COMO AS PROFESSORAS NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE
SANTO ANTÃO OLHAM PARA O BRINCAR NA EDUCAÇÃO
INFANTIL?
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81631 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 3036 "inscrito_id" => 9174 "titulo" => """ COMO AS PROFESSORAS NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE\r\n SANTO ANTÃO OLHAM PARA O BRINCAR NA EDUCAÇÃO\r\n INFANTIL? """ "resumo" => "NA EDUCAÇÃO INFANTIL TODO O TRABALHO DESENVOLVIDO PELAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES, DEVE PORTANTO, TER A INTENÇÃO DE COMPLEMENTAR A AÇÃO DA FAMÍLIA E DA COMUNIDADE. A PRESENTE PESQUISA TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR O BRINCAR NAS PRATICAS DOCENTES DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO. CONSIDERANDO ALGUNS QUESTIONAMENTOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA SALA DE AULA, LEVANTAMOS QUESTIONAMENTOS ACERCA DO LUGAR QUE AS BRINCADEIRAS VEM OCUPANDO, NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS. SERÁ, POIS, QUE O BRINCAR ESTÁ TENDO ESPAÇO NAS PRÁTICAS DOCENTES DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL? SERÁ QUE NA ESCOLA DA INFÂNCIA, O TEMPO PARA BRINCAR VEM SENDO RESPEITADO? AS PROFESSORAS ENTREVISTADAS TEM IDADE ENTRE 38 E 50 ANOS, COM UMA MÉDIA DE 15 ANOS DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL, O TEMPO DE CADA PESQUISA DUROU APROXIMADAMENTE 10 MINUTOS, ONDE AS PROFESSORAS FORAM INDAGAS COM DUAS PERGUNTAS, SENDO ELAS: “O QUE VOCÊ ACHA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA ESCOLA?” E “COMO NA SUA ROTINA DE PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOCÊ INCLUI O BRINCAR?” TODAS AS PROFESSORAS ENTREVISTADAS CONSIDERAM O BRINCAR, EIXO IMPORTANTE DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL, IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA E TAMBÉM UMA MANEIRA DE EXPRESSÃO DA CRIANÇA NO MUNDO. O BRINCAR COMO POSSIBILIDADE DE AMPLIAR A COMUNICAÇÃO FOI MENCIONADO PELAS ENTREVISTADAS. UMA REFLEXÃO QUE A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO NOS POSSIBILITOU FOI AMPLIARMOS NOSSAS LEITURAS E SENTIDOS ACERCA DO QUE É A CRIANÇA, ENTENDENDO-A COMO SER QUE SE CONSTRÓI EM MEIO ÀS INTERAÇÕES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, BRINCAR, PROFESSORAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA109_ID9174_05112021222748.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA LEMOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RENATA LEMOS" "autor_email" => "renatalemos1410neves@hotm" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81631 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 3036 "inscrito_id" => 9174 "titulo" => """ COMO AS PROFESSORAS NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE\r\n SANTO ANTÃO OLHAM PARA O BRINCAR NA EDUCAÇÃO\r\n INFANTIL? """ "resumo" => "NA EDUCAÇÃO INFANTIL TODO O TRABALHO DESENVOLVIDO PELAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES, DEVE PORTANTO, TER A INTENÇÃO DE COMPLEMENTAR A AÇÃO DA FAMÍLIA E DA COMUNIDADE. A PRESENTE PESQUISA TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR O BRINCAR NAS PRATICAS DOCENTES DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO. CONSIDERANDO ALGUNS QUESTIONAMENTOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA SALA DE AULA, LEVANTAMOS QUESTIONAMENTOS ACERCA DO LUGAR QUE AS BRINCADEIRAS VEM OCUPANDO, NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS. SERÁ, POIS, QUE O BRINCAR ESTÁ TENDO ESPAÇO NAS PRÁTICAS DOCENTES DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL? SERÁ QUE NA ESCOLA DA INFÂNCIA, O TEMPO PARA BRINCAR VEM SENDO RESPEITADO? AS PROFESSORAS ENTREVISTADAS TEM IDADE ENTRE 38 E 50 ANOS, COM UMA MÉDIA DE 15 ANOS DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL, O TEMPO DE CADA PESQUISA DUROU APROXIMADAMENTE 10 MINUTOS, ONDE AS PROFESSORAS FORAM INDAGAS COM DUAS PERGUNTAS, SENDO ELAS: “O QUE VOCÊ ACHA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA ESCOLA?” E “COMO NA SUA ROTINA DE PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOCÊ INCLUI O BRINCAR?” TODAS AS PROFESSORAS ENTREVISTADAS CONSIDERAM O BRINCAR, EIXO IMPORTANTE DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL, IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA E TAMBÉM UMA MANEIRA DE EXPRESSÃO DA CRIANÇA NO MUNDO. O BRINCAR COMO POSSIBILIDADE DE AMPLIAR A COMUNICAÇÃO FOI MENCIONADO PELAS ENTREVISTADAS. UMA REFLEXÃO QUE A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO NOS POSSIBILITOU FOI AMPLIARMOS NOSSAS LEITURAS E SENTIDOS ACERCA DO QUE É A CRIANÇA, ENTENDENDO-A COMO SER QUE SE CONSTRÓI EM MEIO ÀS INTERAÇÕES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, BRINCAR, PROFESSORAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA109_ID9174_05112021222748.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA LEMOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RENATA LEMOS" "autor_email" => "renatalemos1410neves@hotm" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }