O USO DO GEOGEBRA COMO FERRAMENTA POTENCIADORA NO APRENDIZADO DO CONCEITO DE LUGAR GEOMÉTRICO.
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80827 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1852 "inscrito_id" => 8015 "titulo" => "O USO DO GEOGEBRA COMO FERRAMENTA POTENCIADORA NO APRENDIZADO DO CONCEITO DE LUGAR GEOMÉTRICO." "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR AS POTENCIALIDADES DO SOFTWARE GEOGEBRA E DE SUAS FERRAMENTAS NO ENSINO DO TEMA: LUGARES GEOMÉTRICOS (LG) E SUAS PROPRIEDADES PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. CLASSIFICADA COMO UMA PESQUISA EXPERIMENTAL, TENDO COMO FUNDAMENTO O PRINCÍPIO DA ENGENHARIA DIDÁTICA DE MICHÈLE ARTIGUE, SERÃO PROPOSTAS ATIVIDADES VERSANDO O TEMA LG POIS CONSIDERA-SE QUE O MESMO É POUCO VISTO E ESTUDADO NAS SALAS DE AULA. O PROCESSO DE UMA VISUALIZAÇÃO MAIS PRIMOROSA DE UMA CONSTRUÇÃO GEOMÉTRICA, PODE SER EVIDENCIADO NESSE AMBIENTE DINÂMICO DO GEOGEBRA. DESTA FORMA, AS FERRAMENTAS TAIS COMO O RASTRO, COMPASSO E O MOUSE PERMITEM UMA CONSTANTE RETROALIMENTAÇÃO, AUMENTANDO ASSIM O PROCESSO DE EXPERIMENTAÇÃO DA CONSTRUÇÃO FEITA PELO ALUNO, ALÉM DE POSSIBILITAR UMA QUANTIDADE ENORME DE CONJECTURAS QUE FICARIA INVIÁVEL COM O USO DE LÁPIS E PAPEL. OS EXPERIMENTOS FORAM REALIZADOS PARA UM GRUPO DE ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DOIS IRMÃOS, NO MUNICÍPIO DE VENÂNCIO AIRES – RS E, COM BASE NAS ATIVIDADES PROPOSTAS, FOI POSSÍVEL AVERIGUAR QUE O USO DO SOFTWARE POSSIBILITOU O ENSINO DESSE TEMA COM UMA MAIOR CLAREZA POR CAUSA DESSE DINAMISMO E DAS VASTAS ITERAÇÕES MÁQUINA E SER HUMANO, OFERTADAS NESSE AMBIENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "LUGARES GEOMÉTRICOS, GEOGEBRA, ENGENHARIA DIDÁTICA, DEMONSTRAÇÃO VISUAL, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID8015_26092021140352.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON ANTONIO DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ANDERSON ANTONIO DE ARAUJO" "autor_email" => "anderson_ifsul@hotmail.co" "autor_ies" => "IFSUL VENÂNCIO AIRES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80827 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1852 "inscrito_id" => 8015 "titulo" => "O USO DO GEOGEBRA COMO FERRAMENTA POTENCIADORA NO APRENDIZADO DO CONCEITO DE LUGAR GEOMÉTRICO." "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR AS POTENCIALIDADES DO SOFTWARE GEOGEBRA E DE SUAS FERRAMENTAS NO ENSINO DO TEMA: LUGARES GEOMÉTRICOS (LG) E SUAS PROPRIEDADES PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. CLASSIFICADA COMO UMA PESQUISA EXPERIMENTAL, TENDO COMO FUNDAMENTO O PRINCÍPIO DA ENGENHARIA DIDÁTICA DE MICHÈLE ARTIGUE, SERÃO PROPOSTAS ATIVIDADES VERSANDO O TEMA LG POIS CONSIDERA-SE QUE O MESMO É POUCO VISTO E ESTUDADO NAS SALAS DE AULA. O PROCESSO DE UMA VISUALIZAÇÃO MAIS PRIMOROSA DE UMA CONSTRUÇÃO GEOMÉTRICA, PODE SER EVIDENCIADO NESSE AMBIENTE DINÂMICO DO GEOGEBRA. DESTA FORMA, AS FERRAMENTAS TAIS COMO O RASTRO, COMPASSO E O MOUSE PERMITEM UMA CONSTANTE RETROALIMENTAÇÃO, AUMENTANDO ASSIM O PROCESSO DE EXPERIMENTAÇÃO DA CONSTRUÇÃO FEITA PELO ALUNO, ALÉM DE POSSIBILITAR UMA QUANTIDADE ENORME DE CONJECTURAS QUE FICARIA INVIÁVEL COM O USO DE LÁPIS E PAPEL. OS EXPERIMENTOS FORAM REALIZADOS PARA UM GRUPO DE ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DOIS IRMÃOS, NO MUNICÍPIO DE VENÂNCIO AIRES – RS E, COM BASE NAS ATIVIDADES PROPOSTAS, FOI POSSÍVEL AVERIGUAR QUE O USO DO SOFTWARE POSSIBILITOU O ENSINO DESSE TEMA COM UMA MAIOR CLAREZA POR CAUSA DESSE DINAMISMO E DAS VASTAS ITERAÇÕES MÁQUINA E SER HUMANO, OFERTADAS NESSE AMBIENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "LUGARES GEOMÉTRICOS, GEOGEBRA, ENGENHARIA DIDÁTICA, DEMONSTRAÇÃO VISUAL, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID8015_26092021140352.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON ANTONIO DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ANDERSON ANTONIO DE ARAUJO" "autor_email" => "anderson_ifsul@hotmail.co" "autor_ies" => "IFSUL VENÂNCIO AIRES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }