NA CONTEMPORANEIDADE O QUADRO NEGRO DE GIZ E/OU PINCEL, JÁ NÃO SÃO OS ÚNICOS RECURSOS
UTILIZADOS PELOS DOCENTES NAS SALAS DE AULAS DE QUÍMICA, VISTO QUE, QUASE SEMPRE É NECESSÁRIO A
UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS PARA O APRIMORAMENTO DAS AULAS, OBJETIVANDO SEMPRE A
APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. COM A PANDEMIA, OCASIONADA PELA COVID 19, O ATO DE ENSINAR, E
ACIMA DE TUDO, POSSIBILITAR CAMINHOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, TORNOU-SE AINDA MAIS
DESAFIADOR. DIANTE DISSO, ESSE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO, A CONSTRUÇÃO DE UM VÍDEO DIDÁTICO
SOBRE CINÉTICA QUÍMICA PARA ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO. A METODOLOGIA ADOTADA É DE
CARÁTER QUALITATIVO, BASEADA EM UM RELATO DE EXPERIENCIA. A ESTRATÉGIA DIDÁTICO PEDAGÓGICA, FOI
PLANEJADA, DESENVOLVIDA E APLICADA NA ESCOLA ESTADUAL EDITH NOBRE DE CASTRO, DO MUNICÍPIO DE
SÃO RAIMUNDO NONATO-PI. TODA ESTRATÉGIA, FOI INTERMEDIADO PELO PIBID, DO CURSO DE
LICENCIATURA EM QUÍMICA, DA UNIVASF. ALGUMAS ETAPAS FORAM IMPORTANTES PARA ELABORAÇÃO E
APLICAÇÃO DA PROPOSTA. INICIALMENTE OCORREU A OBSERVAÇÃO DAS AULAS, MOMENTO ESTE, QUE FOI
POSSÍVEL DIAGNOSTICAR DIFICULDADES DOS ESTUDANTES RELACIONADAS AO CONTEÚDO DE CINÉTICA
QUÍMICA, SENDO IMPRESCINDÍVEL ESTRATÉGIAS QUE AJUDASSEM NA COMPREENSÃO DOS CONCEITOS
TRABALHADOS EM SALA. DIANTE DISSO, EM REUNIÃO COM O PROFESSOR SUPERVISOR E O COORDENADOR DO
PIBID, FICOU ACORDADO O DESENVOLVIMENTO DE UM VÍDEO DIDÁTICO, PARA EXEMPLIFICAR A TEORIA. O
VÍDEO FOI DISPONIBILIZADO PARA OS ESTUDANTES, MAS, O RETORNO QUE ELES DERAM, FOI PEQUENO, VISTO
QUE A MAIORIA SÃO DA ZONA RURAL, COM ACESSO LIMITADO A INTERNET.