O ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS ATRAVÉS DO PROAFE (PROGRAMA DE APOIO À FORMAÇÃO E AO ENSINO)
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80013 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 727 "inscrito_id" => 2872 "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS ATRAVÉS DO PROAFE (PROGRAMA DE APOIO À FORMAÇÃO E AO ENSINO)" "resumo" => "MUITOS SÃO OS DESAFIOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA ATUALIDADE. DESSE MODO, SALIENTAMOS A IMPORTÂNCIA DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO, COMO TAMBÉM DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS, VISTO QUE, OS MESMOS PODEM CONTRIBUIR PARA UM PROCESSO EDUCATIVO MAIS EFICIENTE. NESSE PERÍODO DE MUDANÇAS CONSTANTES E BUSCAS POR NOVOS CONHECIMENTOS E NOVAS TECNOLOGIAS, CABE NÃO SÓ AOS PROFESSORES COMO TAMBÉM A TODA COMUNIDADE ESCOLAR BUSCAR MANEIRAS PARA SE TER UM ENSINO DE QUALIDADE, E DESSE MODO, A UTILIZAÇÃO DE MUSEUS DE CIÊNCIAS PODEM CONTRIBUIR DE FORMA EFETIVA PARA CONSTRUÇÃO DO SABER (MARANDINO, 2003; ARAÚJO E ABIB 2003; SASSERON E CARVALHO, 2008; PEREIRA E BRAGA, 2013; MONTEIRO ET AL, 2014; TEMPESTA E GOMES 2017). NESSE CONTEXTO, ESTE TRABALHO TRATA-SE DO RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PROAFE, EM QUE SE OBJETIVOU A APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE ENSINO COM ABORDAGEM EXPERIMENTAL EM CIÊNCIAS/FÍSICA, UTILIZANDO-SE UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO: O ESPAÇO DO MUSEU VIVO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA “LYNALDO CAVALCANTE”, ATRAVÉS DE UMA PARCERIA ENTRE A UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA E A PREFEITURA DE CAMPINA GRANDE. A PROPOSTA FOI DESENVOLVIDA E APLICADA COM ALUNOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO, ONDE FOI ABORDADO O CONTEÚDO DE ELETROSTÁTICA, ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS. APÓS A REALIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS, OBSERVOU-SE QUE OS ALUNOS COMPREENDERAM OS CONCEITOS E FENÔMENOS TRABALHADOS, UMA VEZ QUE OS MESMOS RELATARAM QUE SE SENTIRAM MAIS MOTIVADOS ATRAVÉS DAS ATIVIDADES REALIZADAS, RELACIONANDO O CONTEÚDO APRESENTADO DE FORMA EXPERIMENTAL COM O SEU COTIDIANO, PROPICIANDO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ESPAÇOS NÃO-FORMAIS, PROAFE, ENSINO DE CIÊNCIAS, EXPERIMENTAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID2872_29072021133347.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANO DE ALBUQUERQUE RAPOSO" "autor_nome_curto" => "FABIANO" "autor_email" => "fabiano.raposo@aluno.uepb" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80013 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 727 "inscrito_id" => 2872 "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS ATRAVÉS DO PROAFE (PROGRAMA DE APOIO À FORMAÇÃO E AO ENSINO)" "resumo" => "MUITOS SÃO OS DESAFIOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA ATUALIDADE. DESSE MODO, SALIENTAMOS A IMPORTÂNCIA DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO, COMO TAMBÉM DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS, VISTO QUE, OS MESMOS PODEM CONTRIBUIR PARA UM PROCESSO EDUCATIVO MAIS EFICIENTE. NESSE PERÍODO DE MUDANÇAS CONSTANTES E BUSCAS POR NOVOS CONHECIMENTOS E NOVAS TECNOLOGIAS, CABE NÃO SÓ AOS PROFESSORES COMO TAMBÉM A TODA COMUNIDADE ESCOLAR BUSCAR MANEIRAS PARA SE TER UM ENSINO DE QUALIDADE, E DESSE MODO, A UTILIZAÇÃO DE MUSEUS DE CIÊNCIAS PODEM CONTRIBUIR DE FORMA EFETIVA PARA CONSTRUÇÃO DO SABER (MARANDINO, 2003; ARAÚJO E ABIB 2003; SASSERON E CARVALHO, 2008; PEREIRA E BRAGA, 2013; MONTEIRO ET AL, 2014; TEMPESTA E GOMES 2017). NESSE CONTEXTO, ESTE TRABALHO TRATA-SE DO RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PROAFE, EM QUE SE OBJETIVOU A APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE ENSINO COM ABORDAGEM EXPERIMENTAL EM CIÊNCIAS/FÍSICA, UTILIZANDO-SE UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO: O ESPAÇO DO MUSEU VIVO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA “LYNALDO CAVALCANTE”, ATRAVÉS DE UMA PARCERIA ENTRE A UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA E A PREFEITURA DE CAMPINA GRANDE. A PROPOSTA FOI DESENVOLVIDA E APLICADA COM ALUNOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO, ONDE FOI ABORDADO O CONTEÚDO DE ELETROSTÁTICA, ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS. APÓS A REALIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS, OBSERVOU-SE QUE OS ALUNOS COMPREENDERAM OS CONCEITOS E FENÔMENOS TRABALHADOS, UMA VEZ QUE OS MESMOS RELATARAM QUE SE SENTIRAM MAIS MOTIVADOS ATRAVÉS DAS ATIVIDADES REALIZADAS, RELACIONANDO O CONTEÚDO APRESENTADO DE FORMA EXPERIMENTAL COM O SEU COTIDIANO, PROPICIANDO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ESPAÇOS NÃO-FORMAIS, PROAFE, ENSINO DE CIÊNCIAS, EXPERIMENTAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID2872_29072021133347.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANO DE ALBUQUERQUE RAPOSO" "autor_nome_curto" => "FABIANO" "autor_email" => "fabiano.raposo@aluno.uepb" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }