AULAS PRÁTICAS REMOTAS DE EMBRIOLOGIA E
HISTOLOGIA COMO UM FACILITADOR NO PROCESSO DE
APRENDIZAGEM DIANTE DO CONTEXTO PANDÊMICO
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80344 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1155 "inscrito_id" => 2103 "titulo" => """ AULAS PRÁTICAS REMOTAS DE EMBRIOLOGIA E\r\n HISTOLOGIA COMO UM FACILITADOR NO PROCESSO DE\r\n APRENDIZAGEM DIANTE DO CONTEXTO PANDÊMICO """ "resumo" => "A EMBRIOLOGIA CORRESPONDE AO ESTUDO DOS EMBRI?ES, ENGLOBANDO OS PROCESSOS QUE OCORREM DESDE A FECUNDA??O AT? O NASCIMENTO E ETAPA NEONATAL. ESTA ?REA, A QUAL ABORDA O DESENVOLVIMENTO EMBRION?RIO E A HISTOLOGIA ENFRENTA DIVERSAS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO, AS QUAIS SE INTENSIFICAM COM O USO EXACERBADO DE NOMENCLATURAS ESPEC?FICAS E COM A GRANDE QUANTIDADE DE DETALHES EXISTENTES NO DESENVOLVIMENTO DO EMBRI?O, TORNANDO O ESTUDO MAIS CANSATIVO E DESESTIMULANTE. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ELABORAR AULAS PR?TICAS VIRTUAIS DE EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA, E VERIFICAR SEUS IMPACTOS NO PROCESSO FORMATIVO DOS ESTUDANTES PARTICIPANTES DESTAS AULAS. O TRABALHO FOI REALIZADO COM DISCENTES DOS CURSOS DE CI?NCIAS BIOL?GICAS E BIOMEDICINA DA UFPB. A AULA PR?TICA REMOTA DE EMBRIOLOGIA SE DEU ATRAV?S DE GRAVA??O E EDI??O DE V?DEO UTILIZANDO MODELOS DID?TICOS E PE?AS ANAT?MICAS, SENDO PROIBIDO O DOWNLOAD OU QUALQUER M?TODO DE PROPAGA??O DO MATERIAL; J? AS DE HISTOLOGIA FORAM FEITAS POR MEIO DO SITE HISTOLOGYGUIDE.COM. TODAS AS AULAS PR?TICAS DESENVOLVIDAS FORAM RELEVANTES E CONTRIBU?RAM COM O PROCESSO DE APRENDIZADO DOS ALUNOS, NO ENTANTO, FICOU EVIDENTE QUE ELES SENTEM FALTA DAS AULAS PR?TICAS PRESENCIAIS, POIS ELAS T?M UM MAIOR RETORNO POSITIVO. O TRABALHO P?DE CONTRIBUIR SIGNIFICATIVAMENTE COM O PROCESSO DE FORMA??O DE CONHECIMENTO DOS DISCENTES QUE PARTICIPARAM DAS ATIVIDADES, POIS FOI POSS?VEL COLOC?-LOS COMO AUTORES DE SEU PR?PRIO APRENDIZADO E ESTIMULAR A PARTICIPA??O A N?VEL INDIVIDUAL E COLETIVA, AL?M DE CONTRIBUIR COM O APRIMORAMENTO DE SENSO CIENT?FICO, CR?TICO, ACAD?MICO, PESSOAL E PROFISSIONAL DE TODOS OS INDIV?DUOS ENVOLVIDOS NAS ATIVIDADES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO, AULAS REMOTAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA117_ID2103_07092021204112.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIKA DIAS RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ERIKA DIAS" "autor_email" => "rodrigueserika55@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80344 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1155 "inscrito_id" => 2103 "titulo" => """ AULAS PRÁTICAS REMOTAS DE EMBRIOLOGIA E\r\n HISTOLOGIA COMO UM FACILITADOR NO PROCESSO DE\r\n APRENDIZAGEM DIANTE DO CONTEXTO PANDÊMICO """ "resumo" => "A EMBRIOLOGIA CORRESPONDE AO ESTUDO DOS EMBRI?ES, ENGLOBANDO OS PROCESSOS QUE OCORREM DESDE A FECUNDA??O AT? O NASCIMENTO E ETAPA NEONATAL. ESTA ?REA, A QUAL ABORDA O DESENVOLVIMENTO EMBRION?RIO E A HISTOLOGIA ENFRENTA DIVERSAS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO, AS QUAIS SE INTENSIFICAM COM O USO EXACERBADO DE NOMENCLATURAS ESPEC?FICAS E COM A GRANDE QUANTIDADE DE DETALHES EXISTENTES NO DESENVOLVIMENTO DO EMBRI?O, TORNANDO O ESTUDO MAIS CANSATIVO E DESESTIMULANTE. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ELABORAR AULAS PR?TICAS VIRTUAIS DE EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA, E VERIFICAR SEUS IMPACTOS NO PROCESSO FORMATIVO DOS ESTUDANTES PARTICIPANTES DESTAS AULAS. O TRABALHO FOI REALIZADO COM DISCENTES DOS CURSOS DE CI?NCIAS BIOL?GICAS E BIOMEDICINA DA UFPB. A AULA PR?TICA REMOTA DE EMBRIOLOGIA SE DEU ATRAV?S DE GRAVA??O E EDI??O DE V?DEO UTILIZANDO MODELOS DID?TICOS E PE?AS ANAT?MICAS, SENDO PROIBIDO O DOWNLOAD OU QUALQUER M?TODO DE PROPAGA??O DO MATERIAL; J? AS DE HISTOLOGIA FORAM FEITAS POR MEIO DO SITE HISTOLOGYGUIDE.COM. TODAS AS AULAS PR?TICAS DESENVOLVIDAS FORAM RELEVANTES E CONTRIBU?RAM COM O PROCESSO DE APRENDIZADO DOS ALUNOS, NO ENTANTO, FICOU EVIDENTE QUE ELES SENTEM FALTA DAS AULAS PR?TICAS PRESENCIAIS, POIS ELAS T?M UM MAIOR RETORNO POSITIVO. O TRABALHO P?DE CONTRIBUIR SIGNIFICATIVAMENTE COM O PROCESSO DE FORMA??O DE CONHECIMENTO DOS DISCENTES QUE PARTICIPARAM DAS ATIVIDADES, POIS FOI POSS?VEL COLOC?-LOS COMO AUTORES DE SEU PR?PRIO APRENDIZADO E ESTIMULAR A PARTICIPA??O A N?VEL INDIVIDUAL E COLETIVA, AL?M DE CONTRIBUIR COM O APRIMORAMENTO DE SENSO CIENT?FICO, CR?TICO, ACAD?MICO, PESSOAL E PROFISSIONAL DE TODOS OS INDIV?DUOS ENVOLVIDOS NAS ATIVIDADES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO, AULAS REMOTAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA117_ID2103_07092021204112.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIKA DIAS RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ERIKA DIAS" "autor_email" => "rodrigueserika55@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }