO RECEBEM PELAS AULAS NÃO-PRESENCIAIS. A PERSPECTIVA TEÓRICA É O PENSAMENTO DECOLONIAL LATINO-AMERICANO, ABORDAGEM QUE DENUNCIA, APÓS O FIM DO PERÍODO COLONIAL, A PERMANÊNCIA DE UM PADRÃO DE PODER QUE PERPETUA ESTRUTURAS COMO A EXCLUSÃO EDUCACIONAL, O RACISMO, O MACHISMO, A DESIGUALDADE, A EXCLUSÃO DIGITAL E OUTRAS FORMAS DE NEGAÇÃO DE DIREITOS ÀS POPULAÇÕES POBRES DA AMÉRICA LATINA. FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS QUALITATIVAS COM QUATRO GESTORAS, CUJOS CONTEÚDOS FORAM CRUZADOS COM A ANÁLISE DE DOCUMENTOS, FAZENDO INTERPRETAÇÃO DAS LEIS E DO PANO DE FUNDO PARA IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), ENSINO SEMIPRESENCIAL, EAD, EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, PANDEMIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA112_ID9419_05112021192753.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSSARA DA SILVA BAPTISTA" "autor_nome_curto" => "JUSSARA BAPTISTA" "autor_email" => "jussarasb15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81574 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2961 "inscrito_id" => 9419 "titulo" => "OS REFLEXOS DA PANDEMIA NA EJA DO ESPÍRITO SANTO: DESAFIOS E CONEXÕES DO ENSINO SEMIPRESENCIAL AO REMOTO" "resumo" => "ANALISAR A OFERTA DA EJA SEMIPRESENCIAL, POLÍTICA IDEALIZADA PELO GOVERNO DO ESPÍRITO SANTO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) A PARTIR DE 2015, É PROPOSTA DESTE ESTUDO. DEZ EDUCADORES E 10 EDUCANDOS, POR MEIO DE ENTREVISTAS QUALITATIVAS REALIZADAS EM AGOSTO DE 2021, FAZEM SIGNIFICAÇÕES DO MODELO E OS IMPACTOS CAUSADOS PELA PANDEMIA. UTILIZANDO A ANÁLISE TEMÁTICA DE LAURENCE BARDIN, INFERE-SE QUE A POLÍTICA SIGNIFICOU RETROCESSOS AO DIREITO À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, ESTABELECIDO PELA LDBEN E DEFENDIDO POR TEÓRICOS COMO PAULO FREIRE. A OFERTA REDUZIU O TEMPO EM SALA DE AULA PRESENCIAL DE CINCO PARA TRÊS DIAS, SEM DISPONIBILIZAR PLATAFORMA DIGITAL, COMPUTADORES E ACESSO À INTERNET E/OU MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO ADEQUADO AOS ESTUDOS À DISTÂNCIA, ADAPTADOS À REALIDADE DA MODALIDADE E AO CONTEXTO DO ESPÍRITO SANTO. ESSA FALTA DE ESTRUTURA IMPACTOU AINDA MAIS A APRENDIZAGEM DURANTE OS ESTUDOS REMOTOS. TAMBÉM PRECARIZOU O TRABALHO DOS PROFESSORES, QUE TIVERAM REDUÇÃO DE CARGA HORÁRIA E NÃO RECEBEM PELAS AULAS NÃO-PRESENCIAIS. A PERSPECTIVA TEÓRICA É O PENSAMENTO DECOLONIAL LATINO-AMERICANO, ABORDAGEM QUE DENUNCIA, APÓS O FIM DO PERÍODO COLONIAL, A PERMANÊNCIA DE UM PADRÃO DE PODER QUE PERPETUA ESTRUTURAS COMO A EXCLUSÃO EDUCACIONAL, O RACISMO, O MACHISMO, A DESIGUALDADE, A EXCLUSÃO DIGITAL E OUTRAS FORMAS DE NEGAÇÃO DE DIREITOS ÀS POPULAÇÕES POBRES DA AMÉRICA LATINA. FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS QUALITATIVAS COM QUATRO GESTORAS, CUJOS CONTEÚDOS FORAM CRUZADOS COM A ANÁLISE DE DOCUMENTOS, FAZENDO INTERPRETAÇÃO DAS LEIS E DO PANO DE FUNDO PARA IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), ENSINO SEMIPRESENCIAL, EAD, EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, PANDEMIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA112_ID9419_05112021192753.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSSARA DA SILVA BAPTISTA" "autor_nome_curto" => "JUSSARA BAPTISTA" "autor_email" => "jussarasb15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }