A OPERAÇÃO DE SUBTRAÇÃO EXPLORADA A PARTIR DE UM JOGO MATEMÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80375 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1228 "inscrito_id" => 6818 "titulo" => "A OPERAÇÃO DE SUBTRAÇÃO EXPLORADA A PARTIR DE UM JOGO MATEMÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "ESTE ARTIGO FOI DESENVOLVIDO MEDIANTE AS PESQUISAS QUANTITATIVA E QUALITATIVA APLICADA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE RECIFE COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI VERIFICAR COMO A VIVÊNCIA DE UM JOGO MATEMÁTICO SENDO UTILIZADO COMO RECURSO DE DIDÁTICO PODERIA AUXILIAR NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO MATEMÁTICO DAS ESTRUTURAS ADITIVAS COM A OPERAÇÃO DE SUBTRAÇÃO. A METODOLOGIA DA PESQUISA FOI ORGANIZADA EM TRÊS ETAPAS. PRIMEIRO, OS ALUNOS PASSARAM POR UM PRÉ-TESTE COM QUESTÕES QUE ABORDAM SITUAÇÕES PROBLEMA DE ESTRUTURAS ADITIVAS ENVOLVENDO A OPERAÇÃO DE SUBTRAÇÃO, COM O OBJETIVO DE SONDAR OS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS SOBRE O CONTEÚDO. POSTERIORMENTE, VIVENCIARAM UM JOGO MATEMÁTICO QUE ENVOLVE A OPERAÇÃO DE SUBTRAÇÃO. E POR FIM, FOI APLICADO O PÓS-TESTE COM QUESTÕES DO MESMO CONTEÚDO DO PRÉ-TESTE PARA ANALISAR SE OS ALUNOS AVANÇARAM APÓS A VIVÊNCIA COM O JOGO. APÓS ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS DURANTE A PESQUISA, FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE O JOGO TROUXE PARA OS ALUNOS MELHOR HABILIDADE COM AS SITUAÇÕES PROBLEMAS DE SUBTRAÇÃO E O RACIOCÍNIO DO CÁLCULO MENTAL, REPRESENTANDO UMA POSITIVA ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA PRÁTICA DE SALA DE AULA E PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, SUBTRAÇÃO, JOGOS, ALFABETIZAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA113_ID8166_23062021173558.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALICE MARIA FLORENCIO FELIX DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALICE MARIA" "autor_email" => "allicefelix.16@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO - UNIBRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80375 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1228 "inscrito_id" => 6818 "titulo" => "A OPERAÇÃO DE SUBTRAÇÃO EXPLORADA A PARTIR DE UM JOGO MATEMÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "ESTE ARTIGO FOI DESENVOLVIDO MEDIANTE AS PESQUISAS QUANTITATIVA E QUALITATIVA APLICADA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE RECIFE COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI VERIFICAR COMO A VIVÊNCIA DE UM JOGO MATEMÁTICO SENDO UTILIZADO COMO RECURSO DE DIDÁTICO PODERIA AUXILIAR NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO MATEMÁTICO DAS ESTRUTURAS ADITIVAS COM A OPERAÇÃO DE SUBTRAÇÃO. A METODOLOGIA DA PESQUISA FOI ORGANIZADA EM TRÊS ETAPAS. PRIMEIRO, OS ALUNOS PASSARAM POR UM PRÉ-TESTE COM QUESTÕES QUE ABORDAM SITUAÇÕES PROBLEMA DE ESTRUTURAS ADITIVAS ENVOLVENDO A OPERAÇÃO DE SUBTRAÇÃO, COM O OBJETIVO DE SONDAR OS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS SOBRE O CONTEÚDO. POSTERIORMENTE, VIVENCIARAM UM JOGO MATEMÁTICO QUE ENVOLVE A OPERAÇÃO DE SUBTRAÇÃO. E POR FIM, FOI APLICADO O PÓS-TESTE COM QUESTÕES DO MESMO CONTEÚDO DO PRÉ-TESTE PARA ANALISAR SE OS ALUNOS AVANÇARAM APÓS A VIVÊNCIA COM O JOGO. APÓS ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS DURANTE A PESQUISA, FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE O JOGO TROUXE PARA OS ALUNOS MELHOR HABILIDADE COM AS SITUAÇÕES PROBLEMAS DE SUBTRAÇÃO E O RACIOCÍNIO DO CÁLCULO MENTAL, REPRESENTANDO UMA POSITIVA ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA PRÁTICA DE SALA DE AULA E PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, SUBTRAÇÃO, JOGOS, ALFABETIZAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA113_ID8166_23062021173558.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALICE MARIA FLORENCIO FELIX DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALICE MARIA" "autor_email" => "allicefelix.16@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO - UNIBRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }