SABE-SE QUE A ESCOLA DESEMPENHA UM PAPEL IMPORTANTE NO ESCLARECIMENTO DE INFORMAÇÕES ACERCA DA SEXUALIDADE; SISTEMA REPRODUTOR HUMANOS FEMININO E MASCULINO; GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E OUTRAS ABORDAGENS, DEVENDO AUXILIAR OS ADOLESCENTES NAS SUAS ESCOLHAS E PROPORCIONAR UM CONHECIMENTO SEGURO. DIANTE DESSA PROBLEMÁTICA O PRESENTE TRABALHO “A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DA TEMÁTICA “GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA”
COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL”, TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO SENSIBILIZAR O ALUNADO SOBRE A GRAVIDEZ PRECOCE E INDESEJADA NA ADOLESCÊNCIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS. O PRESENTE ESTUDO CARACTERIZA-SE COMO UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, SEGUINDO OS PRESSUPOSTOS DE UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, ANALISANDO A REALIDADE SEGUNDO A PERSPECTIVA DOS SUJEITOS PARTICIPANTES DA PESQUISA, SEM MEDIR OU UTILIZAR ELEMENTOS ESTATÍSTICOS PARA ANÁLISE DOS DADOS. A PESQUISA OCORREU NUMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL LOCALIZADA NA CIDADE DE TORITAMA- PE. O PROJETO FOI DESENVOLVIDO NUM PERÍODO COMPREENDIDO EM SEIS ENCONTROS CORRESPONDENTE A SEIS AULAS, SENDO QUATRO COM AULAS TEÓRICAS E DUAS COM AULAS PRÁTICAS. OS TEMAS GERADORES TRABALHADOS FORAM: SEXUALIDADE; SISTEMA REPRODUTOR FEMININO E MASCULINO; GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E MÉTODOS CONTRACEPTIVOS DANDO ÊNFASE AS CONSEQUÊNCIAS DO SEXO INSEGURO E DE UMA GRAVIDEZ PRECOCE E INDESEJADA. NO ÚLTIMO ENCONTRO DA EXECUÇÃO DO PROJETO FOI REALIZADA UMA RODA DE CONVERSA E REGISTRADO OS RELATOS DOS ALUNOS COM RELAÇÃO A ATIVIDADE PRÁTICA DESENVOLVIDA POR ELES. POR MEIO DA PESQUISA FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE A MAIORIA DOS ALUNOS GOSTARAM DA ESTRATÉGIA ADOTADA , POIS, A AULA FICOU MAIS INTERESSANTE E DINÂMICA , CONTRIBUINDO PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS MESMOS