UM RELATO SOBRE A EXPERIÊNCIA DE AULAS REMOTAS EM
UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA POR COVID-19
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81156 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2241 "inscrito_id" => 2134 "titulo" => """ UM RELATO SOBRE A EXPERIÊNCIA DE AULAS REMOTAS EM\r\n UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA POR COVID-19 """ "resumo" => "A PARTIR DO ANO DE 2020, POR CONTA DA PANDEMIA DA COVID – 19 FOI IMPLANTADO O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM TODAS OS NÍVEIS DE ENSINO DO PAÍS. DIANTE DESTA REALIDADE MUITOS FORAM AS ADVERSIDADES VIVENCIADAS PELAS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UECE –FECLI. O PRESENTE ARTIGO, TEM COMO OBJETIVO RELATAR SOBRE AS NOSSAS EXPERIÊNCIAS COM O ENSINO REMOTO. ESTE É UM TRABALHO ESCRITO COM PERSPECTIVA QUALITATIVA, ONDE RELATAMOS NOSSAS IMPRESSÕES DE UMA FORMA PESSOAL E SUBJETIVA. O ENSINO REMOTO É UMA MODALIDADE ONDE ACONTECEM AULAS DE FORMA SÍNCRONA QUE SÃO EM TEMPO REAL E TAMBÉM, DE FORMA ASSÍNCRONA ONDE O PROFESSOR ENVIA AS ATIVIDADES E TRABALHOS PARA OS ALUNOS. ATRAVÉS DE NOSSAS PRÓPRIAS REFLEXÕES E DE RELATOS DE ALGUNS COLEGAS PODEMOS PERCEBER QUE O ENSINO REMOTO ACENTUOU DIFICULDADES JÁ EXISTENTES, COMO A DESIGUALDADE EM RELAÇÃO AO ACESSO A INTERNET DE QUALIDADE E O BAIXO PODER AQUISITIVO PARA ADQUIRIR APARELHOS TECNOLÓGICOS QUE SÃO ESSENCIAIS PARA A NOSSA PLENA PARTICIPAÇÃO NAS AULAS E REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES. ACRESCENTA-SE QUE AS ESTUDANTES TIVEREM QUE SE FAMILIARIZAR COM AS FERRAMENTAS DIGITAIS COMO TAMBÉM, TIVERAM QUE CONCILIAR SUAS ATIVIDADES DO COTIDIANO COM AS ATIVIDADES ACADÊMICAS. A PARTIR DE NOSSA ESCRITA PUDEMOS CONCLUIR QUE MESMO COM A REALIDADE DO ENSINO REMOTO, FELIZMENTE AS ALUNAS CONSEGUIRAM PARTICIPAR DE ATIVIDADES ACADÊMICAS, PROJETOS E EM VÁRIOS EVENTOS ONDE PUDERAM ACRESCER SEUS CONHECIMENTOS, E TAMBÉM CONTARAM COM O APOIO DOS PROFESSORES DE SUA INSTITUIÇÃO POR MEIO DE PROJETOS COM CUIDADOS EM SAÚDE MENTAL" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, ENSINO REMOTO, EXPERIÊNCIAS, FORMAÇÃO ACADÊMICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID2134_30092021203829.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA MAISA FERREIRA DE SOUSA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MAISA" "autor_email" => "maisa.sousa@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81156 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2241 "inscrito_id" => 2134 "titulo" => """ UM RELATO SOBRE A EXPERIÊNCIA DE AULAS REMOTAS EM\r\n UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA POR COVID-19 """ "resumo" => "A PARTIR DO ANO DE 2020, POR CONTA DA PANDEMIA DA COVID – 19 FOI IMPLANTADO O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM TODAS OS NÍVEIS DE ENSINO DO PAÍS. DIANTE DESTA REALIDADE MUITOS FORAM AS ADVERSIDADES VIVENCIADAS PELAS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UECE –FECLI. O PRESENTE ARTIGO, TEM COMO OBJETIVO RELATAR SOBRE AS NOSSAS EXPERIÊNCIAS COM O ENSINO REMOTO. ESTE É UM TRABALHO ESCRITO COM PERSPECTIVA QUALITATIVA, ONDE RELATAMOS NOSSAS IMPRESSÕES DE UMA FORMA PESSOAL E SUBJETIVA. O ENSINO REMOTO É UMA MODALIDADE ONDE ACONTECEM AULAS DE FORMA SÍNCRONA QUE SÃO EM TEMPO REAL E TAMBÉM, DE FORMA ASSÍNCRONA ONDE O PROFESSOR ENVIA AS ATIVIDADES E TRABALHOS PARA OS ALUNOS. ATRAVÉS DE NOSSAS PRÓPRIAS REFLEXÕES E DE RELATOS DE ALGUNS COLEGAS PODEMOS PERCEBER QUE O ENSINO REMOTO ACENTUOU DIFICULDADES JÁ EXISTENTES, COMO A DESIGUALDADE EM RELAÇÃO AO ACESSO A INTERNET DE QUALIDADE E O BAIXO PODER AQUISITIVO PARA ADQUIRIR APARELHOS TECNOLÓGICOS QUE SÃO ESSENCIAIS PARA A NOSSA PLENA PARTICIPAÇÃO NAS AULAS E REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES. ACRESCENTA-SE QUE AS ESTUDANTES TIVEREM QUE SE FAMILIARIZAR COM AS FERRAMENTAS DIGITAIS COMO TAMBÉM, TIVERAM QUE CONCILIAR SUAS ATIVIDADES DO COTIDIANO COM AS ATIVIDADES ACADÊMICAS. A PARTIR DE NOSSA ESCRITA PUDEMOS CONCLUIR QUE MESMO COM A REALIDADE DO ENSINO REMOTO, FELIZMENTE AS ALUNAS CONSEGUIRAM PARTICIPAR DE ATIVIDADES ACADÊMICAS, PROJETOS E EM VÁRIOS EVENTOS ONDE PUDERAM ACRESCER SEUS CONHECIMENTOS, E TAMBÉM CONTARAM COM O APOIO DOS PROFESSORES DE SUA INSTITUIÇÃO POR MEIO DE PROJETOS COM CUIDADOS EM SAÚDE MENTAL" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, ENSINO REMOTO, EXPERIÊNCIAS, FORMAÇÃO ACADÊMICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID2134_30092021203829.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA MAISA FERREIRA DE SOUSA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MAISA" "autor_email" => "maisa.sousa@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }