A CONTRIBUIÇÃO DA LUDICIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS: OS JOGOS PRESENTES NAS EXPRESSÕES ALGÉBRICAS.
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80933 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1976 "inscrito_id" => 4673 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DA LUDICIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS: OS JOGOS PRESENTES NAS EXPRESSÕES ALGÉBRICAS." "resumo" => """ O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA EXPERI?NCIA EXITOSA SOBRE AS CONTRIBUI??ES DA LUDICIDADE E O APOIO DE MATERIAIS CONCRETO PARA ENSINAR CONCEITOS MATEM?TICOS. CONTUDO, A PROPOSTA ? INTERDISCIPLINAR QUE DEMANDA APROFUNDAMENTO TE?RICO E METODOL?GICO A PESQUISA, QUE SE CARACTERIZOU POR UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO PARTICIPANTE, COMO M?TODO DE INVESTIGA??O. BUSCA LEVAR OS ESTUDANTES AO APRENDIZADO DE CONCEITOS ALG?BRICOS; A IDENTIFICAR, NUMA SITUA??O- PROBLEMA, A PRESEN?A DE ALGO DESCONHECIDO QUE PODE SER DETERMINADO; A INTERPRETAR A INC?GNITA COMO ENTE QUE PODE ASSUMIR VALORES ESPEC?FICOS E UTILIZ?-LA PARA FORMULAR EXPRESS?ES. O OBJETIVO DESTE TRABALHO ? DISCUTIR A POSSIBILIDADE DE UTILIZA??O DE JOGOS E MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DE EXPRESS?ES ALG?BRICAS NO 8? ANO DOS ANOS FINAIS, BEM COMO, APRESENTAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ESTUDO DE EXPRESS?ES ALG?BRICAS UTILIZANDO JOGOS E MATERIAIS CONCRETOS, DE FORMA A LEVAR OS ESTUDANTES AO APRENDIZADO DE CONCEITOS ALG?BRICOS DE MANEIRA L?DICA E PRAZEROSA. NA SEQU?NCIA FORAM DESENVOLVIDAS QUATRO ATIVIDADES, A FIM DE POSSIBILITAR AOS ALUNOS UMA NOVA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM, UMA APROXIMA??O COM O CONTE?DO, ESTIMULANDO SEU INTERESSE E AUXILIANDO A SUA A APRENDIZAGEM DE UMA FORMA GERAL .CONCLU?MOS QUE O USO DE JOGOS MATEM?TICOS E MATERIAIS CONCRETOS NAS AULAS DE MATEM?TICA PODEM PROPICIAR AOS ALUNOS MOMENTOS DESCONTRA?DOS E ENVOLVENTES, AJUDANDO A MELHORAR A QUALIDADE DO ENSINO, AL?M DE RESSIGNIFICAR O ENSINO E MOSTRAR QUE A MATEM?TICA ? UMA DISCIPLINA INTERESSANTE E QUE SE PODE APREND?-LA.\r\n PALAVRAS -CHAVES: LUDICIDADE; ?LGEBRA; EXPRESS?O ALG?BRICA, MATERIAL CONCRETO """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "LUDICIDADE, JOGOS, EPRESSÃO ALGÉBRICA, MATERIAL CONCRETO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID4673_29092021144432.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANO FERREIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "LUCIANO FERREIRA" "autor_email" => "fferrare@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E TURISMO DE OLINDA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80933 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1976 "inscrito_id" => 4673 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DA LUDICIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS: OS JOGOS PRESENTES NAS EXPRESSÕES ALGÉBRICAS." "resumo" => """ O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA EXPERI?NCIA EXITOSA SOBRE AS CONTRIBUI??ES DA LUDICIDADE E O APOIO DE MATERIAIS CONCRETO PARA ENSINAR CONCEITOS MATEM?TICOS. CONTUDO, A PROPOSTA ? INTERDISCIPLINAR QUE DEMANDA APROFUNDAMENTO TE?RICO E METODOL?GICO A PESQUISA, QUE SE CARACTERIZOU POR UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO PARTICIPANTE, COMO M?TODO DE INVESTIGA??O. BUSCA LEVAR OS ESTUDANTES AO APRENDIZADO DE CONCEITOS ALG?BRICOS; A IDENTIFICAR, NUMA SITUA??O- PROBLEMA, A PRESEN?A DE ALGO DESCONHECIDO QUE PODE SER DETERMINADO; A INTERPRETAR A INC?GNITA COMO ENTE QUE PODE ASSUMIR VALORES ESPEC?FICOS E UTILIZ?-LA PARA FORMULAR EXPRESS?ES. O OBJETIVO DESTE TRABALHO ? DISCUTIR A POSSIBILIDADE DE UTILIZA??O DE JOGOS E MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DE EXPRESS?ES ALG?BRICAS NO 8? ANO DOS ANOS FINAIS, BEM COMO, APRESENTAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ESTUDO DE EXPRESS?ES ALG?BRICAS UTILIZANDO JOGOS E MATERIAIS CONCRETOS, DE FORMA A LEVAR OS ESTUDANTES AO APRENDIZADO DE CONCEITOS ALG?BRICOS DE MANEIRA L?DICA E PRAZEROSA. NA SEQU?NCIA FORAM DESENVOLVIDAS QUATRO ATIVIDADES, A FIM DE POSSIBILITAR AOS ALUNOS UMA NOVA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM, UMA APROXIMA??O COM O CONTE?DO, ESTIMULANDO SEU INTERESSE E AUXILIANDO A SUA A APRENDIZAGEM DE UMA FORMA GERAL .CONCLU?MOS QUE O USO DE JOGOS MATEM?TICOS E MATERIAIS CONCRETOS NAS AULAS DE MATEM?TICA PODEM PROPICIAR AOS ALUNOS MOMENTOS DESCONTRA?DOS E ENVOLVENTES, AJUDANDO A MELHORAR A QUALIDADE DO ENSINO, AL?M DE RESSIGNIFICAR O ENSINO E MOSTRAR QUE A MATEM?TICA ? UMA DISCIPLINA INTERESSANTE E QUE SE PODE APREND?-LA.\r\n PALAVRAS -CHAVES: LUDICIDADE; ?LGEBRA; EXPRESS?O ALG?BRICA, MATERIAL CONCRETO """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "LUDICIDADE, JOGOS, EPRESSÃO ALGÉBRICA, MATERIAL CONCRETO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID4673_29092021144432.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANO FERREIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "LUCIANO FERREIRA" "autor_email" => "fferrare@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E TURISMO DE OLINDA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }