ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR COMO OS PROFESSORES ESTÃO MEDIANDO O ENSINO REMOTO, UTILIZANDO AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM CEARÁ-MIRIM/RN. A METODOLOGIA ADOTADA É DE ABORDAGEM QUALITATIVA, COM USO DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA, DESENVOLVIDA POR MEIO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO. BASEOU-SE ESTUDOS DE GOMES E SOUZA (2020), MOREIRA E SCHLEMMER (2020), KENSKI (2003), ENTRE OUTROS QUE PESQUISAM SOBRE A REFERENTE TEMÁTICA. PARA A PESQUISA DE CAMPO FOI APLICADO QUESTIONÁRIO VIRTUAL, PELO GOOGLE FORMS, AOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL FERDINANDO PEREIRA DO COUTO, SITUADA NA ZONA RURAL DE CEARÁ-MIRIM/RN. POR FIM, COMO RESULTADOS, TEM-SE QUE O SURGIMENTO DA PANDEMIA DO COVID-19 IMPACTOU A HUMANIDADE EM TODO O MUNDO E, NO CAMPO DA EDUCAÇÃO, IMPULSIONOU AOS EDUCADORES OUTRAS POSSIBILIDADES DE PENSAR E AGIR PARA INOVAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SOBRETUDO EM RELAÇÃO AO USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, EM QUE A ESCOLA TEVE QUE SE ADAPTAR A ESSE NOVO CENÁRIO. PORÉM, TAMBÉM TROUXE DIVERSOS DESAFIOS DIANTE DA FALTA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS DE MUITOS ALUNOS.