PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE PREPARAÇÃO PARA A DOCÊNCIA E A CONSTITUIÇÃO DA CARREIRA DOS PROFISSIONAIS DO CURSO DE LETRAS – UNEMAT/ CAMPUS TANGARÁ DA SERRA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79524 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 135 "inscrito_id" => 1686 "titulo" => "PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE PREPARAÇÃO PARA A DOCÊNCIA E A CONSTITUIÇÃO DA CARREIRA DOS PROFISSIONAIS DO CURSO DE LETRAS – UNEMAT/ CAMPUS TANGARÁ DA SERRA" "resumo" => "ESTE TRABALHO TENCIONA ANALISAR O IMPACTO QUE O PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA) DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO NO CAMPUS DE TANGARÁ DA SERRA (UNEMAT-TANGARÁ), VERIFICANDO-SE AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DESTE PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, ENTRE OS QUAIS: A APROXIMAÇÃO DOS CAMPOS DA PRÁTICA DOCENTE E DA FORMAÇÃO INICIAL; A REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA E A RELEVÂNCIA DA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA BÁSICA COMO MECANISMOS ESSENCIAIS PARA A FORMAÇÃO. NA PERSPECTIVA TEÓRICA, FORAM CONSULTADOS DOCUMENTOS OFICIAIS: PORTARIAS, RESOLUÇÕES, EDITAIS; OS QUAIS FORNECERAM A BASE LEGAL PARA A COMPREENSÃO DA TEMÁTICA. ALÉM DO SUPORTE DA LEGISLAÇÃO, HÁ OUTROS CONCEITOS RELEVANTES PARA A PESQUISA: O DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, PRESSUPOSTO INDISPENSÁVEL PARA PESQUISA NO CAMPO DA FORMAÇÃO DOCENTE, A PARTIR DE AUTORES COMO GARCIA (1999) QUE SUGERE A JUSTAPOSIÇÃO ENTRE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA. ASSIM, BUSCOU-SE APRESENTAR COMO OS SABERES ADQUIRIDOS AO LONGO DA GRADUAÇÃO/PRÁTICA AJUDARAM A CONSTITUIR AS COMPETÊNCIAS EPISTEMOLÓGICA E PEDAGÓGICA DO FUTURO PROFESSOR. PARA A PESQUISA, INVESTIGOU-SE O DESENVOLVIMENTO DO PIBID, A PARTIR DE UM QUESTIONÁRIO SEMIABERTO, CUJOS DADOS COLETADOS FORAM ANALISADOS, SEGUNDO A PERSPECTIVA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO BARDIN (2002), A FIM DE COMPREENDER EM QUE MEDIDA AS VIVÊNCIAS OPORTUNIZADAS PELO PROGRAMA CONTRIBUÍRAM NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO CONTINUADA, PIBID, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID1686_28062021114228.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISLAINE FORTUNATO" "autor_nome_curto" => "GISLAINE" "autor_email" => "gislaine.ftga@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO- CÂMPUS UNIVERSITÁRIO PROFESSOR EUGENIO CARLOS STIELER" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79524 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 135 "inscrito_id" => 1686 "titulo" => "PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE PREPARAÇÃO PARA A DOCÊNCIA E A CONSTITUIÇÃO DA CARREIRA DOS PROFISSIONAIS DO CURSO DE LETRAS – UNEMAT/ CAMPUS TANGARÁ DA SERRA" "resumo" => "ESTE TRABALHO TENCIONA ANALISAR O IMPACTO QUE O PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA) DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO NO CAMPUS DE TANGARÁ DA SERRA (UNEMAT-TANGARÁ), VERIFICANDO-SE AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DESTE PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, ENTRE OS QUAIS: A APROXIMAÇÃO DOS CAMPOS DA PRÁTICA DOCENTE E DA FORMAÇÃO INICIAL; A REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA E A RELEVÂNCIA DA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA BÁSICA COMO MECANISMOS ESSENCIAIS PARA A FORMAÇÃO. NA PERSPECTIVA TEÓRICA, FORAM CONSULTADOS DOCUMENTOS OFICIAIS: PORTARIAS, RESOLUÇÕES, EDITAIS; OS QUAIS FORNECERAM A BASE LEGAL PARA A COMPREENSÃO DA TEMÁTICA. ALÉM DO SUPORTE DA LEGISLAÇÃO, HÁ OUTROS CONCEITOS RELEVANTES PARA A PESQUISA: O DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, PRESSUPOSTO INDISPENSÁVEL PARA PESQUISA NO CAMPO DA FORMAÇÃO DOCENTE, A PARTIR DE AUTORES COMO GARCIA (1999) QUE SUGERE A JUSTAPOSIÇÃO ENTRE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA. ASSIM, BUSCOU-SE APRESENTAR COMO OS SABERES ADQUIRIDOS AO LONGO DA GRADUAÇÃO/PRÁTICA AJUDARAM A CONSTITUIR AS COMPETÊNCIAS EPISTEMOLÓGICA E PEDAGÓGICA DO FUTURO PROFESSOR. PARA A PESQUISA, INVESTIGOU-SE O DESENVOLVIMENTO DO PIBID, A PARTIR DE UM QUESTIONÁRIO SEMIABERTO, CUJOS DADOS COLETADOS FORAM ANALISADOS, SEGUNDO A PERSPECTIVA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO BARDIN (2002), A FIM DE COMPREENDER EM QUE MEDIDA AS VIVÊNCIAS OPORTUNIZADAS PELO PROGRAMA CONTRIBUÍRAM NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO CONTINUADA, PIBID, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID1686_28062021114228.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISLAINE FORTUNATO" "autor_nome_curto" => "GISLAINE" "autor_email" => "gislaine.ftga@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO- CÂMPUS UNIVERSITÁRIO PROFESSOR EUGENIO CARLOS STIELER" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }