DESDE O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO ATÉ OS DIAS ATUAIS A EDUCAÇÃO BRASILEIRA VEM SOFRENDO ADEQUAÇÕES QUE VIABILIZEM A ACESSIBILIDADE AO ENSINO DE MODO IGUAL PARA TODOS, CONTUDO PARA QUE A META SEJA ATINGIDA É NECESSÁRIO O TRABALHO CONJUNTO ENTRE GOVERNO, ESCOLA E FAMÍLIA, PARTINDO DESTA PRERROGATIVA O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS MOTIVOS QUE LEVAM A EVASÃO ESCOLAR E AS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS. EVASÃO ESCOLAR É A DESISTÊNCIA POR PARTE DO ALUNO. O ESTUDO DESENVOLVEU-SE POR MEIO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, IDENTIFICANDO OS PERCENTUAIS DE EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL, CONFORME IBGE NO ANO DE 2020 O NÚMERO DE EVADIDOS CRESCEU CONSIDERAVELMENTE QUE NOS ANOS DE 2017, 2018 E 2019, TENDO COMO FATOR PRINCIPAL O ESTADO DE PANDEMIA PROVOCADA PELO COVID-19. OS RESULTADOS OBTIDOS APONTAM PARA UMA SITUAÇÃO CAÓTICA PARA O ENSINO QUE POSSIVELMENTE IRÁ PERDURAR POR ALGUNS ANOS PARA QUE OS JOVENS RETOMEM AOS ESTUDOS.