AO DECORRER DAS MUDANÇAS TECNOLÓGICAS E NO ENSINO, NOVOS CONCEITOS E DISCUSSÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO FÍSICA FORAM SURGINDO. NO ENTANTO, ALGUMAS ACEPÇÕES AINDA PRECISAM SER DEBATIDAS, DENTRE ELAS: A APLICAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. E UMA DAS MANEIRAS DE APLICAR A LEI É A INSERÇÃO DA CAPOEIRA NO CURRÍCULO. O PERCURSO METODOLÓGICO TRAÇADO PARA A CONSTRUÇÃO DESSE RESUMO EXPANDIDO CONSTITUI-SE DAS SEGUINTES ETAPAS: SELEÇÃO DA ABORDAGEM QUALITATIVA INTERPRETATIVA; MÉTODO BIBLIOGRÁFICO E COLETA DE DADOS BIBLIOGRÁFICO PARA A COMPOSIÇÃO DO TEXTO. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA FOI CONSTRUÍDA ATRAVÉS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NO CAMPO QUALITATIVO. A ELABORAÇÃO E EMBASAMENTO DO TEXTO SE DEU A PARTIR DE DIVERSOS AUTORES QUE DEBATEM ACERCA DA TEMÁTICA: FREIRE (1997), SANTOS (2007), GOMES (2000) ENTRE OUTROS. A PARTIR DA PESQUISA TEÓRICA FOI POSSÍVEL CONSIDERAR, É PRECISO INSERIR NA PAUTA DE DISCUSSÕES ACERCA DO CURRÍCULO A LEI 10.639/2003, SOBRETUDO A INSERÇÃO DO ENSINO DA CAPOEIRA. OBSERVAMOS TAMBÉM QUE É PRECISO CONSIDERAR O CORPO NO CONTEXTO DE SOCIEDADE COMO ELEMENTO QUE NÃO SE RESUME À BIOLOGIA, FISIOLOGIA OU MECANICIDADE DE MOVIMENTOS, E, SIM, COMO DOTADO DE IDENTIFICAÇÕES CULTURAIS E ÉTNICO-RACIAIS. POR FIM, AS ESCOLAS NECESSITAM TRAZER À TONA OS DOCUMENTOS, AS PERGUNTAS, AS CONTRIBUIÇÕES E A IMPORTÂNCIA DA CIVILIZAÇÃO NEGRA NA FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DA CULTURA, HISTÓRIA E DA SOCIEDADE BRASILEIRA. E O ENSINO DA CAPOEIRA É UM DOS CAMINHOS PARA TRAZER À TONA ESSES ASPECTOS.