ESTE ARTIGO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR AS POSSÍVEIS RELAÇÕES E DISTANCIAMENTOS DA LEI 13.415/2017 DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A CONCEPÇÃO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES DESSA MODALIDADE DE ENSINO. A REFORMA DO ENSINO MÉDIO ALTEROU EM VÁRIOS SENTIDOS A EDUCAÇÃO BÁSICA, DESDE A CARGA HORÁRIA ESCOLAR ATÉ A GRADE CURRICULAR. PARA COMPREENDER MELHOR TAIS MUDANÇAS, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS ONLINE COMPOSTAS POR OITO QUESTIONAMENTOS COM A PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES ATIVOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, JUNTAMENTE COM OS PRESSUPOSTOS DE (CELSO JOÃO FERRETI) E ROSIMAR SERENA SIQUEIRA ESQUINASILI, II E JARBAS DAMETTO II, IV). OS RESULTADOS INDICARAM QUE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO AINDA TEM MUITOS PONTOS A SEREM AVALIADOS E ESTUDADOS PARA QUE SE CONSIGA ATENDER SATISFATORIAMENTE A CLASSE EDUCACIONAL. PERCEBEU-SE TAMBÉM A NECESSIDADE DE UM MAIOR ESTUDO SOBRE A REFORMA POR PARTE DOS PROFESSORES, POIS ELES PRECISAM COMPREENDER BEM O QUE IMPLICA TAL LEI UMA VEZ QUE ELA IMPACTA DIRETAMENTE EM SUAS PRÁTICAS.