Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABORDAGEM SOBRE TRANSGÊNICOS NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA TÉCNICA NO NOROESTE PAULISTA

Palavra-chaves: METODOLOGIA DA MEDIAÇÃO DIALÉTICA, ENSINO REMOTO, BIOTECNOLOGIA, , Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80884
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1915
    "inscrito_id" => 3185
    "titulo" => """
      ABORDAGEM SOBRE TRANSGÊNICOS NO ENSINO MÉDIO DE\r\n
      UMA ESCOLA TÉCNICA NO NOROESTE PAULISTA
      """
    "resumo" => """
      O USO DE TÉCNICAS DA BIOTECNOLOGIA, COMO A MANIPULAÇÃO DO DNA PARA A GERAÇÃO DE SERES\r\n
      TRANSGÊNICOS AVANÇOU MUITO RECENTEMENTE E SE TORNOU UM ASSUNTO IMPORTANTE DE SER DEBATIDO NA\r\n
      SOCIEDADE E, CONSEQUENTEMENTE, NAS ESCOLAS. O OBJETIVO FOI ANALISAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E\r\n
      A ARGUMENTAÇÃO DOS ALUNOS DE 3º ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE O TEMA TRANSGÊNICOS. UTILIZAMOS A\r\n
      METODOLOGIA DA MEDIAÇÃO DIALÉTICA PARA A APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, COMPOSTA POR\r\n
      4 ETAPAS: RESGATANDO, PROBLEMATIZANDO, SISTEMATIZANDO E PRODUZINDO. NA ETAPA RESGATANDO FOI\r\n
      POSSÍVEL OBSERVAR QUE OS ALUNOS RELACIONAM OS TRANSGÊNICOS A MODIFICAÇÕES, ALIMENTOS E\r\n
      MUTAÇÕES. QUANDO SOLICITADOS A SOLUCIONAR O PROBLEMA SOBRE A ROTULAGEM DOS PRODUTOS\r\n
      TRANSGÊNICOS, OS ALUNOS ARGUMENTARAM SOBRE O DIREITO DO CONSUMIDOR, MARKETING DAS EMPRESAS\r\n
      E SAÚDE. NA ETAPA PRODUZINDO, ELABORAM MAPAS CONCEITUAIS QUE EM GERAL FORAM BEM\r\n
      ESTRUTURADOS E APONTARAM AS INTER-RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE OS PRODUTOS TRANSGÊNICOS,\r\n
      MANIPULAÇÃO GENÉTICA E AS VANTAGENS E DESVANTAGENS ASSOCIADAS À ESSA BIOTECNOLOGIA.\u{A0} POR FIM,\r\n
      OBSERVOU-SE QUE MESMO COM AS LIMITAÇÕES IMPOSTAS PELA PANDEMIA COVID-19, QUE NOS LEVOU A\r\n
      UMA ADAPTAÇÃO PARA O ENSINO REMOTO, QUE FOI POSSÍVEL REALIZAR AS ATIVIDADES PROPOSTAS JÁ QUE OS\r\n
      ALUNOS ENVOLVIDOS ERAM MUITO PARTICIPATIVOS NAS AULAS E NO RETORNO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIA DA MEDIAÇÃO DIALÉTICA, ENSINO REMOTO, BIOTECNOLOGIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID3185_28092021143749.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYSA AZANI"
    "autor_nome_curto" => "MAYSA AZANI"
    "autor_email" => "maysa.azani@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80884
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1915
    "inscrito_id" => 3185
    "titulo" => """
      ABORDAGEM SOBRE TRANSGÊNICOS NO ENSINO MÉDIO DE\r\n
      UMA ESCOLA TÉCNICA NO NOROESTE PAULISTA
      """
    "resumo" => """
      O USO DE TÉCNICAS DA BIOTECNOLOGIA, COMO A MANIPULAÇÃO DO DNA PARA A GERAÇÃO DE SERES\r\n
      TRANSGÊNICOS AVANÇOU MUITO RECENTEMENTE E SE TORNOU UM ASSUNTO IMPORTANTE DE SER DEBATIDO NA\r\n
      SOCIEDADE E, CONSEQUENTEMENTE, NAS ESCOLAS. O OBJETIVO FOI ANALISAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E\r\n
      A ARGUMENTAÇÃO DOS ALUNOS DE 3º ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE O TEMA TRANSGÊNICOS. UTILIZAMOS A\r\n
      METODOLOGIA DA MEDIAÇÃO DIALÉTICA PARA A APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, COMPOSTA POR\r\n
      4 ETAPAS: RESGATANDO, PROBLEMATIZANDO, SISTEMATIZANDO E PRODUZINDO. NA ETAPA RESGATANDO FOI\r\n
      POSSÍVEL OBSERVAR QUE OS ALUNOS RELACIONAM OS TRANSGÊNICOS A MODIFICAÇÕES, ALIMENTOS E\r\n
      MUTAÇÕES. QUANDO SOLICITADOS A SOLUCIONAR O PROBLEMA SOBRE A ROTULAGEM DOS PRODUTOS\r\n
      TRANSGÊNICOS, OS ALUNOS ARGUMENTARAM SOBRE O DIREITO DO CONSUMIDOR, MARKETING DAS EMPRESAS\r\n
      E SAÚDE. NA ETAPA PRODUZINDO, ELABORAM MAPAS CONCEITUAIS QUE EM GERAL FORAM BEM\r\n
      ESTRUTURADOS E APONTARAM AS INTER-RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE OS PRODUTOS TRANSGÊNICOS,\r\n
      MANIPULAÇÃO GENÉTICA E AS VANTAGENS E DESVANTAGENS ASSOCIADAS À ESSA BIOTECNOLOGIA.\u{A0} POR FIM,\r\n
      OBSERVOU-SE QUE MESMO COM AS LIMITAÇÕES IMPOSTAS PELA PANDEMIA COVID-19, QUE NOS LEVOU A\r\n
      UMA ADAPTAÇÃO PARA O ENSINO REMOTO, QUE FOI POSSÍVEL REALIZAR AS ATIVIDADES PROPOSTAS JÁ QUE OS\r\n
      ALUNOS ENVOLVIDOS ERAM MUITO PARTICIPATIVOS NAS AULAS E NO RETORNO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIA DA MEDIAÇÃO DIALÉTICA, ENSINO REMOTO, BIOTECNOLOGIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID3185_28092021143749.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYSA AZANI"
    "autor_nome_curto" => "MAYSA AZANI"
    "autor_email" => "maysa.azani@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O USO DE TÉCNICAS DA BIOTECNOLOGIA, COMO A MANIPULAÇÃO DO DNA PARA A GERAÇÃO DE SERES TRANSGÊNICOS AVANÇOU MUITO RECENTEMENTE E SE TORNOU UM ASSUNTO IMPORTANTE DE SER DEBATIDO NA SOCIEDADE E, CONSEQUENTEMENTE, NAS ESCOLAS. O OBJETIVO FOI ANALISAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E A ARGUMENTAÇÃO DOS ALUNOS DE 3º ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE O TEMA TRANSGÊNICOS. UTILIZAMOS A METODOLOGIA DA MEDIAÇÃO DIALÉTICA PARA A APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, COMPOSTA POR 4 ETAPAS: RESGATANDO, PROBLEMATIZANDO, SISTEMATIZANDO E PRODUZINDO. NA ETAPA RESGATANDO FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE OS ALUNOS RELACIONAM OS TRANSGÊNICOS A MODIFICAÇÕES, ALIMENTOS E MUTAÇÕES. QUANDO SOLICITADOS A SOLUCIONAR O PROBLEMA SOBRE A ROTULAGEM DOS PRODUTOS TRANSGÊNICOS, OS ALUNOS ARGUMENTARAM SOBRE O DIREITO DO CONSUMIDOR, MARKETING DAS EMPRESAS E SAÚDE. NA ETAPA PRODUZINDO, ELABORAM MAPAS CONCEITUAIS QUE EM GERAL FORAM BEM ESTRUTURADOS E APONTARAM AS INTER-RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE OS PRODUTOS TRANSGÊNICOS, MANIPULAÇÃO GENÉTICA E AS VANTAGENS E DESVANTAGENS ASSOCIADAS À ESSA BIOTECNOLOGIA.  POR FIM, OBSERVOU-SE QUE MESMO COM AS LIMITAÇÕES IMPOSTAS PELA PANDEMIA COVID-19, QUE NOS LEVOU A UMA ADAPTAÇÃO PARA O ENSINO REMOTO, QUE FOI POSSÍVEL REALIZAR AS ATIVIDADES PROPOSTAS JÁ QUE OS ALUNOS ENVOLVIDOS ERAM MUITO PARTICIPATIVOS NAS AULAS E NO RETORNO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.