Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE SOCIOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA PIBID-UEPB

Palavra-chaves: ENSINO DE SOCIOLOGIA, PANDEMIA, GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO, PIBID, Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas intersecções
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80019
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 733
    "inscrito_id" => 481
    "titulo" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA PIBID-UEPB"
    "resumo" => "A EDUCA??O VEM PASSANDO POR DIVERSAS TRANSFORMA??ES, NA QUAL O PAPEL DO PROFESSOR MERECE DESTAQUE. O MESMO NECESSITA APRIMORAR-SE CONSTANTEMENTE PARA ACOMPANHAR AS PR?TICAS PEDAG?GICAS E, OBTER ?XITO. A PANDEMIA DA COVID-19, O NOVO CORONAV?RUS, TROUXE IN?MERAS COMPLICA??ES, AFETANDO A SOCIEDADE DE V?RIAS MANEIRAS, SOBRETUDO NO ?MBITO EDUCACIONAL, ONDE O DOCENTE VIU-SE DESAFIADO A SAIR DA SUA ZONA DE CONFORTO E PROCURAR MEIOS PARA DAR CONTINUIDADE AO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE SEUS ALUNOS. O ENSINO DA SOCIOLOGIA, COMO TAMB?M DAS DEMAIS DISCIPLINAS, TEVE QUE SE RESSIGNIFICAR, PARA QUE ESSES ALUNOS SE SENTISSEM ESTIMULADOS A PERMANECEREM NA AULA, MESMO EM MEIO AO ENSINO REMOTO. A GAMIFICA??O NA EDUCA??O MOSTROU-SE COMO UMA TENTATIVA DE AUXILIAR OS ALUNOS NO APRENDIZADO, DESENVOLVENDO SEUS CONHECIMENTOS DE MANEIRA MAIS INTERATIVA, L?DICA E PRAZEROSA. NESSE CEN?RIO, NOSSO TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A IMPORT?NCIA DA SOCIOLOGIA NO ENSINO M?DIO, BASEANDO-SE NA RELA??O PROFESSOR-ALUNO. O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO EM UMA ESCOLA DA REDE P?BLICA DE ENSINO, NA CIDADE DE QUEIMADAS-PB, A PARTIR DA NOSSA EXPERI?NCIA COMO ALUNAS PIBIDIANAS, DO SEGUNDO M?DULO DO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA- PIBID-UEPB, COMPREENDIDO NO PER?ODO DE MAR?O A JULHO DE 2021. PARA DESENVOLVIMENTO DA NOSSA PESQUISA, UTILIZAMOS COMO METODOLOGIA A PESQUISA ETNOGR?FICA, ATRAV?S DE COLETA DE DADOS, REGISTRO DE IMAGENS, QUESTION?RIOS, LEITURAS COMPLEMENTARES, E DI?RIO DE CAMPO. COMO PIBIDIANAS, DEMONSTRARAM QUE O ENSINO DE SOCIOLOGIA, ATRAV?S DA GAMIFICA??O NA EDUCA??O, POSSIBILITOU UMA APRENDIZAGEM MAIS ASSERTIVA, PARA CONSTRU??O DE SUJEITOS MAIS CR?TICOS E AUT?NOMOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, PANDEMIA, GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO, PIBID, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA117_ID481_29072021135317.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVANGELINA LEÃO DE ATAÍDE CAVALCANTI NETA"
    "autor_nome_curto" => "EVANGELINA LEÃO"
    "autor_email" => "evangelinaleao34@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80019
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 733
    "inscrito_id" => 481
    "titulo" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA PIBID-UEPB"
    "resumo" => "A EDUCA??O VEM PASSANDO POR DIVERSAS TRANSFORMA??ES, NA QUAL O PAPEL DO PROFESSOR MERECE DESTAQUE. O MESMO NECESSITA APRIMORAR-SE CONSTANTEMENTE PARA ACOMPANHAR AS PR?TICAS PEDAG?GICAS E, OBTER ?XITO. A PANDEMIA DA COVID-19, O NOVO CORONAV?RUS, TROUXE IN?MERAS COMPLICA??ES, AFETANDO A SOCIEDADE DE V?RIAS MANEIRAS, SOBRETUDO NO ?MBITO EDUCACIONAL, ONDE O DOCENTE VIU-SE DESAFIADO A SAIR DA SUA ZONA DE CONFORTO E PROCURAR MEIOS PARA DAR CONTINUIDADE AO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE SEUS ALUNOS. O ENSINO DA SOCIOLOGIA, COMO TAMB?M DAS DEMAIS DISCIPLINAS, TEVE QUE SE RESSIGNIFICAR, PARA QUE ESSES ALUNOS SE SENTISSEM ESTIMULADOS A PERMANECEREM NA AULA, MESMO EM MEIO AO ENSINO REMOTO. A GAMIFICA??O NA EDUCA??O MOSTROU-SE COMO UMA TENTATIVA DE AUXILIAR OS ALUNOS NO APRENDIZADO, DESENVOLVENDO SEUS CONHECIMENTOS DE MANEIRA MAIS INTERATIVA, L?DICA E PRAZEROSA. NESSE CEN?RIO, NOSSO TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A IMPORT?NCIA DA SOCIOLOGIA NO ENSINO M?DIO, BASEANDO-SE NA RELA??O PROFESSOR-ALUNO. O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO EM UMA ESCOLA DA REDE P?BLICA DE ENSINO, NA CIDADE DE QUEIMADAS-PB, A PARTIR DA NOSSA EXPERI?NCIA COMO ALUNAS PIBIDIANAS, DO SEGUNDO M?DULO DO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA- PIBID-UEPB, COMPREENDIDO NO PER?ODO DE MAR?O A JULHO DE 2021. PARA DESENVOLVIMENTO DA NOSSA PESQUISA, UTILIZAMOS COMO METODOLOGIA A PESQUISA ETNOGR?FICA, ATRAV?S DE COLETA DE DADOS, REGISTRO DE IMAGENS, QUESTION?RIOS, LEITURAS COMPLEMENTARES, E DI?RIO DE CAMPO. COMO PIBIDIANAS, DEMONSTRARAM QUE O ENSINO DE SOCIOLOGIA, ATRAV?S DA GAMIFICA??O NA EDUCA??O, POSSIBILITOU UMA APRENDIZAGEM MAIS ASSERTIVA, PARA CONSTRU??O DE SUJEITOS MAIS CR?TICOS E AUT?NOMOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, PANDEMIA, GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO, PIBID, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA117_ID481_29072021135317.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVANGELINA LEÃO DE ATAÍDE CAVALCANTI NETA"
    "autor_nome_curto" => "EVANGELINA LEÃO"
    "autor_email" => "evangelinaleao34@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A EDUCA??O VEM PASSANDO POR DIVERSAS TRANSFORMA??ES, NA QUAL O PAPEL DO PROFESSOR MERECE DESTAQUE. O MESMO NECESSITA APRIMORAR-SE CONSTANTEMENTE PARA ACOMPANHAR AS PR?TICAS PEDAG?GICAS E, OBTER ?XITO. A PANDEMIA DA COVID-19, O NOVO CORONAV?RUS, TROUXE IN?MERAS COMPLICA??ES, AFETANDO A SOCIEDADE DE V?RIAS MANEIRAS, SOBRETUDO NO ?MBITO EDUCACIONAL, ONDE O DOCENTE VIU-SE DESAFIADO A SAIR DA SUA ZONA DE CONFORTO E PROCURAR MEIOS PARA DAR CONTINUIDADE AO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE SEUS ALUNOS. O ENSINO DA SOCIOLOGIA, COMO TAMB?M DAS DEMAIS DISCIPLINAS, TEVE QUE SE RESSIGNIFICAR, PARA QUE ESSES ALUNOS SE SENTISSEM ESTIMULADOS A PERMANECEREM NA AULA, MESMO EM MEIO AO ENSINO REMOTO. A GAMIFICA??O NA EDUCA??O MOSTROU-SE COMO UMA TENTATIVA DE AUXILIAR OS ALUNOS NO APRENDIZADO, DESENVOLVENDO SEUS CONHECIMENTOS DE MANEIRA MAIS INTERATIVA, L?DICA E PRAZEROSA. NESSE CEN?RIO, NOSSO TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A IMPORT?NCIA DA SOCIOLOGIA NO ENSINO M?DIO, BASEANDO-SE NA RELA??O PROFESSOR-ALUNO. O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO EM UMA ESCOLA DA REDE P?BLICA DE ENSINO, NA CIDADE DE QUEIMADAS-PB, A PARTIR DA NOSSA EXPERI?NCIA COMO ALUNAS PIBIDIANAS, DO SEGUNDO M?DULO DO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA- PIBID-UEPB, COMPREENDIDO NO PER?ODO DE MAR?O A JULHO DE 2021. PARA DESENVOLVIMENTO DA NOSSA PESQUISA, UTILIZAMOS COMO METODOLOGIA A PESQUISA ETNOGR?FICA, ATRAV?S DE COLETA DE DADOS, REGISTRO DE IMAGENS, QUESTION?RIOS, LEITURAS COMPLEMENTARES, E DI?RIO DE CAMPO. COMO PIBIDIANAS, DEMONSTRARAM QUE O ENSINO DE SOCIOLOGIA, ATRAV?S DA GAMIFICA??O NA EDUCA??O, POSSIBILITOU UMA APRENDIZAGEM MAIS ASSERTIVA, PARA CONSTRU??O DE SUJEITOS MAIS CR?TICOS E AUT?NOMOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.