SCRATCH: UMA ALTERNATIVA À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80673 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1629 "inscrito_id" => 7330 "titulo" => "SCRATCH: UMA ALTERNATIVA À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "resumo" => "O TRABALHO DESCRITO CONFIGURA O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA PROPOSTA NO CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA QUE TEM POR TÍTULO “CRIAÇÃO DE GAMES DIGITAIS PARA EDUCAÇÃO” REALIZADO PELO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA PARA EDUCAÇÃO (LIPE/UFRJ) EM PARCERIA COM O CIEP 165- SÉRGIO CARVALHO (REDE ESTADUAL DE ENSINO) E COM A ESCOLA MUNICIPAL JESUS SOARES PEREIRA (SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO). A EXPERIÊNCIA AQUI DESCRITA POSSUI UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO ANALISAR O USO DO APLICATIVO SCRATCH UTILIZADO NO CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA SUPRACITADO. DENTRE OS OBJETIVOS DAS ATIVIDADES QUE FORAM DESENVOLVIDAS NO CURSO, PODEMOS APONTAR COMO: CRIAR E MANIPULAR UM JOGO PARA MODIFICÁ-LO; ELABORAR PROJETOS NO SCRATCH; RECONHECER AS CATEGORIAS DE BLOCOS DO SCRATCH; INTRODUZIR A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO UTILIZANDO VARIÁVEIS E RECONHECER A IMPORTÂNCIA DE PLANEJAR UM PROJETO USANDO ESSE APLICATIVO. OS PARTICIPANTES DESSE CURSO FORAM 2 (DOIS) PROFESSORES E 5 (CINCO) ALUNOS DA TURMA DE 9º (NONO) ANO DA ESCOLA MUNICIPAL JESUS SOARES PEREIRA, OS QUAIS AO TÉRMINO DO CURSO PARTICIPARAM DE UMA ENTREVISTA PARA COLETA DE DADOS QUE SUBSIDIARAM A ELABORAÇÃO DESTE TRABALHO. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI DE CUNHO QUALITATIVO BASEADA NO REFERENCIAL TEÓRICO: FLICK (2009); FREIRE (2007); MORAN (2018); BACICH (2018); KENSKI (2007); NÓVOA (2009); TARDIF (2014), NUMA PERSPECTIVA PARTICIPATIVA, COM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO QUE TRATA DO TEMA, OBSERVAÇÃO EMPÍRICA; DIÁRIO DE CAMPO E ENTREVISTAS. AO FINAL DO CURSO, OS ALUNOS APRESENTARAM UM PROJETO NO SCRATCH COM DESENVOLVIMENTO SIGNIFICATIVO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "SCRATCH, METODOLOGIAS ATIVAS NA APRENDIZAGEM, JOGOS NA EDUCAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA119_ID8838_29072021232203.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA SOUZA DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "RITA SOUZA" "autor_email" => "ritacastrosz@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80673 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1629 "inscrito_id" => 7330 "titulo" => "SCRATCH: UMA ALTERNATIVA À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "resumo" => "O TRABALHO DESCRITO CONFIGURA O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA PROPOSTA NO CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA QUE TEM POR TÍTULO “CRIAÇÃO DE GAMES DIGITAIS PARA EDUCAÇÃO” REALIZADO PELO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA PARA EDUCAÇÃO (LIPE/UFRJ) EM PARCERIA COM O CIEP 165- SÉRGIO CARVALHO (REDE ESTADUAL DE ENSINO) E COM A ESCOLA MUNICIPAL JESUS SOARES PEREIRA (SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO). A EXPERIÊNCIA AQUI DESCRITA POSSUI UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO ANALISAR O USO DO APLICATIVO SCRATCH UTILIZADO NO CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA SUPRACITADO. DENTRE OS OBJETIVOS DAS ATIVIDADES QUE FORAM DESENVOLVIDAS NO CURSO, PODEMOS APONTAR COMO: CRIAR E MANIPULAR UM JOGO PARA MODIFICÁ-LO; ELABORAR PROJETOS NO SCRATCH; RECONHECER AS CATEGORIAS DE BLOCOS DO SCRATCH; INTRODUZIR A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO UTILIZANDO VARIÁVEIS E RECONHECER A IMPORTÂNCIA DE PLANEJAR UM PROJETO USANDO ESSE APLICATIVO. OS PARTICIPANTES DESSE CURSO FORAM 2 (DOIS) PROFESSORES E 5 (CINCO) ALUNOS DA TURMA DE 9º (NONO) ANO DA ESCOLA MUNICIPAL JESUS SOARES PEREIRA, OS QUAIS AO TÉRMINO DO CURSO PARTICIPARAM DE UMA ENTREVISTA PARA COLETA DE DADOS QUE SUBSIDIARAM A ELABORAÇÃO DESTE TRABALHO. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI DE CUNHO QUALITATIVO BASEADA NO REFERENCIAL TEÓRICO: FLICK (2009); FREIRE (2007); MORAN (2018); BACICH (2018); KENSKI (2007); NÓVOA (2009); TARDIF (2014), NUMA PERSPECTIVA PARTICIPATIVA, COM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO QUE TRATA DO TEMA, OBSERVAÇÃO EMPÍRICA; DIÁRIO DE CAMPO E ENTREVISTAS. AO FINAL DO CURSO, OS ALUNOS APRESENTARAM UM PROJETO NO SCRATCH COM DESENVOLVIMENTO SIGNIFICATIVO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "SCRATCH, METODOLOGIAS ATIVAS NA APRENDIZAGEM, JOGOS NA EDUCAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA119_ID8838_29072021232203.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA SOUZA DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "RITA SOUZA" "autor_email" => "ritacastrosz@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }