SANTOS, Erdenia Alves et al.. . VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/81289>. Acesso em: 13/11/2024 04:46
O ENSINO DE GRAMÁTICA, MUITAS VEZES, APRESENTA-SE POR MEIO DE UMA METODOLOGIA TRADICIONAL, MECÂNICA E POUCO ATRATIVA AOS ALUNOS DE ENSINO BÁSICO. NESSE SENTIDO, ESTE TRABALHO SURGE COMO UMA PROPOSTA DE, ATRAVÉS DA ANÁLISE DE PRÁTICAS MAIS DINÂMICAS E INTERATIVAS, FAZER UMA ABORDAGEM DA GRAMÁTICA DE FORMA MENOS CONVENCIONAL, MAS QUE AGREGUE SABER AOS ALUNOS. NOSSO PROPÓSITO CENTRAL É DIALOGAR SOBRE O ENSINO DA GRAMÁTICA E CONTRIBUIR PARA A ELABORAÇÃO E/OU REFORMULAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE AUXILIEM NA FORMAÇÃO LINGUÍSTICA DO ALUNO. ACREDITAMOS NA ESSENCIALIDADE DOS SABERES GRAMATICAIS, ASSIM COMO DEFENDEMOS SUA CONTRIBUIÇÃO SIGNIFICATIVA PARA A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. ASSIM, ESTE ARTIGO DISCORRERÁ ACERCA DAS PRÁTICAS DE ENSINO DA GRAMÁTICA, PROPONDO UMA AVALIAÇÃO DE COMO NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO DE GRAMÁTICA EM SALA DE AULA CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO E LINGUÍSTICO DOS ALUNOS. PROPÕE-SE, AINDA, EVIDENCIAR A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PROFESSOR COMO SENDO FUNDAMENTAL NESSE PROCESSO DE MEDIAÇÃO, JÁ QUE AJUDARÁ A CONSTRUIR A PONTE ENTRE ALUNO E GRAMÁTICA, TORNANDO ESSE CAPAZ DE ENTENDER QUE OS CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS ADQUIRIDOS EM SALA DE AULA NÃO PODEM NEM DEVEM ENCERRAR-SE NELA, POIS COMO FALANTES, PRECISAMOS TER DOMÍNIO DAS NORMAS QUE REGEM NOSSA LÍNGUA MATERNA PARA QUE SAIBAMOS ADEQUAR-NOS A QUAISQUER SITUAÇÕES LINGUÍSTICAS.