ALFABETIZAÇÃO AUDIOVISUAL: O CURTA-METRAGEM COMO FERRAMENTA CRÍTICA E CRIATIVA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA.
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80542 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1448 "inscrito_id" => 4568 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO AUDIOVISUAL: O CURTA-METRAGEM COMO FERRAMENTA CRÍTICA E CRIATIVA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA." "resumo" => "O OLHAR DO ESPECTADOR NUNCA É NEUTRO OU VAZIO DE SIGNIFICADO. NESSA PERSPECTIVA, O TRABALHO COM CURTAS-METRAGENS, QUER SEJA NA PRODUÇÃO, QUER SEJA NA ANÁLISE CRÍTICA, BUSCA SER UM RECURSO EFICAZ PARA ATRAIR O INTERESSE DOS JOVENS QUE ESTÃO NO ENSINO MÉDIO – PRINCIPALMENTE DAQUELES ALUNOS DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO CUJA APRENDIZAGEM ACADÊMICA DIVIDE-SE ENTRE AS DISCIPLINAS PROPEDÊUTICAS E TÉCNICAS –, PARA A DISCUSSÃO DE TEMAS-TABU E ELEVAÇÃO DO SENSO CRÍTICO. PARA TANTO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA-QUALITATIVA COM ALUNOS DO 3° PERÍODO, ENTRE 15 E 18 ANOS, DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM ELETROTÉCNICA, ACERCA DOS ASPECTOS SOCIAIS, POLÍTICOS E CULTURAIS QUE ENVOLVEM DETERMINADA CATEGORIA DE TRABALHO, A SABER, A DAS PROFISSIONAIS DO SEXO, A PARTIR DA EXIBIÇÃO DO CURTA-METRAGEM “MULHERES PROIBIDAS DE AMAR” (2018), PRODUZIDO POR HELENA BEATRIZ G. CAVALCANTE E MARIA EDUARDA RODRIGUES. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PARA ESSA DISCUSSÃO, FORAM UTILIZADOS AUTORES COMO BAUER (2008), DUARTE (2009), MINAYO (2001), NAPOLITANO (2005), DENTRE OUTROS. ESPERA-SE QUE A PRESENTE PESQUISA POSSIBILITE AOS PROFESSORES, POSSÍVEIS LEITORES DESTE TRABALHO, UMA REFLEXÃO ACERCA DE COMO MELHOR UTILIZAR O AUDIOVISUAL NA SALA DE AULA. EM TEMPO: DEVIDO AO CONTEXTO DAS AULAS REMOTAS, OCASIONADAS PELA COVID-19, NÃO HOUVE OBSERVAÇÃO DO MEIO; HOUVE, APENAS, UM QUESTIONÁRIO AVALIATIVO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO AUDIOVISUAL., CURTA-METRAGEM., VISIBILIDADE., CURSO TÉCNICO INTEGRADO., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA117_ID1901_29072021114053.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA SOARES SANTOS RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "EDUARDA RODRIGUES" "autor_email" => "dudasoaressantoss@gmail.c" "autor_ies" => "IFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80542 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1448 "inscrito_id" => 4568 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO AUDIOVISUAL: O CURTA-METRAGEM COMO FERRAMENTA CRÍTICA E CRIATIVA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA." "resumo" => "O OLHAR DO ESPECTADOR NUNCA É NEUTRO OU VAZIO DE SIGNIFICADO. NESSA PERSPECTIVA, O TRABALHO COM CURTAS-METRAGENS, QUER SEJA NA PRODUÇÃO, QUER SEJA NA ANÁLISE CRÍTICA, BUSCA SER UM RECURSO EFICAZ PARA ATRAIR O INTERESSE DOS JOVENS QUE ESTÃO NO ENSINO MÉDIO – PRINCIPALMENTE DAQUELES ALUNOS DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO CUJA APRENDIZAGEM ACADÊMICA DIVIDE-SE ENTRE AS DISCIPLINAS PROPEDÊUTICAS E TÉCNICAS –, PARA A DISCUSSÃO DE TEMAS-TABU E ELEVAÇÃO DO SENSO CRÍTICO. PARA TANTO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA-QUALITATIVA COM ALUNOS DO 3° PERÍODO, ENTRE 15 E 18 ANOS, DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM ELETROTÉCNICA, ACERCA DOS ASPECTOS SOCIAIS, POLÍTICOS E CULTURAIS QUE ENVOLVEM DETERMINADA CATEGORIA DE TRABALHO, A SABER, A DAS PROFISSIONAIS DO SEXO, A PARTIR DA EXIBIÇÃO DO CURTA-METRAGEM “MULHERES PROIBIDAS DE AMAR” (2018), PRODUZIDO POR HELENA BEATRIZ G. CAVALCANTE E MARIA EDUARDA RODRIGUES. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PARA ESSA DISCUSSÃO, FORAM UTILIZADOS AUTORES COMO BAUER (2008), DUARTE (2009), MINAYO (2001), NAPOLITANO (2005), DENTRE OUTROS. ESPERA-SE QUE A PRESENTE PESQUISA POSSIBILITE AOS PROFESSORES, POSSÍVEIS LEITORES DESTE TRABALHO, UMA REFLEXÃO ACERCA DE COMO MELHOR UTILIZAR O AUDIOVISUAL NA SALA DE AULA. EM TEMPO: DEVIDO AO CONTEXTO DAS AULAS REMOTAS, OCASIONADAS PELA COVID-19, NÃO HOUVE OBSERVAÇÃO DO MEIO; HOUVE, APENAS, UM QUESTIONÁRIO AVALIATIVO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO AUDIOVISUAL., CURTA-METRAGEM., VISIBILIDADE., CURSO TÉCNICO INTEGRADO., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA117_ID1901_29072021114053.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA SOARES SANTOS RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "EDUARDA RODRIGUES" "autor_email" => "dudasoaressantoss@gmail.c" "autor_ies" => "IFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }