O OBJETIVO DESTE TRABALHO É INVESTIGAR COMO SE DESENVOLVE A AQUISIÇÃO DE SABERES DOS DISCENTES SURDOS NO CONTEXTO ESCOLAR COMUM. DESSE MODO, FUNDAMENTA-SE NOS SEGUINTES PESQUISADORES: AUSUBEL (2000), GOLDFELD (2002), LACERDA (2006), DENTRE OUTROS AUTORES QUE CONTRIBUÍRAM PARA O EMBASAMENTO TEÓRICO, AUXILIANDO NOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS QUE TINHAM COMO FOCO: IDENTIFICAR AS FORMAS DE APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO NA ESCOLA REGULAR, BEM COMO DISCORRER E VERIFICAR AS PRÁTICAS QUE A COMUNIDADE ESCOLAR POSSUI PARA A INTERATIVIDADE DESSE DISCENTE. NESSE SENTIDO, ESTE ARTIGO DESENVOLVE-SE PELA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, POR MEIO DA ABORDAGEM QUALITATIVA, COM FUNDAMENTO NO ESTUDO DESCRITIVO. COM ISSO, ESTA PESQUISA APONTA BASTANTE RELEVÂNCIA PARA O ÂMBITO PESSOAL DESTE PESQUISADOR, DEVIDO AO CONTATO DIRETO COM A COMUNIDADE SURDA NAS INTERPRETAÇÕES DOMINICAIS, COMO TAMBÉM, AO ÂMBITO SOCIAL, POIS BUSCOU COMPREENDER O ATENDIMENTO AO ALUNO SURDO NA INSTITUIÇÃO FORMAL. SENDO ASSIM, EM VIRTUDE DESTE ESTUDO SE ESTABELECER COMO ITEM DE UMA PESQUISA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ANDAMENTO, TEM-SE COMO RESULTADOS PARCIAIS QUE A FALTA DE ALGUMAS PRÁTICAS FUNDAMENTAIS NA ESCOLA, NAS QUAIS: PREPARAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR, ADAPTAÇÃO CURRICULAR E A AUSÊNCIA DE OFICINAS VOLTADAS À SURDEZ SÃO AS ADVERSIDADES PRESENTES NO DIA A DIA DA ESCOLARIZAÇÃO DO DISCENTE SURDO.