A EDUCA??O VEM PASSANDO POR DIVERSAS TRANSFORMA??ES, NA QUAL O PAPEL DO PROFESSOR MERECE DESTAQUE. O MESMO NECESSITA APRIMORAR-SE CONSTANTEMENTE PARA ACOMPANHAR AS PR?TICAS PEDAG?GICAS E, OBTER ?XITO. A PANDEMIA DA COVID-19, O NOVO CORONAV?RUS, TROUXE IN?MERAS COMPLICA??ES, AFETANDO A SOCIEDADE DE V?RIAS MANEIRAS, SOBRETUDO NO ?MBITO EDUCACIONAL, ONDE O DOCENTE VIU-SE DESAFIADO A SAIR DA SUA ZONA DE CONFORTO E PROCURAR MEIOS PARA DAR CONTINUIDADE AO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE SEUS ALUNOS. O ENSINO DA SOCIOLOGIA, COMO TAMB?M DAS DEMAIS DISCIPLINAS, TEVE QUE SE RESSIGNIFICAR, PARA QUE ESSES ALUNOS SE SENTISSEM ESTIMULADOS A PERMANECEREM NA AULA, MESMO EM MEIO AO ENSINO REMOTO. A GAMIFICA??O NA EDUCA??O MOSTROU-SE COMO UMA TENTATIVA DE AUXILIAR OS ALUNOS NO APRENDIZADO, DESENVOLVENDO SEUS CONHECIMENTOS DE MANEIRA MAIS INTERATIVA, L?DICA E PRAZEROSA. NESSE CEN?RIO, NOSSO TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A IMPORT?NCIA DA SOCIOLOGIA NO ENSINO M?DIO, BASEANDO-SE NA RELA??O PROFESSOR-ALUNO. O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO EM UMA ESCOLA DA REDE P?BLICA DE ENSINO, NA CIDADE DE QUEIMADAS-PB, A PARTIR DA NOSSA EXPERI?NCIA COMO ALUNAS PIBIDIANAS, DO SEGUNDO M?DULO DO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA- PIBID-UEPB, COMPREENDIDO NO PER?ODO DE MAR?O A JULHO DE 2021. PARA DESENVOLVIMENTO DA NOSSA PESQUISA, UTILIZAMOS COMO METODOLOGIA A PESQUISA ETNOGR?FICA, ATRAV?S DE COLETA DE DADOS, REGISTRO DE IMAGENS, QUESTION?RIOS, LEITURAS COMPLEMENTARES, E DI?RIO DE CAMPO. COMO PIBIDIANAS, DEMONSTRARAM QUE O ENSINO DE SOCIOLOGIA, ATRAV?S DA GAMIFICA??O NA EDUCA??O, POSSIBILITOU UMA APRENDIZAGEM MAIS ASSERTIVA, PARA CONSTRU??O DE SUJEITOS MAIS CR?TICOS E AUT?NOMOS.