RELAÇÕES RACIAIS NA LITERATURA INFANTIL: POSSIBILIDADES DE REPRESENTAÇÃO POSITIVA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79952 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 653 "inscrito_id" => 2964 "titulo" => "RELAÇÕES RACIAIS NA LITERATURA INFANTIL: POSSIBILIDADES DE REPRESENTAÇÃO POSITIVA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO É PARTE DE UMA PESQUISA MONOGRÁFICA, EM FASE DE FINALIZAÇÃO, DESENVOLVIDA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEMG, UNIDADE IBIRITÉ E TEVE COMO HORIZONTE A DISCUSSÃO SOBRE AS RELAÇÕES RACIAIS NO CONTEXTO DA LITERATURA INFANTIL, A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DE REPRESENTATIVIDADE POSITIVA DA CULTURA AFRO BRASILEIRA E CONSIDERANDO POSSIBILIDADES DE AÇÕES AFIRMATIVAS QUE OS ESPAÇOS DE ESCOLARIZAÇÃO FORMAL PODEM ASSUMIR. A ABORDAGEM METODOLÓGICA É DO TIPO QUALITATIVA E CONTOU COM A REVISÃO DE LITERATURA E PESQUISA DOCUMENTAL. FOI REALIZADA A APRESENTAÇÃO DE UM LIVRO DE LITERATURA INFANTIL A PARTIR DE CATEGORIAS ANALÍTICAS RELACIONADAS À QUESTÕES RACIAIS, ENTRE ELAS ELEMENTOS IDENTITÁRIOS, TRAÇOS FÍSICOS, CULTURA E ARTE AFRO-BRASILEIRA. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM SER POSSÍVEL TRABALHAR DESDE A INFÂNCIA COM TEMAS RELACIONADOS AO RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO POSITIVA DO POVO NEGRO E, CONSEQUENTEMENTE, COM A CULTURA AFRO-BRASILEIRA. CONCLUI-SE QUE É IMPRESCINDÍVEL A REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA INFANTIL COMO UM MECANISMO DE (DES)CONSTRUÇÃO, EMPODERAMENTO E PROBLEMATIZAÇÃO, POR MEIO DE ELEMENTOS TEXTUAIS E VISUAIS PRESENTES NOS ENREDOS E ILUSTRAÇÕES DE LIVROS LITERÁRIOS, O QUE PODE POTENCIALIZAR A AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL DE CRIANÇAS NEGRAS. NESSE CENÁRIO, ALÉM DAS POSSIBILIDADES, SÃO RECORRENTES OS DESAFIOS E AS EXPECTATIVAS, SOBRETUDO, NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NA E PELA ESCOLA, O QUE APONTA PARA A NECESSIDADE DE APROFUNDAMENTO EM NOVAS INVESTIGAÇÕES CIENTÍFICAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "RELAÇÕES RACIAIS, LITERATURA INFANTIL, AÇÕES AFIRMATIVAS, EDUCAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA106_ID2964_28072021233809.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAYARA ARAÚJO DOS SANTOS " "autor_nome_curto" => "NAYARA ARAÚJO " "autor_email" => "nayara.araujo1609@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79952 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 653 "inscrito_id" => 2964 "titulo" => "RELAÇÕES RACIAIS NA LITERATURA INFANTIL: POSSIBILIDADES DE REPRESENTAÇÃO POSITIVA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO É PARTE DE UMA PESQUISA MONOGRÁFICA, EM FASE DE FINALIZAÇÃO, DESENVOLVIDA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEMG, UNIDADE IBIRITÉ E TEVE COMO HORIZONTE A DISCUSSÃO SOBRE AS RELAÇÕES RACIAIS NO CONTEXTO DA LITERATURA INFANTIL, A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DE REPRESENTATIVIDADE POSITIVA DA CULTURA AFRO BRASILEIRA E CONSIDERANDO POSSIBILIDADES DE AÇÕES AFIRMATIVAS QUE OS ESPAÇOS DE ESCOLARIZAÇÃO FORMAL PODEM ASSUMIR. A ABORDAGEM METODOLÓGICA É DO TIPO QUALITATIVA E CONTOU COM A REVISÃO DE LITERATURA E PESQUISA DOCUMENTAL. FOI REALIZADA A APRESENTAÇÃO DE UM LIVRO DE LITERATURA INFANTIL A PARTIR DE CATEGORIAS ANALÍTICAS RELACIONADAS À QUESTÕES RACIAIS, ENTRE ELAS ELEMENTOS IDENTITÁRIOS, TRAÇOS FÍSICOS, CULTURA E ARTE AFRO-BRASILEIRA. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM SER POSSÍVEL TRABALHAR DESDE A INFÂNCIA COM TEMAS RELACIONADOS AO RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO POSITIVA DO POVO NEGRO E, CONSEQUENTEMENTE, COM A CULTURA AFRO-BRASILEIRA. CONCLUI-SE QUE É IMPRESCINDÍVEL A REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA INFANTIL COMO UM MECANISMO DE (DES)CONSTRUÇÃO, EMPODERAMENTO E PROBLEMATIZAÇÃO, POR MEIO DE ELEMENTOS TEXTUAIS E VISUAIS PRESENTES NOS ENREDOS E ILUSTRAÇÕES DE LIVROS LITERÁRIOS, O QUE PODE POTENCIALIZAR A AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL DE CRIANÇAS NEGRAS. NESSE CENÁRIO, ALÉM DAS POSSIBILIDADES, SÃO RECORRENTES OS DESAFIOS E AS EXPECTATIVAS, SOBRETUDO, NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NA E PELA ESCOLA, O QUE APONTA PARA A NECESSIDADE DE APROFUNDAMENTO EM NOVAS INVESTIGAÇÕES CIENTÍFICAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "RELAÇÕES RACIAIS, LITERATURA INFANTIL, AÇÕES AFIRMATIVAS, EDUCAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA106_ID2964_28072021233809.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAYARA ARAÚJO DOS SANTOS " "autor_nome_curto" => "NAYARA ARAÚJO " "autor_email" => "nayara.araujo1609@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }