ABORDAGEM SOBRE TRANSGÊNICOS NO ENSINO MÉDIO DE
UMA ESCOLA TÉCNICA NO NOROESTE PAULISTA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80884 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1915 "inscrito_id" => 3185 "titulo" => """ ABORDAGEM SOBRE TRANSGÊNICOS NO ENSINO MÉDIO DE\r\n UMA ESCOLA TÉCNICA NO NOROESTE PAULISTA """ "resumo" => """ O USO DE TÉCNICAS DA BIOTECNOLOGIA, COMO A MANIPULAÇÃO DO DNA PARA A GERAÇÃO DE SERES\r\n TRANSGÊNICOS AVANÇOU MUITO RECENTEMENTE E SE TORNOU UM ASSUNTO IMPORTANTE DE SER DEBATIDO NA\r\n SOCIEDADE E, CONSEQUENTEMENTE, NAS ESCOLAS. O OBJETIVO FOI ANALISAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E\r\n A ARGUMENTAÇÃO DOS ALUNOS DE 3º ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE O TEMA TRANSGÊNICOS. UTILIZAMOS A\r\n METODOLOGIA DA MEDIAÇÃO DIALÉTICA PARA A APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, COMPOSTA POR\r\n 4 ETAPAS: RESGATANDO, PROBLEMATIZANDO, SISTEMATIZANDO E PRODUZINDO. NA ETAPA RESGATANDO FOI\r\n POSSÍVEL OBSERVAR QUE OS ALUNOS RELACIONAM OS TRANSGÊNICOS A MODIFICAÇÕES, ALIMENTOS E\r\n MUTAÇÕES. QUANDO SOLICITADOS A SOLUCIONAR O PROBLEMA SOBRE A ROTULAGEM DOS PRODUTOS\r\n TRANSGÊNICOS, OS ALUNOS ARGUMENTARAM SOBRE O DIREITO DO CONSUMIDOR, MARKETING DAS EMPRESAS\r\n E SAÚDE. NA ETAPA PRODUZINDO, ELABORAM MAPAS CONCEITUAIS QUE EM GERAL FORAM BEM\r\n ESTRUTURADOS E APONTARAM AS INTER-RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE OS PRODUTOS TRANSGÊNICOS,\r\n MANIPULAÇÃO GENÉTICA E AS VANTAGENS E DESVANTAGENS ASSOCIADAS À ESSA BIOTECNOLOGIA.\u{A0} POR FIM,\r\n OBSERVOU-SE QUE MESMO COM AS LIMITAÇÕES IMPOSTAS PELA PANDEMIA COVID-19, QUE NOS LEVOU A\r\n UMA ADAPTAÇÃO PARA O ENSINO REMOTO, QUE FOI POSSÍVEL REALIZAR AS ATIVIDADES PROPOSTAS JÁ QUE OS\r\n ALUNOS ENVOLVIDOS ERAM MUITO PARTICIPATIVOS NAS AULAS E NO RETORNO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "METODOLOGIA DA MEDIAÇÃO DIALÉTICA, ENSINO REMOTO, BIOTECNOLOGIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID3185_28092021143749.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYSA AZANI" "autor_nome_curto" => "MAYSA AZANI" "autor_email" => "maysa.azani@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80884 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1915 "inscrito_id" => 3185 "titulo" => """ ABORDAGEM SOBRE TRANSGÊNICOS NO ENSINO MÉDIO DE\r\n UMA ESCOLA TÉCNICA NO NOROESTE PAULISTA """ "resumo" => """ O USO DE TÉCNICAS DA BIOTECNOLOGIA, COMO A MANIPULAÇÃO DO DNA PARA A GERAÇÃO DE SERES\r\n TRANSGÊNICOS AVANÇOU MUITO RECENTEMENTE E SE TORNOU UM ASSUNTO IMPORTANTE DE SER DEBATIDO NA\r\n SOCIEDADE E, CONSEQUENTEMENTE, NAS ESCOLAS. O OBJETIVO FOI ANALISAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E\r\n A ARGUMENTAÇÃO DOS ALUNOS DE 3º ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE O TEMA TRANSGÊNICOS. UTILIZAMOS A\r\n METODOLOGIA DA MEDIAÇÃO DIALÉTICA PARA A APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, COMPOSTA POR\r\n 4 ETAPAS: RESGATANDO, PROBLEMATIZANDO, SISTEMATIZANDO E PRODUZINDO. NA ETAPA RESGATANDO FOI\r\n POSSÍVEL OBSERVAR QUE OS ALUNOS RELACIONAM OS TRANSGÊNICOS A MODIFICAÇÕES, ALIMENTOS E\r\n MUTAÇÕES. QUANDO SOLICITADOS A SOLUCIONAR O PROBLEMA SOBRE A ROTULAGEM DOS PRODUTOS\r\n TRANSGÊNICOS, OS ALUNOS ARGUMENTARAM SOBRE O DIREITO DO CONSUMIDOR, MARKETING DAS EMPRESAS\r\n E SAÚDE. NA ETAPA PRODUZINDO, ELABORAM MAPAS CONCEITUAIS QUE EM GERAL FORAM BEM\r\n ESTRUTURADOS E APONTARAM AS INTER-RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE OS PRODUTOS TRANSGÊNICOS,\r\n MANIPULAÇÃO GENÉTICA E AS VANTAGENS E DESVANTAGENS ASSOCIADAS À ESSA BIOTECNOLOGIA.\u{A0} POR FIM,\r\n OBSERVOU-SE QUE MESMO COM AS LIMITAÇÕES IMPOSTAS PELA PANDEMIA COVID-19, QUE NOS LEVOU A\r\n UMA ADAPTAÇÃO PARA O ENSINO REMOTO, QUE FOI POSSÍVEL REALIZAR AS ATIVIDADES PROPOSTAS JÁ QUE OS\r\n ALUNOS ENVOLVIDOS ERAM MUITO PARTICIPATIVOS NAS AULAS E NO RETORNO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "METODOLOGIA DA MEDIAÇÃO DIALÉTICA, ENSINO REMOTO, BIOTECNOLOGIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID3185_28092021143749.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYSA AZANI" "autor_nome_curto" => "MAYSA AZANI" "autor_email" => "maysa.azani@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }