A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA, DEPENDENDO DA FORMA QUE É REALIZADA, É CAPAZ DE DESPERTAR O SENSO CRÍTICO, INVESTIGADOR E CRIATIVO DOS ALUNOS. APESAR DA AUSÊNCIA NA MAIORIA DAS ESCOLAS DE LABORATÓRIO ADEQUADO, AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PODEM SER REALIZADAS NA PRÓPRIA SALA DE AULA UTILIZANDO MATERIAIS CASEIROS. O OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI ANALISAR O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL COM ESTUDANTES DA 1A SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CHAPADINHA-MA. A ABORDAGEM DA PESQUISA FOI DE CARÁTER QUALITATIVO, ONDE OS ESTUDANTES RELATARAM AO TÉRMINO DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL, REFERENTE AO CONTEÚDO “VITAMINAS”, SUAS OBSERVAÇÕES E CONCLUSÕES SOBRE O EXPERIMENTO. REALIZAMOS UMA PRÉ-ANÁLISE DOS TEXTOS, EXPLORAÇÃO DO MATERIAL, TRATAMENTO DOS RESULTADOS E ANÁLISE DE CONTEÚDO UTILIZANDO O SOFTWARE IRAMUTEQ. NOVE DE UM TOTAL DE 10 INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA FORAM ENCONTRADOS NOS RELATOS DOS ALUNOS, ONDE 3 INDICADORES FORAM PREDOMINANTES: ORGANIZAÇÃO DE INFORMAÇÃO, SERIAÇÃO DE INFORMAÇÕES, JUSTIFICATIVA. ALÉM DISSO, O NÚMERO MÁXIMO DE INDICADORES POR ESTUDANTE FORAM 7, EVIDENCIANDO QUE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO NOS ESTUDANTES. ESTA PESQUISA NOS PERMITIU AVALIAR A EXPERIMENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA IMPORTANTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, APROXIMANDO OS ESTUDANTES DA CULTURA CIENTÍFICA ESCOLAR.