A LEI 10.639/2003 E O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81572 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2959 "inscrito_id" => 3106 "titulo" => "A LEI 10.639/2003 E O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "AO DECORRER DAS MUDANÇAS TECNOLÓGICAS E NO ENSINO, NOVOS CONCEITOS E DISCUSSÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO FÍSICA FORAM SURGINDO. NO ENTANTO, ALGUMAS ACEPÇÕES AINDA PRECISAM SER DEBATIDAS, DENTRE ELAS: A APLICAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. E UMA DAS MANEIRAS DE APLICAR A LEI É A INSERÇÃO DA CAPOEIRA NO CURRÍCULO. O PERCURSO METODOLÓGICO TRAÇADO PARA A CONSTRUÇÃO DESSE RESUMO EXPANDIDO CONSTITUI-SE DAS SEGUINTES ETAPAS: SELEÇÃO DA ABORDAGEM QUALITATIVA INTERPRETATIVA; MÉTODO BIBLIOGRÁFICO E COLETA DE DADOS BIBLIOGRÁFICO PARA A COMPOSIÇÃO DO TEXTO. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA FOI CONSTRUÍDA ATRAVÉS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NO CAMPO QUALITATIVO. A ELABORAÇÃO E EMBASAMENTO DO TEXTO SE DEU A PARTIR DE DIVERSOS AUTORES QUE DEBATEM ACERCA DA TEMÁTICA: FREIRE (1997), SANTOS (2007), GOMES (2000) ENTRE OUTROS. A PARTIR DA PESQUISA TEÓRICA FOI POSSÍVEL CONSIDERAR, É PRECISO INSERIR NA PAUTA DE DISCUSSÕES ACERCA DO CURRÍCULO A LEI 10.639/2003, SOBRETUDO A INSERÇÃO DO ENSINO DA CAPOEIRA. OBSERVAMOS TAMBÉM QUE É PRECISO CONSIDERAR O CORPO NO CONTEXTO DE SOCIEDADE COMO ELEMENTO QUE NÃO SE RESUME À BIOLOGIA, FISIOLOGIA OU MECANICIDADE DE MOVIMENTOS, E, SIM, COMO DOTADO DE IDENTIFICAÇÕES CULTURAIS E ÉTNICO-RACIAIS. POR FIM, AS ESCOLAS NECESSITAM TRAZER À TONA OS DOCUMENTOS, AS PERGUNTAS, AS CONTRIBUIÇÕES E A IMPORTÂNCIA DA CIVILIZAÇÃO NEGRA NA FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DA CULTURA, HISTÓRIA E DA SOCIEDADE BRASILEIRA. E O ENSINO DA CAPOEIRA É UM DOS CAMINHOS PARA TRAZER À TONA ESSES ASPECTOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "LEI 10.639/2003, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO ÉTNICO-RACIAIS, CAPOEIRA., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA106_ID3106_05112021191546.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAGNO SANTOS BATISTA" "autor_nome_curto" => "MAGNO SANTOS BATISTA" "autor_email" => "magnosantos01@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81572 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2959 "inscrito_id" => 3106 "titulo" => "A LEI 10.639/2003 E O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "AO DECORRER DAS MUDANÇAS TECNOLÓGICAS E NO ENSINO, NOVOS CONCEITOS E DISCUSSÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO FÍSICA FORAM SURGINDO. NO ENTANTO, ALGUMAS ACEPÇÕES AINDA PRECISAM SER DEBATIDAS, DENTRE ELAS: A APLICAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. E UMA DAS MANEIRAS DE APLICAR A LEI É A INSERÇÃO DA CAPOEIRA NO CURRÍCULO. O PERCURSO METODOLÓGICO TRAÇADO PARA A CONSTRUÇÃO DESSE RESUMO EXPANDIDO CONSTITUI-SE DAS SEGUINTES ETAPAS: SELEÇÃO DA ABORDAGEM QUALITATIVA INTERPRETATIVA; MÉTODO BIBLIOGRÁFICO E COLETA DE DADOS BIBLIOGRÁFICO PARA A COMPOSIÇÃO DO TEXTO. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA FOI CONSTRUÍDA ATRAVÉS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NO CAMPO QUALITATIVO. A ELABORAÇÃO E EMBASAMENTO DO TEXTO SE DEU A PARTIR DE DIVERSOS AUTORES QUE DEBATEM ACERCA DA TEMÁTICA: FREIRE (1997), SANTOS (2007), GOMES (2000) ENTRE OUTROS. A PARTIR DA PESQUISA TEÓRICA FOI POSSÍVEL CONSIDERAR, É PRECISO INSERIR NA PAUTA DE DISCUSSÕES ACERCA DO CURRÍCULO A LEI 10.639/2003, SOBRETUDO A INSERÇÃO DO ENSINO DA CAPOEIRA. OBSERVAMOS TAMBÉM QUE É PRECISO CONSIDERAR O CORPO NO CONTEXTO DE SOCIEDADE COMO ELEMENTO QUE NÃO SE RESUME À BIOLOGIA, FISIOLOGIA OU MECANICIDADE DE MOVIMENTOS, E, SIM, COMO DOTADO DE IDENTIFICAÇÕES CULTURAIS E ÉTNICO-RACIAIS. POR FIM, AS ESCOLAS NECESSITAM TRAZER À TONA OS DOCUMENTOS, AS PERGUNTAS, AS CONTRIBUIÇÕES E A IMPORTÂNCIA DA CIVILIZAÇÃO NEGRA NA FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DA CULTURA, HISTÓRIA E DA SOCIEDADE BRASILEIRA. E O ENSINO DA CAPOEIRA É UM DOS CAMINHOS PARA TRAZER À TONA ESSES ASPECTOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "LEI 10.639/2003, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO ÉTNICO-RACIAIS, CAPOEIRA., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA106_ID3106_05112021191546.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAGNO SANTOS BATISTA" "autor_nome_curto" => "MAGNO SANTOS BATISTA" "autor_email" => "magnosantos01@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }