A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO NO ÂMBITO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE
FEDERAL DE ALAGOAS, DESENVOLVER UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O “ESTUDO DA RELAÇÃO
DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO”. ASSIM SENDO, BUSCA-SE COM A PESQUISA APRENDER OS SENTIDOS E
SIGNIFICADOS DO CONCEITO DE DEMOCRACIA E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO, BUSCANDO COMPREENDER OS
PROCESSOS E ARTICULAÇÕES NO CAMPO EDUCACIONAL. NESTE CONTEXTO, CONSIDERA-SE PERTINENTE A REFLEXÃO
ACERCA DAS CARACTERÍSTICAS E FORMAS DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ESTADO E DA SOCIEDADE BRASILEIRA, BEM
COMO O CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LEGAIS QUE NORMATIZAM A EXISTÊNCIA E O FUNCIONAMENTO DAS
PRÁTICAS POLÍTICO INSTITUCIONAIS. A METODOLOGIA CONSISTIU EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ACERCA DA
TEMÁTICA DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO, TENDO COMO PRINCIPAIS FONTES RANCIÉRE (2010) E BOAVENTURA
(2018), VISANDO PERCEBER A COMPREENSÃO/SIGNIFICADOS DA EDUCAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM OS PROCESSOS
DEMOCRÁTICOS VIVENCIADOS NO CONTEXTO SOCIAL BRASILEIRO. OS RESULTADOS DESTA PESQUISA BUSCARAM
RESPONDER O PROPÓSITO DESTA PESQUISA QUE DENTRE OUTROS ASPECTOS, CONSISTIU EM DESMISTIFICAR AS
CONCEPÇÕES NATURALIZADAS DE DEMOCRACIA NA REALIDADE BRASILEIRA.