O ARTIGO EXP?E DADOS DE UMA PESQUISA SOBRE OS TEMAS ABORDADOS NOS TRABALHOS DE CONCLUS?O DE CURSO DOS FORMANDOS EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR?. O OBJETIVO ? ANALISAR QUAIS OS TEMAS RELACIONADOS ? EDUCA??O E ? FREQU?NCIA DOS MESMOS COMO OBJETO DE INVESTIGA??O NOS TRABALHOS DESSES GRADUANDOS E SE, DENTRO DESSES TEMAS, A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA TEM SIDO ABORDADA NAS MONOGRAFIAS APRESENTADAS COMO QUESITO OBRIGAT?RIO PARA A CONCLUS?O DO CURSO. A PARTIR DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, A ELABORA??O DO ARTIGO CONTOU COM UMA PESQUISA DOCUMENTAL DESENVOLVIDA JUNTO ? BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCA??O DO INSTITUTO DE CI?NCIAS DA EDUCA??O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR? NO SEGUNDO SEMESTRE DO ANO DE 2018, PARA O LEVANTAMENTO DOS TRABALHOS APRESENTADOS, E TEVE COMO RECORTE TEMPORAL O PER?ODO DE 2010 A 2014. TAMB?M CONTOU COM UMA PESQUISA DE REVIS?O BIBLIOGR?FICA PARA SUPORTE TE?RICO, QUE RESULTA DA COMPILA??O DE PRESSUPOSTOS DE AUTORES QUE TRABALHAM OS TEMAS PESQUISA E EDUCA??O. OS RESULTADOS INDICAM QUE H? UMA VARIA??O CONSIDER?VEL NA PRODU??O ACAD?MICA SOBRE TEMAS DIVERSOS E DE GRANDE IMPORT?NCIA PARA A EDUCA??O, POR?M, NOTA-SE A AUS?NCIA
DE INTERESSE PELO TEMA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA, QUE TAMB?M ? DE GRANDE RELEV?NCIA, MAS N?O FOI ABORDADO DIRETAMENTE NO PER?ODO INVESTIGADO.