PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DO ENSINO DAS CIÊNCIAS HUMANAS: UMA EXPERIÊNCIA NO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E HUMANIDADES
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81602 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2998 "inscrito_id" => 7370 "titulo" => "PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DO ENSINO DAS CIÊNCIAS HUMANAS: UMA EXPERIÊNCIA NO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E HUMANIDADES" "resumo" => "ESSE ARTIGO ABORDA ALGUMAS PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DO ENSINO DAS CIÊNCIAS HUMANAS, VIVENCIADAS NO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E HUMANIDADES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE, EM HUMAITÁ/AMAZONAS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, SOMADA A UMA OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS PELA PROFESSORA DOUTORA QUE MINISTROU A DISCIPLINA, CUJO OBJETIVO É REALIZAR ESTUDOS REFERENTES AOS FUNDAMENTOS DO ENSINO E APRENDIZAGEM EM CONTEXTO ESCOLAR, A PARTIR DAS PRÁTICAS VIVENCIADAS NO PERCURSO ESCOLAR E ACADÊMICO, COM BASE NA EXPERIÊNCIA NO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E HUMANIDADES, FAZENDO A INTERFACE COM OS AUTORES ESTUDADOS NA DISCIPLINA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E ANÁLISE OBSERVACIONAL, INTERATIVA E PARTICIPATIVA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE DERAM BASE AO DESENVOLVIENTO DA DISCIPLINA, CONSIDERANDO SEUS IMPACTOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. OS AUTORES REFERENCIADOS FORAM SUGERIDOS NO PLANO DE ENSINO E EMBASAM A ANÁLISE DESTE ESTUDO, SENDO: BAIN (2007), BEHRENS (2011), BORGE (2017), CAMPOS (2010), FLORES (2014), MASETO (2012), SILVA (2019). OS RESULTADOS ENCONTRADOS SERVIRAM DE REFORÇO AO QUE FOI DISCUTIDO E APREENDIDO DURANTE AS AULAS E REVELARAM A IMPORTÂNCIA DE FAZER ESCOLHAS ACERTADAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE ESTIMULEM A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS DISCENTES, SEJA QUAL FOR A MODALIDADE/NÍVEL DE ENSINO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "CIÊNCIAS HUMANAS., PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ENSINO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA_ID7370_12112021155934.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANA BARRETO ORIENTE" "autor_nome_curto" => "SILVANA BARRETO" "autor_email" => "silvanaboriente@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NILTON LINS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81602 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2998 "inscrito_id" => 7370 "titulo" => "PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DO ENSINO DAS CIÊNCIAS HUMANAS: UMA EXPERIÊNCIA NO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E HUMANIDADES" "resumo" => "ESSE ARTIGO ABORDA ALGUMAS PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DO ENSINO DAS CIÊNCIAS HUMANAS, VIVENCIADAS NO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E HUMANIDADES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE, EM HUMAITÁ/AMAZONAS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, SOMADA A UMA OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS PELA PROFESSORA DOUTORA QUE MINISTROU A DISCIPLINA, CUJO OBJETIVO É REALIZAR ESTUDOS REFERENTES AOS FUNDAMENTOS DO ENSINO E APRENDIZAGEM EM CONTEXTO ESCOLAR, A PARTIR DAS PRÁTICAS VIVENCIADAS NO PERCURSO ESCOLAR E ACADÊMICO, COM BASE NA EXPERIÊNCIA NO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E HUMANIDADES, FAZENDO A INTERFACE COM OS AUTORES ESTUDADOS NA DISCIPLINA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E ANÁLISE OBSERVACIONAL, INTERATIVA E PARTICIPATIVA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE DERAM BASE AO DESENVOLVIENTO DA DISCIPLINA, CONSIDERANDO SEUS IMPACTOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. OS AUTORES REFERENCIADOS FORAM SUGERIDOS NO PLANO DE ENSINO E EMBASAM A ANÁLISE DESTE ESTUDO, SENDO: BAIN (2007), BEHRENS (2011), BORGE (2017), CAMPOS (2010), FLORES (2014), MASETO (2012), SILVA (2019). OS RESULTADOS ENCONTRADOS SERVIRAM DE REFORÇO AO QUE FOI DISCUTIDO E APREENDIDO DURANTE AS AULAS E REVELARAM A IMPORTÂNCIA DE FAZER ESCOLHAS ACERTADAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE ESTIMULEM A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS DISCENTES, SEJA QUAL FOR A MODALIDADE/NÍVEL DE ENSINO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "CIÊNCIAS HUMANAS., PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ENSINO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA_ID7370_12112021155934.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANA BARRETO ORIENTE" "autor_nome_curto" => "SILVANA BARRETO" "autor_email" => "silvanaboriente@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NILTON LINS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }