ENSINO DE SOCIOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA PIBID-UEPB
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80019 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 733 "inscrito_id" => 481 "titulo" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA PIBID-UEPB" "resumo" => "A EDUCA??O VEM PASSANDO POR DIVERSAS TRANSFORMA??ES, NA QUAL O PAPEL DO PROFESSOR MERECE DESTAQUE. O MESMO NECESSITA APRIMORAR-SE CONSTANTEMENTE PARA ACOMPANHAR AS PR?TICAS PEDAG?GICAS E, OBTER ?XITO. A PANDEMIA DA COVID-19, O NOVO CORONAV?RUS, TROUXE IN?MERAS COMPLICA??ES, AFETANDO A SOCIEDADE DE V?RIAS MANEIRAS, SOBRETUDO NO ?MBITO EDUCACIONAL, ONDE O DOCENTE VIU-SE DESAFIADO A SAIR DA SUA ZONA DE CONFORTO E PROCURAR MEIOS PARA DAR CONTINUIDADE AO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE SEUS ALUNOS. O ENSINO DA SOCIOLOGIA, COMO TAMB?M DAS DEMAIS DISCIPLINAS, TEVE QUE SE RESSIGNIFICAR, PARA QUE ESSES ALUNOS SE SENTISSEM ESTIMULADOS A PERMANECEREM NA AULA, MESMO EM MEIO AO ENSINO REMOTO. A GAMIFICA??O NA EDUCA??O MOSTROU-SE COMO UMA TENTATIVA DE AUXILIAR OS ALUNOS NO APRENDIZADO, DESENVOLVENDO SEUS CONHECIMENTOS DE MANEIRA MAIS INTERATIVA, L?DICA E PRAZEROSA. NESSE CEN?RIO, NOSSO TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A IMPORT?NCIA DA SOCIOLOGIA NO ENSINO M?DIO, BASEANDO-SE NA RELA??O PROFESSOR-ALUNO. O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO EM UMA ESCOLA DA REDE P?BLICA DE ENSINO, NA CIDADE DE QUEIMADAS-PB, A PARTIR DA NOSSA EXPERI?NCIA COMO ALUNAS PIBIDIANAS, DO SEGUNDO M?DULO DO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA- PIBID-UEPB, COMPREENDIDO NO PER?ODO DE MAR?O A JULHO DE 2021. PARA DESENVOLVIMENTO DA NOSSA PESQUISA, UTILIZAMOS COMO METODOLOGIA A PESQUISA ETNOGR?FICA, ATRAV?S DE COLETA DE DADOS, REGISTRO DE IMAGENS, QUESTION?RIOS, LEITURAS COMPLEMENTARES, E DI?RIO DE CAMPO. COMO PIBIDIANAS, DEMONSTRARAM QUE O ENSINO DE SOCIOLOGIA, ATRAV?S DA GAMIFICA??O NA EDUCA??O, POSSIBILITOU UMA APRENDIZAGEM MAIS ASSERTIVA, PARA CONSTRU??O DE SUJEITOS MAIS CR?TICOS E AUT?NOMOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, PANDEMIA, GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO, PIBID, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA117_ID481_29072021135317.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVANGELINA LEÃO DE ATAÍDE CAVALCANTI NETA" "autor_nome_curto" => "EVANGELINA LEÃO" "autor_email" => "evangelinaleao34@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80019 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 733 "inscrito_id" => 481 "titulo" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA PIBID-UEPB" "resumo" => "A EDUCA??O VEM PASSANDO POR DIVERSAS TRANSFORMA??ES, NA QUAL O PAPEL DO PROFESSOR MERECE DESTAQUE. O MESMO NECESSITA APRIMORAR-SE CONSTANTEMENTE PARA ACOMPANHAR AS PR?TICAS PEDAG?GICAS E, OBTER ?XITO. A PANDEMIA DA COVID-19, O NOVO CORONAV?RUS, TROUXE IN?MERAS COMPLICA??ES, AFETANDO A SOCIEDADE DE V?RIAS MANEIRAS, SOBRETUDO NO ?MBITO EDUCACIONAL, ONDE O DOCENTE VIU-SE DESAFIADO A SAIR DA SUA ZONA DE CONFORTO E PROCURAR MEIOS PARA DAR CONTINUIDADE AO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE SEUS ALUNOS. O ENSINO DA SOCIOLOGIA, COMO TAMB?M DAS DEMAIS DISCIPLINAS, TEVE QUE SE RESSIGNIFICAR, PARA QUE ESSES ALUNOS SE SENTISSEM ESTIMULADOS A PERMANECEREM NA AULA, MESMO EM MEIO AO ENSINO REMOTO. A GAMIFICA??O NA EDUCA??O MOSTROU-SE COMO UMA TENTATIVA DE AUXILIAR OS ALUNOS NO APRENDIZADO, DESENVOLVENDO SEUS CONHECIMENTOS DE MANEIRA MAIS INTERATIVA, L?DICA E PRAZEROSA. NESSE CEN?RIO, NOSSO TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A IMPORT?NCIA DA SOCIOLOGIA NO ENSINO M?DIO, BASEANDO-SE NA RELA??O PROFESSOR-ALUNO. O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO EM UMA ESCOLA DA REDE P?BLICA DE ENSINO, NA CIDADE DE QUEIMADAS-PB, A PARTIR DA NOSSA EXPERI?NCIA COMO ALUNAS PIBIDIANAS, DO SEGUNDO M?DULO DO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA- PIBID-UEPB, COMPREENDIDO NO PER?ODO DE MAR?O A JULHO DE 2021. PARA DESENVOLVIMENTO DA NOSSA PESQUISA, UTILIZAMOS COMO METODOLOGIA A PESQUISA ETNOGR?FICA, ATRAV?S DE COLETA DE DADOS, REGISTRO DE IMAGENS, QUESTION?RIOS, LEITURAS COMPLEMENTARES, E DI?RIO DE CAMPO. COMO PIBIDIANAS, DEMONSTRARAM QUE O ENSINO DE SOCIOLOGIA, ATRAV?S DA GAMIFICA??O NA EDUCA??O, POSSIBILITOU UMA APRENDIZAGEM MAIS ASSERTIVA, PARA CONSTRU??O DE SUJEITOS MAIS CR?TICOS E AUT?NOMOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, PANDEMIA, GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO, PIBID, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA117_ID481_29072021135317.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVANGELINA LEÃO DE ATAÍDE CAVALCANTI NETA" "autor_nome_curto" => "EVANGELINA LEÃO" "autor_email" => "evangelinaleao34@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }