A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) ESTÃO CADA VEZ MAIS PRESENTES NA SOCIEDADE, ESPECIALMENTE NA VIDA DOS ESTUDANTES. COM O CONTEXTO DA PANDEMIA, OCASIONADA PELO COVID-19, TODA SOCIEDADE PRECISOU SE READAPTAR, E NA EDUCAÇÃO, FOI NECESSÁRIO PENSAR EM NOVAS ESTRATÉGIAS PARA ENSINAR, PREZANDO PELO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O USO DE FERRAMENTAS, E A CRIAÇÃO DE NOVOS RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS, COMO POR EXEMPLO OS APLICATIVOS, CONTRIBUEM EXPRESSIVAMENTE NA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA, DE FORMA LEVE E DIVERTIDA. POSTO ISSO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI DESENVOLVER, APLICAR E AVALIAR UM APLICATIVO SOBRE O CONTEÚDO “LEIS PONDERAIS”, COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA. A METODOLOGIA É DE NATUREZA QUALITATIVA, E OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM ALUNOS DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO, DA ESCOLA PÚBLICA GERCÍLIO DE CASTRO MACEDO, NO MUNICÍPIO DE SÃO RAIMUNDO NONATO-PI.