Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO REMOTO E SEUS DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NA EDUCAÇÃO: RELATO DE EXPERIENCIAS NO ESTÁGIO EM ENSINO DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: RECURSO DIDÁTICO, PANDEMIA, FERRAMENTAS DIGITAIS, TECNOLOGIAS, Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80627
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1567
    "inscrito_id" => 4223
    "titulo" => "O ENSINO REMOTO E SEUS DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NA EDUCAÇÃO: RELATO DE EXPERIENCIAS NO ESTÁGIO EM ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "A ADES?O DO ENSINO REMOTO DEVIDO ? PANDEMIA DO CORONAV?RUS OBRIGOU A COMUNIDADE ESCOLAR A BUSCAR E APRIMORAR AS FERRAMENTAS DIGITAIS COMO RECURSO DID?TICO EM 2020 E 2021. TODAVIA, O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM ALGUMAS INSTITUI??ES P?BLICAS DE ENSINO SE MOSTROU INEFICIENTE PRINCIPALMENTE PELA RELA??O ENTRE ENSINO REMOTO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS. DEVEMOS REFLETIR A VIABILIDADE DE ACESSO ? EDUCA??O REMOTA NO ?MBITO SOCIOCULTURAL DO BRASIL, TENDO EM VISTA AS DISPARIDADES ECON?MICAS PRESENTE NO NOSSO PA?S. NESSA PERSPECTIVA, ESSE TRABALHO TRAZ UM RELATO DE EXPERI?NCIA VIVENCIADA DURANTE AS DISCIPLINAS DE EST?GIO EM ENSINO DE BIOLOGIA III E IV DO CURSO DE LICENCIATURA EM CI?NCIAS BIOL?GICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. SEU OBJETIVO E RELATAR ? EXPERI?NCIA DO EST?GIO OBRIGAT?RIO NO ATUAL CONTEXTO EDUCACIONAL QUE VIVEMOS, E COMO O PROFESSOR PRECISA SISTEMATIZAR O PLANEJAMENTO A EXECU??O E A AVALIA??O DE SUAS AULAS COM O OBJETIVO DE ATENDER E ACOMPANHAR O ALUNO NO SEU DESENVOLVIMENTO E PROCESSO DE APRENDIZAGEM POR MEIOS DOS RECURSOS DIGITAIS. NESSE SENTINDO, CONHECER E DOMINAR O USO DE FERRAMENTAS TECNOL?GICAS ? ESSENCIAL PARA O EXERC?CIO DA SUA PROFISS?O E DE SEU PAPEL SOCIAL EM UMA SOCIEDADE DIN?MICA E EM CONSTANTE TRANSFORMA??O."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "RECURSO DIDÁTICO, PANDEMIA, FERRAMENTAS DIGITAIS, TECNOLOGIAS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID4223_29072021202605.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA BORGES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA"
    "autor_email" => "annapaula__borges82@hotma"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80627
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1567
    "inscrito_id" => 4223
    "titulo" => "O ENSINO REMOTO E SEUS DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NA EDUCAÇÃO: RELATO DE EXPERIENCIAS NO ESTÁGIO EM ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "A ADES?O DO ENSINO REMOTO DEVIDO ? PANDEMIA DO CORONAV?RUS OBRIGOU A COMUNIDADE ESCOLAR A BUSCAR E APRIMORAR AS FERRAMENTAS DIGITAIS COMO RECURSO DID?TICO EM 2020 E 2021. TODAVIA, O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM ALGUMAS INSTITUI??ES P?BLICAS DE ENSINO SE MOSTROU INEFICIENTE PRINCIPALMENTE PELA RELA??O ENTRE ENSINO REMOTO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS. DEVEMOS REFLETIR A VIABILIDADE DE ACESSO ? EDUCA??O REMOTA NO ?MBITO SOCIOCULTURAL DO BRASIL, TENDO EM VISTA AS DISPARIDADES ECON?MICAS PRESENTE NO NOSSO PA?S. NESSA PERSPECTIVA, ESSE TRABALHO TRAZ UM RELATO DE EXPERI?NCIA VIVENCIADA DURANTE AS DISCIPLINAS DE EST?GIO EM ENSINO DE BIOLOGIA III E IV DO CURSO DE LICENCIATURA EM CI?NCIAS BIOL?GICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. SEU OBJETIVO E RELATAR ? EXPERI?NCIA DO EST?GIO OBRIGAT?RIO NO ATUAL CONTEXTO EDUCACIONAL QUE VIVEMOS, E COMO O PROFESSOR PRECISA SISTEMATIZAR O PLANEJAMENTO A EXECU??O E A AVALIA??O DE SUAS AULAS COM O OBJETIVO DE ATENDER E ACOMPANHAR O ALUNO NO SEU DESENVOLVIMENTO E PROCESSO DE APRENDIZAGEM POR MEIOS DOS RECURSOS DIGITAIS. NESSE SENTINDO, CONHECER E DOMINAR O USO DE FERRAMENTAS TECNOL?GICAS ? ESSENCIAL PARA O EXERC?CIO DA SUA PROFISS?O E DE SEU PAPEL SOCIAL EM UMA SOCIEDADE DIN?MICA E EM CONSTANTE TRANSFORMA??O."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "RECURSO DIDÁTICO, PANDEMIA, FERRAMENTAS DIGITAIS, TECNOLOGIAS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID4223_29072021202605.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA BORGES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA"
    "autor_email" => "annapaula__borges82@hotma"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A ADES?O DO ENSINO REMOTO DEVIDO ? PANDEMIA DO CORONAV?RUS OBRIGOU A COMUNIDADE ESCOLAR A BUSCAR E APRIMORAR AS FERRAMENTAS DIGITAIS COMO RECURSO DID?TICO EM 2020 E 2021. TODAVIA, O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM ALGUMAS INSTITUI??ES P?BLICAS DE ENSINO SE MOSTROU INEFICIENTE PRINCIPALMENTE PELA RELA??O ENTRE ENSINO REMOTO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS. DEVEMOS REFLETIR A VIABILIDADE DE ACESSO ? EDUCA??O REMOTA NO ?MBITO SOCIOCULTURAL DO BRASIL, TENDO EM VISTA AS DISPARIDADES ECON?MICAS PRESENTE NO NOSSO PA?S. NESSA PERSPECTIVA, ESSE TRABALHO TRAZ UM RELATO DE EXPERI?NCIA VIVENCIADA DURANTE AS DISCIPLINAS DE EST?GIO EM ENSINO DE BIOLOGIA III E IV DO CURSO DE LICENCIATURA EM CI?NCIAS BIOL?GICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. SEU OBJETIVO E RELATAR ? EXPERI?NCIA DO EST?GIO OBRIGAT?RIO NO ATUAL CONTEXTO EDUCACIONAL QUE VIVEMOS, E COMO O PROFESSOR PRECISA SISTEMATIZAR O PLANEJAMENTO A EXECU??O E A AVALIA??O DE SUAS AULAS COM O OBJETIVO DE ATENDER E ACOMPANHAR O ALUNO NO SEU DESENVOLVIMENTO E PROCESSO DE APRENDIZAGEM POR MEIOS DOS RECURSOS DIGITAIS. NESSE SENTINDO, CONHECER E DOMINAR O USO DE FERRAMENTAS TECNOL?GICAS ? ESSENCIAL PARA O EXERC?CIO DA SUA PROFISS?O E DE SEU PAPEL SOCIAL EM UMA SOCIEDADE DIN?MICA E EM CONSTANTE TRANSFORMA??O.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.