TOMANDO COMO BASE OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN’S) QUE PRESSUPÕEM QUE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM CARACTERIZA-SE POR SER SOCIOINTERATIVO, HÁ A NECESSIDADE DA UTILIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL, UMA VEZ QUE ESTA FAZ PARTE DO CONTEXTO NO QUAL OS SUJEITOS ESTÃO INSERIDOS. NO CONTEXTO EM QUE A SOCIEDADE SE ENCONTRA, OBSERVA-SE QUE A MESMA SE CARACTERIZA PELO INCOMENSURÁVEL DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E CIENTÍFICO, O QUE FAZ COM QUE SE TORNE INDISPENSÁVEL A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL COMO FORMA DE TANTO AUXILIAR O PROFESSOR NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO, COMO TAMBÉM A NECESSIDADE DE CONSIDERAR O AMBIENTE SOCIOCULTURAL QUE ENVOLVE OS AGENTES DESSE PROCESSO PARA QUE HAJA A INCLUSÃO SOCIAL. DESTA FORMA, NOTA-SE O CARÁTER DEMOCRÁTICO QUE AS NOVAS TECNOLOGIAS PROMOVEM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, UMA VEZ QUE ESTA FERRAMENTA NÃO É UMA PRERROGATIVA APENAS DE CLASSES SOCIAIS MAIS ABASTADAS. A PARTIR DISSO, COMPREENDE-SE QUE A PRÁTICA LETRADA MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS É ALGO RECORRENTE NO COTIDIANO DOS DISCENTES E QUE A ESCOLA NÃO PODE IGNORÁ-LAS. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO ESTES FATOS, RELACIONANDO-OS À AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA, OBJETIVA-SE, NESTE TRABALHO, PROMOVER UMA DISCUSSÃO TEÓRICA ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE AS NOVAS TECNOLOGIAS E A INCLUSÃO SOCIAL POR MEIO DO LETRAMENTO DIGITAL, PARTINDO DE UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO E DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, A PARTIR DE TRABALHOS PRÉVIOS JÁ DESENVOLVIDOS ACERCA DA TEMÁTICA AQUI EM ESTUDO.