ESTE ARTIGO APRESENTA UMA PESQUISA, BASEADA EM UM RELATO DE EXPERI?NCIA COM O ENSINO REMOTO NO PER?ODO DE PANDEMIA, COM ?NFASE NO PROCESSO DE ADAPTA??O NA EDUCA??O INFANTIL. A PESQUISA PARTIU DOS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS: COMO OCORREU O PER?ODO DE ADAPTA??O PARA A CRIAN?A DA EDUCA??O INFANTIL DURANTE O ENSINO REMOTO? O QUE PENSAM OS PROFESSORES QUE PASSARAM POR ESSE PROCESSO E QUAIS ESTRAT?GIAS UTILIZARAM PARA VENCER AS DIFICULDADES E CONTRIBUIR PARA UM PROCESSO DE ADAPTA??O MAIS PRAZEROSO PARA A CRIAN?A? PARA RESPONDER A ESSES QUESTIONAMENTOS, ELENCAMOS COMO OBJETIVO GERAL: ANALISAR O PER?ODO DE ADAPTA??O DAS CRIAN?AS AO ENTRAR NA EDUCA??O INFANTIL DURANTE O ENSINO REMOTO. COMO OBJETIVOS ESPEC?FICOS DESTACAMOS: IDENTIFICAR OS FATORES QUE PODEM INTERFERIR NA ADAPTA??O E AS ESTRAT?GIAS UTILIZADAS PARA O ENFRENTAMENTO DE SITUA??ES POTENCIALMENTE ESTRESSANTES NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO; IDENTIFICAR COMPORTAMENTOS QUE INDICAM DIFICULDADES DE ADAPTA??O DAS CRIAN?AS NA EDUCA??O INFANTIL E REFLETIR SOBRE AS FALAS DOS PROFESSORES EM RELA??O AS ESTRAT?GIAS QUE FACILITAM O PROCESSO ADAPTATIVO DESSES ESCOLARES DURANTE O ENSINO REMOTO. O ESTUDO EVIDENCIOU QUE O PROCESSO DE ADAPTA??O ? EXTREMAMENTE IMPORTANTE E EXIGE DOS PROFESSORES ESTRAT?GIAS DIFERENCIADAS, UM OLHAR DIFERENCIADO DO PROFESSOR E O ENVOLVIMENTO DA FAM?LIA E NESTE ENSINO REMOTO FOI MUITO MAIS DIF?CIL QUE NO ENSINO PRESENCIAL E EXIGIU DOS PROFESSORES MUITA SENSIBILIDADE PARA ENTENDER TODAS AS DIFICULDADES QUE O MOMENTO DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL PARA AS FAM?LIAS DOS ALUNOS.