O NOVO MODELO DE ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA (ECIT) TROUXE AOS ESTUDANTES PARAIBANOS A INSERÇÃO DE NOVOS VALORES E VIVÊNCIAS EM SEUS COTIDIANOS. ESSAS NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO, LIGADAS AO MERCADO DE TRABALHO, APONTAM PARA A NECESSIDADE DE UM QUESTIONAMENTO ACERCA DO TIPO DE FORMAÇÃO OFERECIDA NESSAS ESCOLAS E COMO ELAS ABORDAM A CONSTRUÇÃO DAS CONSCIÊNCIAS E DA CIDADANIA DE SEUS INTEGRANTES, PREVISTA NA LEI Nº 11.110/2018 DO GOVERNO ESTADUAL DA PARAÍBA QUE DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO MODELO ECIT. ESTE TRABALHO OBJETIVA CONTRIBUIR PARA OS ESTUDOS SOBRE OS IMPACTOS SOCIAIS DAS ECITS ATRAVÉS DE UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS QUE AS REGEM E DAS VIVÊNCIAS EXPERIENCIADAS NAS AULAS DE FILOSOFIA DA ECIT OTÁVIA SILVEIRA NO MUNICÍPIO DE MOGEIRO-PB. A PARTIR DAS COMPARAÇÕES ENTRE OS ESCRITOS DE FREIRE (1974, 1996) E DAS REALIDADES OBSERVADAS NA ECIT, APONTAMOS OS VÁRIOS PROBLEMAS LIGADAS À FORMAÇÃO TECNICISTA OFERECIDA, QUE SURGE COMO CONSEQUÊNCIA DO FOCO ÚNICO NO MERCADO DE TRABALHO.