ENSINO-APRENDIZAGEM E ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM SINDROME DE DOWN NAS AULAS NÃO PRESENCIAIS
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80462 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1345 "inscrito_id" => 6203 "titulo" => "ENSINO-APRENDIZAGEM E ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM SINDROME DE DOWN NAS AULAS NÃO PRESENCIAIS" "resumo" => "ENSINO-APRENDIZAGEM DEVE SER TRABALHADO COM ESTRATÉGIAS ADEQUADAS, ESPECIALMENTE NO TOCANTE DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NOS TEMPOS MAIS ATUAIS, NO CONTEXTO DE AULAS NÃO PRESENCIAIS. É SOBRE ESSE ASSUNTO QUE O TEMA DESTE ARTIGO É DESDOBRADO. O OBJETIVO GERAL DE PESQUISA FOI: APRESENTAR ALGUMAS ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM SÍNDROME DE DOWN NAS AULAS NÃO PRESENCIAIS DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL FREDERICO BERNARDES RABELLO, NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO D’ALIANÇA, ESTADO DE GOIÁS, BRASIL. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS FORAM: APRESENTAR ESTRATÉGIAS IMPLEMENTADAS COM UMA ALUNA COM SÍNDROME DE DOWN PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS NÃO PRESENCIAIS; DESCREVER ASPECTOS QUE MUDARAM NO COMPORTAMENTO DA ALUNA E QUE IMPLICARAM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM; DESCREVER SOBRE A EVOLUÇÃO DO DESEMPENHO DA ALUNA QUANTO AO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS AO LONGO DA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO. A METODOLOGIA DE PESQUISA FOI DE PESQUISA-AÇÃO PARTICIPANTE, ONDE OS PESQUISADORES DESENVOLVERAM JUNTO À ALUNA ALGUMAS AÇÕES INTERVENTIVAS MEDIANTE ESTRATÉGIAS MOLDADAS DE ACORDO COM AS NECESSIDADES DETECTADAS NA ETAPA DE DIAGNOSE. OS RESULTADOS ENCONTRADOS APONTARAM QUE O ENSINO-APRENDIZAGEM OCORREU PRAZEROSAMENTE E EFETIVAMENTE COM USO DE ESTRATÉGIAS CONSTRUÍDAS PARA INCLUSÃO DA ALUNA. OS RESULTADOS APONTAM TAMBÉM QUE O COMPORTAMENTO DA ALUNA SOFREU MUDANÇAS POSITIVAS, COMO DEIXAR ATITUDES AGRESSIVAS. AS CONCLUSÕES TIRADAS SÃO QUE O ENSINO-APRENDIZAGEM PARA INCLUSÃO NECESSITA DE ESTRATÉGIAS NORTEADORAS QUE CONSIDERAM, DENTRE OUTROS ASPECTOS, O PERFIL DE APRENDIZAGEM DO ALUNO COM SD." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM;, ESTRATÉGIAS;, INCLUSÃO;, SÍNDROME DE DOWN., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA110_ID6644_26072021173933.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOAQUIM ABEL" "autor_nome_curto" => "ABEL" "autor_email" => "abellopesde@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80462 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1345 "inscrito_id" => 6203 "titulo" => "ENSINO-APRENDIZAGEM E ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM SINDROME DE DOWN NAS AULAS NÃO PRESENCIAIS" "resumo" => "ENSINO-APRENDIZAGEM DEVE SER TRABALHADO COM ESTRATÉGIAS ADEQUADAS, ESPECIALMENTE NO TOCANTE DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NOS TEMPOS MAIS ATUAIS, NO CONTEXTO DE AULAS NÃO PRESENCIAIS. É SOBRE ESSE ASSUNTO QUE O TEMA DESTE ARTIGO É DESDOBRADO. O OBJETIVO GERAL DE PESQUISA FOI: APRESENTAR ALGUMAS ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM SÍNDROME DE DOWN NAS AULAS NÃO PRESENCIAIS DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL FREDERICO BERNARDES RABELLO, NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO D’ALIANÇA, ESTADO DE GOIÁS, BRASIL. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS FORAM: APRESENTAR ESTRATÉGIAS IMPLEMENTADAS COM UMA ALUNA COM SÍNDROME DE DOWN PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS NÃO PRESENCIAIS; DESCREVER ASPECTOS QUE MUDARAM NO COMPORTAMENTO DA ALUNA E QUE IMPLICARAM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM; DESCREVER SOBRE A EVOLUÇÃO DO DESEMPENHO DA ALUNA QUANTO AO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS AO LONGO DA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO. A METODOLOGIA DE PESQUISA FOI DE PESQUISA-AÇÃO PARTICIPANTE, ONDE OS PESQUISADORES DESENVOLVERAM JUNTO À ALUNA ALGUMAS AÇÕES INTERVENTIVAS MEDIANTE ESTRATÉGIAS MOLDADAS DE ACORDO COM AS NECESSIDADES DETECTADAS NA ETAPA DE DIAGNOSE. OS RESULTADOS ENCONTRADOS APONTARAM QUE O ENSINO-APRENDIZAGEM OCORREU PRAZEROSAMENTE E EFETIVAMENTE COM USO DE ESTRATÉGIAS CONSTRUÍDAS PARA INCLUSÃO DA ALUNA. OS RESULTADOS APONTAM TAMBÉM QUE O COMPORTAMENTO DA ALUNA SOFREU MUDANÇAS POSITIVAS, COMO DEIXAR ATITUDES AGRESSIVAS. AS CONCLUSÕES TIRADAS SÃO QUE O ENSINO-APRENDIZAGEM PARA INCLUSÃO NECESSITA DE ESTRATÉGIAS NORTEADORAS QUE CONSIDERAM, DENTRE OUTROS ASPECTOS, O PERFIL DE APRENDIZAGEM DO ALUNO COM SD." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM;, ESTRATÉGIAS;, INCLUSÃO;, SÍNDROME DE DOWN., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA110_ID6644_26072021173933.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOAQUIM ABEL" "autor_nome_curto" => "ABEL" "autor_email" => "abellopesde@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }