ENTRAVES E DISCUSSÕES: DO LETRAMENTO DIGITAL À INCLUSÃO SOCIAL
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80710 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1682 "inscrito_id" => 7729 "titulo" => "ENTRAVES E DISCUSSÕES: DO LETRAMENTO DIGITAL À INCLUSÃO SOCIAL" "resumo" => "TOMANDO COMO BASE OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN’S) QUE PRESSUPÕEM QUE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM CARACTERIZA-SE POR SER SOCIOINTERATIVO, HÁ A NECESSIDADE DA UTILIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL, UMA VEZ QUE ESTA FAZ PARTE DO CONTEXTO NO QUAL OS SUJEITOS ESTÃO INSERIDOS. NO CONTEXTO EM QUE A SOCIEDADE SE ENCONTRA, OBSERVA-SE QUE A MESMA SE CARACTERIZA PELO INCOMENSURÁVEL DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E CIENTÍFICO, O QUE FAZ COM QUE SE TORNE INDISPENSÁVEL A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL COMO FORMA DE TANTO AUXILIAR O PROFESSOR NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO, COMO TAMBÉM A NECESSIDADE DE CONSIDERAR O AMBIENTE SOCIOCULTURAL QUE ENVOLVE OS AGENTES DESSE PROCESSO PARA QUE HAJA A INCLUSÃO SOCIAL. DESTA FORMA, NOTA-SE O CARÁTER DEMOCRÁTICO QUE AS NOVAS TECNOLOGIAS PROMOVEM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, UMA VEZ QUE ESTA FERRAMENTA NÃO É UMA PRERROGATIVA APENAS DE CLASSES SOCIAIS MAIS ABASTADAS. A PARTIR DISSO, COMPREENDE-SE QUE A PRÁTICA LETRADA MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS É ALGO RECORRENTE NO COTIDIANO DOS DISCENTES E QUE A ESCOLA NÃO PODE IGNORÁ-LAS. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO ESTES FATOS, RELACIONANDO-OS À AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA, OBJETIVA-SE, NESTE TRABALHO, PROMOVER UMA DISCUSSÃO TEÓRICA ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE AS NOVAS TECNOLOGIAS E A INCLUSÃO SOCIAL POR MEIO DO LETRAMENTO DIGITAL, PARTINDO DE UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO E DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, A PARTIR DE TRABALHOS PRÉVIOS JÁ DESENVOLVIDOS ACERCA DA TEMÁTICA AQUI EM ESTUDO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, INCLUSÃO SOCIAL, INCLUSÃO EDUCACIONAL, EXERCÍCIO DA CIDADANIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA111_ID9356_27082021073457.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARA MAYARA DE ALMEIDA VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "CLARA VASCONCELOS" "autor_email" => "claramay.vasconcelos@gmai" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80710 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1682 "inscrito_id" => 7729 "titulo" => "ENTRAVES E DISCUSSÕES: DO LETRAMENTO DIGITAL À INCLUSÃO SOCIAL" "resumo" => "TOMANDO COMO BASE OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN’S) QUE PRESSUPÕEM QUE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM CARACTERIZA-SE POR SER SOCIOINTERATIVO, HÁ A NECESSIDADE DA UTILIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL, UMA VEZ QUE ESTA FAZ PARTE DO CONTEXTO NO QUAL OS SUJEITOS ESTÃO INSERIDOS. NO CONTEXTO EM QUE A SOCIEDADE SE ENCONTRA, OBSERVA-SE QUE A MESMA SE CARACTERIZA PELO INCOMENSURÁVEL DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E CIENTÍFICO, O QUE FAZ COM QUE SE TORNE INDISPENSÁVEL A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL COMO FORMA DE TANTO AUXILIAR O PROFESSOR NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO, COMO TAMBÉM A NECESSIDADE DE CONSIDERAR O AMBIENTE SOCIOCULTURAL QUE ENVOLVE OS AGENTES DESSE PROCESSO PARA QUE HAJA A INCLUSÃO SOCIAL. DESTA FORMA, NOTA-SE O CARÁTER DEMOCRÁTICO QUE AS NOVAS TECNOLOGIAS PROMOVEM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, UMA VEZ QUE ESTA FERRAMENTA NÃO É UMA PRERROGATIVA APENAS DE CLASSES SOCIAIS MAIS ABASTADAS. A PARTIR DISSO, COMPREENDE-SE QUE A PRÁTICA LETRADA MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS É ALGO RECORRENTE NO COTIDIANO DOS DISCENTES E QUE A ESCOLA NÃO PODE IGNORÁ-LAS. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO ESTES FATOS, RELACIONANDO-OS À AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA, OBJETIVA-SE, NESTE TRABALHO, PROMOVER UMA DISCUSSÃO TEÓRICA ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE AS NOVAS TECNOLOGIAS E A INCLUSÃO SOCIAL POR MEIO DO LETRAMENTO DIGITAL, PARTINDO DE UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO E DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, A PARTIR DE TRABALHOS PRÉVIOS JÁ DESENVOLVIDOS ACERCA DA TEMÁTICA AQUI EM ESTUDO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, INCLUSÃO SOCIAL, INCLUSÃO EDUCACIONAL, EXERCÍCIO DA CIDADANIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA111_ID9356_27082021073457.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARA MAYARA DE ALMEIDA VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "CLARA VASCONCELOS" "autor_email" => "claramay.vasconcelos@gmai" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }