O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DE ESCOLAS DO CAMPO EM TEMPOS DE COVID-19. PARA ISSO ENVIAMOS QUESTIONÁRIOS ELETRÔNICOS PARA PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE FLORIANO-PI. O QUESTIONÁRIO TINHA COMO FOCO OBTER RESPOSTAS SOBRE COMO OCORREU A PREPARAÇÃO PARA O USO TECNOLÓGICO, O NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS PELOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO AO ENSINO DURANTE A PANDEMIA, A OPINIÃO DOS DOCENTES EM RELAÇÃO À QUALIDADE DAS AULAS E APRENDIZADOS COMPARADOS AO ENSINO PRESENCIAL, A QUANTIDADE DE CONTEÚDOS MINISTRADOS E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESCOLARES. UM TOTAL DE 71,4% DOS RESPONDENTES INFORMOU QUE NÃO HOUVE PREPARAÇÃO PARA O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS. OS OUTROS 28,4% DE RECEBERAM QUE RECEBERAM ESTA FORMAÇÃO, MAS DE FORMA SUPERFICIAL. TODOS AS RESPOSTAS INFORMARAM QUE OS RESPONSÁVEIS PELOS ALUNOS ESTÃO PARCIALMENTE SATISFEITOS COM O ENSINO REMOTO. TODOS OS PROFESSORES TAMBÉM INFORMARAM QUE OCORREU UMA DIMINUIÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS EM TEMPOS REMOTOS COMPARADOS AO ENSINO PRESENCIAL. A QUANTIDADE DE CONTEÚDOS MINISTRADOS TAMBÉM FOI REDUZIDA. UM TOTAL DE 85,7% DOS PROFESSORES BUSCOU INOVAR NA METODOLOGIA DE MINISTRAR CONTEÚDOS, E 14,3% DOS PROFESSORES ESTAVAM PREPARANDO PRÁTICAS DINÂMICAS PARA ATRAIR ALUNOS E TENTAR EVITAR A EVASÃO ESCOLAR. CONCLUÍMOS QUE PARA UM ENSINO REMOTO MAIS PROVEITOSO É NECESSÁRIO QUE ALGUMAS ADEQUAÇÕES SEJAM FEITAS COMO POR EXEMPLO A REALIZAÇÃO DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES, EMPRÉSTIMOS DE APARELHOS ELETRÔNICOS PARA OS DISCENTES DE BAIXA RENDA E INSTALAÇÃO DE REDES WI-FI NO MUNICÍPIO DE FLORIANO – PI.