NOS ÚLTIMOS ANOS, PRESENCIA-SE O RECRUDESCIMENTO DO CONSERVADORISMO NO BRASIL QUE PASSOU A ADOTAR NOVAS FORMAS DE ATUAÇÃO POLÍTICA A FIM DE SE MATERIALIZAR NO AMBIENTE EDUCACIONAL. NESSE SENTIDO, A PARTIR DAS CONCEPÇÕES SOBRE: A EDUCAÇÃO, QUE DEVE PROPORCIONAR A FORMAÇÃO CRÍTICA DOS EDUCANDOS, E A IMPORTÂNCIA DO ESTADO LAICO, DISCUTE-SE NESTE TRABALHO, O AVANÇO NEOCONSERVADOR NO SISTEMA EDUCACIONAL A PARTIR DAS LEGISLAÇÕES MUNICIPAIS QUE IMPUSERAM A LEITURA BÍBLICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS. VALE DESTACAR QUE, O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO COM BASE EM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE A LITERATURA PEDAGÓGICA, POLÍTICA E CONGÊNERE, E TAMBÉM ANÁLISE DOCUMENTAL. VERIFICOU-SE QUE, A MATERIALIZAÇÃO NEOCONSERVADORA AMEAÇA O ESTADO LAICO PREVISTO PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, BEM COMO, O REAL SENTIDO DA ESCOLA COMO LUGAR DE ENCONTRO DE CULTURAS E DE FORMAÇÃO CRÍTICA, TORNANDO O AMBIENTE MULTICULTURAL INTOLERANTE.