Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIÁLOGO COM PROFESSORES ACERCA DA INCLUSÃO EM ESCOLAS REGULARES

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ESPECIAL, FORMAÇÃO, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO., , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

COM O PASSAR DOS ANOS E O ADVENTO DE LEIS A MENTALIDADE E A FORMA COMO AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS SÃO TRATADAS FOI MUDANDO E PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO FORMAL QUE PASSOU A SER OFERECIDA PREFERENCIALMENTE NA REDE REGULAR DE ENSINO, POR ISSO VEM SURGINDO UMA INQUIETAÇÃO: OS PROFESSORES ESTÃO DEVIDAMENTE FORMADOS E CAPACITADOS PARA TRABALHAR COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA? NESTE SENTIDO O PRESENTE TRABALHO BUSCA DIALOGAR COM PROFESSORES SOBRE O TEMA E APRESENTAR OS RESULTADOS PARA SUBSIDIAR AÇÕES REFERENTES AO ATENDIMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS EM ESCOLAS REGULARES. A DISCUSSÃO SOBRE A INCLUSÃO EDUCACIONAL VEM CRESCENDO NO MUNDO INTEIRO E TEVE INÍCIO NOS ANOS 90, A PARTIR DAI LEIS FORAM CRIADAS VISANDO O MELHOR ATENDIMENTO DOS INCLUÍDOS EM ESCOLAS REGULARES. A METODOLOGIA USADA FOI QUALITATIVA COM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE TRÊS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE IJUÍ RS QUE ACEITARAM ESCREVER SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS ENQUANTO PROFESSORES DE ANOS INICIAIS DE CLASSES REGULARES COM ALUNOS ESPECIAIS AS PROFESSORAS RELATARAM QUE JÁ TRABALHADO COM ALUNOS INCLUÍDOS AO LONGO DE SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. NÃO TIVERAM A FORMAÇÃO INICIAL ADEQUADA PARA MELHOR ATENDER OS ALUNOS, PORÉM FIZERAM CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA, MAS APESAR DISSO NÃO SE SENTEM TÃO PREPARADAS PARA O TRABALHO E POR ISSO ACHAM IMPORTANTE ÀS SALAS DE AEE. DURANTE O DIÁLOGO APONTARAM APARA A NECESSIDADE DE MAIS FORMAÇÕES ENTRE TODOS OS PROFISSIONAIS DA ESCOLA SOBRE O TEMA E ADEQUAÇÃO DOS ESPAÇOS EVIDENCIANDO QUE SÃO NECESSÁRIOS MAIS ESTUDOS E FORMAÇÃO BEM COMO A COLOCAÇÃO EM PRATICA DA LEGISLAÇÃO VIGENTE.

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