Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BIOQUÍMICA APLICADA À PRÁTICA MÉDICA: BIOQCLÍNICA DA EMERGÊNCIA – O JOGO

Palavra-chaves: JOGO DIDÁTICO, BIOQUÍMICA, GRADUAÇÃO, MEDICINA, Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80033
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 747
    "inscrito_id" => 3379
    "titulo" => """
      BIOQUÍMICA APLICADA À PRÁTICA MÉDICA:\r\n
      BIOQCLÍNICA DA EMERGÊNCIA – O JOGO
      """
    "resumo" => """
      A BIOQU?MICA, MUITAS VEZES, ? CONSIDERADA UMA DISCIPLINA COMPLEXA, O QUE TORNA SEU ENSINO E\r\n
      APRENDIZAGEM MAIS DESAFIADORES. SENDO ASSIM, A INSER??O DE JOGOS DID?TICOS BASEADOS EM CASOS\r\n
      CL?NICOS FOI EFETUADA NO CONTE?DO PROGRAM?TICO DA DISCIPLINA PARA O CURSO DE MEDICINA DA UFF.\r\n
      O TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO GERAL DESENVOLVER UM JOGO DID?TICO ATRAV?S DO USO DE CASOS\r\n
      CL?NICOS. A PROPOSTA CENTRAL ? DISCUTIR, DE FORMA PR?TICA E APLICADA, CONTE?DOS ABORDADOS NA\r\n
      BIOQU?MICA. FOI ELABORADO UM BANCO DE CASOS CL?NICOS E EXAMES LABORATORIAIS, SIMULANDO UM\r\n
      PLANT?O DE EMERG?NCIA. CADA CASO, APRESENTADO EM FORMA DE CARTA, REPRESENTA UM PACIENTE A SER\r\n
      ATENDIDO. OS CASOS FORAM ORGANIZADOS PARA SEREM RESOLVIDOS EM GRUPOS DE 7 ALUNOS DIVIDIDOS\r\n
      EM DUPLAS E 1 ?CONDUTOR? DO JOGO. CADA DUPLA RESPONDE AO ?CONDUTOR?, DE ACORDO COM A\r\n
      SOLICITA??O E INTERPRETA??O DE EXAMES BIOQU?MICOS. A DUPLA QUE EFETUAR MAIOR PONTUA??O, GANHA\r\n
      O JOGO. H? CARTAS QUE OFERECEM PONTUA??O EXTRA OU RETIRAM PONTOS DOS ?M?DICOS? MEDIANTE\r\n
      SITUA??ES SOCIAIS E ?TICAS QUE POSSAM OCORRER NO PLANT?O. POSTERIORMENTE, UM QUESTION?RIO\r\n
      AVALIATIVO FOI DISPONIBILIZADO. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE DENTRE OS CONTE?DOS ABORDADOS, O DE\r\n
      MAIOR APROVEITAMENTO (80% DE ACERTO) FOI METABOLISMO DE LIP?DEOS. A AN?LISE DOS QUESTION?RIOS\r\n
      MOSTROU QUE: OS CASOS FORAM CLAROS E APROXIMOU OS ALUNOS DA PR?TICA M?DICA; FOI UMA ATIVIDADE\r\n
      INTERESSANTE/ ?TIL E MOSTROU A IMPORT?NCIA DA BIOQU?MICA NA PR?TICA M?DICA. PORTANTO, O JOGO\r\n
      ?EMERG?NCIA BIOQCL?NICA? MOSTROU-SE EFETIVO NO ENSINO/ APRENDIZAGEM DOS CONTE?DOS\r\n
      DISCUTIDOS NA DISCIPLINA BIOQU?MICA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO, BIOQUÍMICA, GRADUAÇÃO, MEDICINA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA116_ID3379_29072021143107.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARYANAH LIMA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARYANAH LIMA SILVA"
    "autor_email" => "maryanahs@id.uff.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80033
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 747
    "inscrito_id" => 3379
    "titulo" => """
      BIOQUÍMICA APLICADA À PRÁTICA MÉDICA:\r\n
      BIOQCLÍNICA DA EMERGÊNCIA – O JOGO
      """
    "resumo" => """
      A BIOQU?MICA, MUITAS VEZES, ? CONSIDERADA UMA DISCIPLINA COMPLEXA, O QUE TORNA SEU ENSINO E\r\n
      APRENDIZAGEM MAIS DESAFIADORES. SENDO ASSIM, A INSER??O DE JOGOS DID?TICOS BASEADOS EM CASOS\r\n
      CL?NICOS FOI EFETUADA NO CONTE?DO PROGRAM?TICO DA DISCIPLINA PARA O CURSO DE MEDICINA DA UFF.\r\n
      O TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO GERAL DESENVOLVER UM JOGO DID?TICO ATRAV?S DO USO DE CASOS\r\n
      CL?NICOS. A PROPOSTA CENTRAL ? DISCUTIR, DE FORMA PR?TICA E APLICADA, CONTE?DOS ABORDADOS NA\r\n
      BIOQU?MICA. FOI ELABORADO UM BANCO DE CASOS CL?NICOS E EXAMES LABORATORIAIS, SIMULANDO UM\r\n
      PLANT?O DE EMERG?NCIA. CADA CASO, APRESENTADO EM FORMA DE CARTA, REPRESENTA UM PACIENTE A SER\r\n
      ATENDIDO. OS CASOS FORAM ORGANIZADOS PARA SEREM RESOLVIDOS EM GRUPOS DE 7 ALUNOS DIVIDIDOS\r\n
      EM DUPLAS E 1 ?CONDUTOR? DO JOGO. CADA DUPLA RESPONDE AO ?CONDUTOR?, DE ACORDO COM A\r\n
      SOLICITA??O E INTERPRETA??O DE EXAMES BIOQU?MICOS. A DUPLA QUE EFETUAR MAIOR PONTUA??O, GANHA\r\n
      O JOGO. H? CARTAS QUE OFERECEM PONTUA??O EXTRA OU RETIRAM PONTOS DOS ?M?DICOS? MEDIANTE\r\n
      SITUA??ES SOCIAIS E ?TICAS QUE POSSAM OCORRER NO PLANT?O. POSTERIORMENTE, UM QUESTION?RIO\r\n
      AVALIATIVO FOI DISPONIBILIZADO. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE DENTRE OS CONTE?DOS ABORDADOS, O DE\r\n
      MAIOR APROVEITAMENTO (80% DE ACERTO) FOI METABOLISMO DE LIP?DEOS. A AN?LISE DOS QUESTION?RIOS\r\n
      MOSTROU QUE: OS CASOS FORAM CLAROS E APROXIMOU OS ALUNOS DA PR?TICA M?DICA; FOI UMA ATIVIDADE\r\n
      INTERESSANTE/ ?TIL E MOSTROU A IMPORT?NCIA DA BIOQU?MICA NA PR?TICA M?DICA. PORTANTO, O JOGO\r\n
      ?EMERG?NCIA BIOQCL?NICA? MOSTROU-SE EFETIVO NO ENSINO/ APRENDIZAGEM DOS CONTE?DOS\r\n
      DISCUTIDOS NA DISCIPLINA BIOQU?MICA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO, BIOQUÍMICA, GRADUAÇÃO, MEDICINA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA116_ID3379_29072021143107.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARYANAH LIMA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARYANAH LIMA SILVA"
    "autor_email" => "maryanahs@id.uff.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A BIOQU?MICA, MUITAS VEZES, ? CONSIDERADA UMA DISCIPLINA COMPLEXA, O QUE TORNA SEU ENSINO E APRENDIZAGEM MAIS DESAFIADORES. SENDO ASSIM, A INSER??O DE JOGOS DID?TICOS BASEADOS EM CASOS CL?NICOS FOI EFETUADA NO CONTE?DO PROGRAM?TICO DA DISCIPLINA PARA O CURSO DE MEDICINA DA UFF. O TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO GERAL DESENVOLVER UM JOGO DID?TICO ATRAV?S DO USO DE CASOS CL?NICOS. A PROPOSTA CENTRAL ? DISCUTIR, DE FORMA PR?TICA E APLICADA, CONTE?DOS ABORDADOS NA BIOQU?MICA. FOI ELABORADO UM BANCO DE CASOS CL?NICOS E EXAMES LABORATORIAIS, SIMULANDO UM PLANT?O DE EMERG?NCIA. CADA CASO, APRESENTADO EM FORMA DE CARTA, REPRESENTA UM PACIENTE A SER ATENDIDO. OS CASOS FORAM ORGANIZADOS PARA SEREM RESOLVIDOS EM GRUPOS DE 7 ALUNOS DIVIDIDOS EM DUPLAS E 1 ?CONDUTOR? DO JOGO. CADA DUPLA RESPONDE AO ?CONDUTOR?, DE ACORDO COM A SOLICITA??O E INTERPRETA??O DE EXAMES BIOQU?MICOS. A DUPLA QUE EFETUAR MAIOR PONTUA??O, GANHA O JOGO. H? CARTAS QUE OFERECEM PONTUA??O EXTRA OU RETIRAM PONTOS DOS ?M?DICOS? MEDIANTE SITUA??ES SOCIAIS E ?TICAS QUE POSSAM OCORRER NO PLANT?O. POSTERIORMENTE, UM QUESTION?RIO AVALIATIVO FOI DISPONIBILIZADO. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE DENTRE OS CONTE?DOS ABORDADOS, O DE MAIOR APROVEITAMENTO (80% DE ACERTO) FOI METABOLISMO DE LIP?DEOS. A AN?LISE DOS QUESTION?RIOS MOSTROU QUE: OS CASOS FORAM CLAROS E APROXIMOU OS ALUNOS DA PR?TICA M?DICA; FOI UMA ATIVIDADE INTERESSANTE/ ?TIL E MOSTROU A IMPORT?NCIA DA BIOQU?MICA NA PR?TICA M?DICA. PORTANTO, O JOGO ?EMERG?NCIA BIOQCL?NICA? MOSTROU-SE EFETIVO NO ENSINO/ APRENDIZAGEM DOS CONTE?DOS DISCUTIDOS NA DISCIPLINA BIOQU?MICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.