O VÍDEO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA AUXILIAR NO ENSINO DE FUNÇÕES INORGÂNICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO NO CONTEXTO DAS AÇÕES DO PIBID.
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81489 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2865 "inscrito_id" => 487 "titulo" => "O VÍDEO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA AUXILIAR NO ENSINO DE FUNÇÕES INORGÂNICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO NO CONTEXTO DAS AÇÕES DO PIBID." "resumo" => "O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO, PROPORCIONA NOVAS PERSPECTIVAS PARA O AMBIENTE DA EDUCAÇÃO, POSSIBILITANDO AULAS MAIS INTERATIVAS QUE GARANTEM UM MAIOR INTERESSE E PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS. NESSE CONTEXTO, OS VÍDEOS SÃO FERRAMENTAS AUDIOVISUAIS, QUE VIABILIZAM A DISSEMINAÇÃO DE CONTEÚDOS DE FORMA RÁPIDA E ATRATIVA, POSSIBILITANDO MELHORIAS NA APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA. DIANTE DO EXPOSTO, O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI DE RELATAR AS IMPRESSÕES OBTIDAS COM OS ESTUDANTES A PARTIR DA PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE UM VÍDEO DIDÁTICO, TENDO COMO TEMÁTICA O ENSINO DE ÁCIDOS E BASES, EM TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, DESENVOLVIDA COM DUAS TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL EDITH NOBRE DE CASTRO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE SÃO RAIMUNDO NONATO-PI. AS AÇÕES FORAM REALIZADAS ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UNIVASF. COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO ELETRÔNICO COM OS ESTUDANTES, CONTENDO 3 QUESTÕES QUE ANALISARAM AS IMPRESSÕES DOS SUJEITOS EM RELAÇÃO AO VÍDEO PRODUZIDO. AS ANÁLISES FORAM REPRESENTADAS EM TABELAS E GRÁFICOS, COM POSTERIOR ANÁLISE DESCRITIVA. OS RESULTADOS REVELAM QUE O VÍDEO CONSEGUIU AUXILIAR O PROFESSOR DURANTE SUAS AULAS E PERMITIU UMA COMPREENSÃO MELHOR DOS CONCEITOS DE FUNÇÕES INORGÂNICAS (ÁCIDOS E BASES) NA CONCEPÇÃO DA MAIORIA DOS ESTUDANTES, DEMONSTRANDO SER UMA FERRAMENTA DIDÁTICA QUE COLABORA PARA A PROMOÇÃO DE UM ENSINO CONSTRUTIVISTA, SENDO CAPAZ DE PROMOVER UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, TECNOLOGIAS, VÍDEO, FUNÇÕES INORGÂNICAS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID487_05112021035345.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIMUNDA NONATA DE SOUSA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RAIMUNDA OLIVEIRA" "autor_email" => "raimundaoliveir277@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81489 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2865 "inscrito_id" => 487 "titulo" => "O VÍDEO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA AUXILIAR NO ENSINO DE FUNÇÕES INORGÂNICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO NO CONTEXTO DAS AÇÕES DO PIBID." "resumo" => "O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO, PROPORCIONA NOVAS PERSPECTIVAS PARA O AMBIENTE DA EDUCAÇÃO, POSSIBILITANDO AULAS MAIS INTERATIVAS QUE GARANTEM UM MAIOR INTERESSE E PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS. NESSE CONTEXTO, OS VÍDEOS SÃO FERRAMENTAS AUDIOVISUAIS, QUE VIABILIZAM A DISSEMINAÇÃO DE CONTEÚDOS DE FORMA RÁPIDA E ATRATIVA, POSSIBILITANDO MELHORIAS NA APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA. DIANTE DO EXPOSTO, O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI DE RELATAR AS IMPRESSÕES OBTIDAS COM OS ESTUDANTES A PARTIR DA PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE UM VÍDEO DIDÁTICO, TENDO COMO TEMÁTICA O ENSINO DE ÁCIDOS E BASES, EM TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, DESENVOLVIDA COM DUAS TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL EDITH NOBRE DE CASTRO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE SÃO RAIMUNDO NONATO-PI. AS AÇÕES FORAM REALIZADAS ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UNIVASF. COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO ELETRÔNICO COM OS ESTUDANTES, CONTENDO 3 QUESTÕES QUE ANALISARAM AS IMPRESSÕES DOS SUJEITOS EM RELAÇÃO AO VÍDEO PRODUZIDO. AS ANÁLISES FORAM REPRESENTADAS EM TABELAS E GRÁFICOS, COM POSTERIOR ANÁLISE DESCRITIVA. OS RESULTADOS REVELAM QUE O VÍDEO CONSEGUIU AUXILIAR O PROFESSOR DURANTE SUAS AULAS E PERMITIU UMA COMPREENSÃO MELHOR DOS CONCEITOS DE FUNÇÕES INORGÂNICAS (ÁCIDOS E BASES) NA CONCEPÇÃO DA MAIORIA DOS ESTUDANTES, DEMONSTRANDO SER UMA FERRAMENTA DIDÁTICA QUE COLABORA PARA A PROMOÇÃO DE UM ENSINO CONSTRUTIVISTA, SENDO CAPAZ DE PROMOVER UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, TECNOLOGIAS, VÍDEO, FUNÇÕES INORGÂNICAS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID487_05112021035345.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIMUNDA NONATA DE SOUSA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RAIMUNDA OLIVEIRA" "autor_email" => "raimundaoliveir277@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }