PRODUÇÃO DE VÍDEO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA
O CONTEÚDO CINÉTICA QUÍMICA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80869 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1899 "inscrito_id" => 3741 "titulo" => """ PRODUÇÃO DE VÍDEO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA \r\n O CONTEÚDO CINÉTICA QUÍMICA """ "resumo" => """ NA CONTEMPORANEIDADE O QUADRO NEGRO DE GIZ E/OU PINCEL, JÁ NÃO SÃO OS ÚNICOS RECURSOS \r\n UTILIZADOS PELOS DOCENTES NAS SALAS DE AULAS DE QUÍMICA, VISTO QUE, QUASE SEMPRE É NECESSÁRIO A \r\n UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS PARA O APRIMORAMENTO DAS AULAS, OBJETIVANDO SEMPRE A \r\n APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. COM A PANDEMIA, OCASIONADA PELA COVID 19, O ATO DE ENSINAR, E \r\n ACIMA DE TUDO, POSSIBILITAR CAMINHOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, TORNOU-SE AINDA MAIS \r\n DESAFIADOR. DIANTE DISSO, ESSE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO, A CONSTRUÇÃO DE UM VÍDEO DIDÁTICO \r\n SOBRE CINÉTICA QUÍMICA PARA ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO. A METODOLOGIA ADOTADA É DE \r\n CARÁTER QUALITATIVO, BASEADA EM UM RELATO DE EXPERIENCIA. A ESTRATÉGIA DIDÁTICO PEDAGÓGICA, FOI \r\n PLANEJADA, DESENVOLVIDA E APLICADA NA ESCOLA ESTADUAL EDITH NOBRE DE CASTRO, DO MUNICÍPIO DE \r\n SÃO RAIMUNDO NONATO-PI. TODA ESTRATÉGIA, FOI INTERMEDIADO PELO PIBID, DO CURSO DE \r\n LICENCIATURA EM QUÍMICA, DA UNIVASF. ALGUMAS ETAPAS FORAM IMPORTANTES PARA ELABORAÇÃO E \r\n APLICAÇÃO DA PROPOSTA. INICIALMENTE OCORREU A OBSERVAÇÃO DAS AULAS, MOMENTO ESTE, QUE FOI \r\n POSSÍVEL DIAGNOSTICAR DIFICULDADES DOS ESTUDANTES RELACIONADAS AO CONTEÚDO DE CINÉTICA \r\n QUÍMICA, SENDO IMPRESCINDÍVEL ESTRATÉGIAS QUE AJUDASSEM NA COMPREENSÃO DOS CONCEITOS \r\n TRABALHADOS EM SALA. DIANTE DISSO, EM REUNIÃO COM O PROFESSOR SUPERVISOR E O COORDENADOR DO \r\n PIBID, FICOU ACORDADO O DESENVOLVIMENTO DE UM VÍDEO DIDÁTICO, PARA EXEMPLIFICAR A TEORIA. O \r\n VÍDEO FOI DISPONIBILIZADO PARA OS ESTUDANTES, MAS, O RETORNO QUE ELES DERAM, FOI PEQUENO, VISTO \r\n QUE A MAIORIA SÃO DA ZONA RURAL, COM ACESSO LIMITADO A INTERNET. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "VÍDEOS DIDÁTICOS, ENSINO DE QUÍMICA, PIBID, FERRAMENTA DIDÁTICA, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID3741_28092021095000.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSSIKEILLY DE FARIAS VILANOVA " "autor_nome_curto" => "JUSSIKEILLY " "autor_email" => "jussikeillyvilanova@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80869 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1899 "inscrito_id" => 3741 "titulo" => """ PRODUÇÃO DE VÍDEO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA \r\n O CONTEÚDO CINÉTICA QUÍMICA """ "resumo" => """ NA CONTEMPORANEIDADE O QUADRO NEGRO DE GIZ E/OU PINCEL, JÁ NÃO SÃO OS ÚNICOS RECURSOS \r\n UTILIZADOS PELOS DOCENTES NAS SALAS DE AULAS DE QUÍMICA, VISTO QUE, QUASE SEMPRE É NECESSÁRIO A \r\n UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS PARA O APRIMORAMENTO DAS AULAS, OBJETIVANDO SEMPRE A \r\n APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. COM A PANDEMIA, OCASIONADA PELA COVID 19, O ATO DE ENSINAR, E \r\n ACIMA DE TUDO, POSSIBILITAR CAMINHOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, TORNOU-SE AINDA MAIS \r\n DESAFIADOR. DIANTE DISSO, ESSE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO, A CONSTRUÇÃO DE UM VÍDEO DIDÁTICO \r\n SOBRE CINÉTICA QUÍMICA PARA ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO. A METODOLOGIA ADOTADA É DE \r\n CARÁTER QUALITATIVO, BASEADA EM UM RELATO DE EXPERIENCIA. A ESTRATÉGIA DIDÁTICO PEDAGÓGICA, FOI \r\n PLANEJADA, DESENVOLVIDA E APLICADA NA ESCOLA ESTADUAL EDITH NOBRE DE CASTRO, DO MUNICÍPIO DE \r\n SÃO RAIMUNDO NONATO-PI. TODA ESTRATÉGIA, FOI INTERMEDIADO PELO PIBID, DO CURSO DE \r\n LICENCIATURA EM QUÍMICA, DA UNIVASF. ALGUMAS ETAPAS FORAM IMPORTANTES PARA ELABORAÇÃO E \r\n APLICAÇÃO DA PROPOSTA. INICIALMENTE OCORREU A OBSERVAÇÃO DAS AULAS, MOMENTO ESTE, QUE FOI \r\n POSSÍVEL DIAGNOSTICAR DIFICULDADES DOS ESTUDANTES RELACIONADAS AO CONTEÚDO DE CINÉTICA \r\n QUÍMICA, SENDO IMPRESCINDÍVEL ESTRATÉGIAS QUE AJUDASSEM NA COMPREENSÃO DOS CONCEITOS \r\n TRABALHADOS EM SALA. DIANTE DISSO, EM REUNIÃO COM O PROFESSOR SUPERVISOR E O COORDENADOR DO \r\n PIBID, FICOU ACORDADO O DESENVOLVIMENTO DE UM VÍDEO DIDÁTICO, PARA EXEMPLIFICAR A TEORIA. O \r\n VÍDEO FOI DISPONIBILIZADO PARA OS ESTUDANTES, MAS, O RETORNO QUE ELES DERAM, FOI PEQUENO, VISTO \r\n QUE A MAIORIA SÃO DA ZONA RURAL, COM ACESSO LIMITADO A INTERNET. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "VÍDEOS DIDÁTICOS, ENSINO DE QUÍMICA, PIBID, FERRAMENTA DIDÁTICA, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID3741_28092021095000.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSSIKEILLY DE FARIAS VILANOVA " "autor_nome_curto" => "JUSSIKEILLY " "autor_email" => "jussikeillyvilanova@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }