PENSANDO A EDUCAÇÃO DESDE O NOSSO LUGAR: POR UMA METODOLOGIA DECOLONIAL
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80442 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1320 "inscrito_id" => 4575 "titulo" => "PENSANDO A EDUCAÇÃO DESDE O NOSSO LUGAR: POR UMA METODOLOGIA DECOLONIAL" "resumo" => "ESTE TEXTO INSERE-SE NA TEMÁTICA DA DECOLONIALIDADE , CONTRAPONDO-SE À RACIONALIDADE MODERNA PRETENSAMENTE UNIVERSAL E ÚNICA. OBJETIVA-SE, AQUI, REFLETIR SOBRE A POTENCIALIDADE DA METODOLOGIA UTILIZADA NUMA PESQUISA SOB A PERSPECTIVA DECOLONIAL, CUJO ARRANJO METODOLÓGICO COMBINOU A TÉCNICA DE ANÁLISE TEMÁTICA DE GIBBS (ATG) E A ANÁLISE DISCURSIVA BAKHTINIANA (ADB). COMO REFERENCIAL TEÓRICO UTILIZA-SE A TEORIA DA DECOLONIALIDADE, A QUAL DEFENDE O PENSAR DESDE ONDE SE É E SE ESTÁ, ISTO É, UM PENSAR GEOEPISTÊMICO DESDE O SUL, O QUE SIGNIFICA REPENSAR AS RELAÇÕES HEGEMONIA/DEPENDÊNCIA RESULTANTES DA MODERNIDADE/COLONIALIDADE. A REFLEXÃO PERMITE CONCLUIR QUE O REFERIDO ARRANJO METODOLÓGICO: A) DISPÕE DE PROCEDIMENTOS ADEQUADOS À EXECUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA, COM ALCANCE DOS OBJETIVOS E OBTENÇÃO DOS RESULTADOS NA PERSPECTIVA DECOLONIAL; B) PRIVILEGIA O PENSAMENTO DESDE O LUGAR DE ONDE SE FALA; C) VALORIZA O PAPEL DO PESQUISADOR NA INTERPRETAÇÃO DA REALIDADE; D) FUNDAMENTA-SE NA PARTICIPAÇÃO DOS SUJEITOS PARA A TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE. PORTANTO, OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTAM PARA A POTENCIALIDADE DO ARRANJO METODOLÓGICO UTILIZADO COMO UMA METODOLOGIA DECOLONIAL. NÃO OBSTANTE, A CONSTATAÇÃO NÃO SIGNIFICA COLOCAR PONTO FINAL NAS REFLEXÕES SOBRE A TEMÁTICA. AFINAL, NÃO HÁ APENAS UMA METODOLOGIA DECOLONIAL – HÁ UMA PLURALIDADE DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS, ESPERANDO POR APLICAÇÃO EM PESQUISAS, SOBRETUDO EM CIÊNCIAS SOCIAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "PESQUISA CIENTÍFICA, METODOLOGIA, DECOLONIALIDADE, GEOEPISTEME, ANÁLISE DISCURSIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA105_ID1921_22072021155817.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO ALBERTO STEFFEN MUNSBERG" "autor_nome_curto" => "JOÃO A. S. MUNSBERG" "autor_email" => "prof.jasm@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE LA SALLE - UNILASALLE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80442 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1320 "inscrito_id" => 4575 "titulo" => "PENSANDO A EDUCAÇÃO DESDE O NOSSO LUGAR: POR UMA METODOLOGIA DECOLONIAL" "resumo" => "ESTE TEXTO INSERE-SE NA TEMÁTICA DA DECOLONIALIDADE , CONTRAPONDO-SE À RACIONALIDADE MODERNA PRETENSAMENTE UNIVERSAL E ÚNICA. OBJETIVA-SE, AQUI, REFLETIR SOBRE A POTENCIALIDADE DA METODOLOGIA UTILIZADA NUMA PESQUISA SOB A PERSPECTIVA DECOLONIAL, CUJO ARRANJO METODOLÓGICO COMBINOU A TÉCNICA DE ANÁLISE TEMÁTICA DE GIBBS (ATG) E A ANÁLISE DISCURSIVA BAKHTINIANA (ADB). COMO REFERENCIAL TEÓRICO UTILIZA-SE A TEORIA DA DECOLONIALIDADE, A QUAL DEFENDE O PENSAR DESDE ONDE SE É E SE ESTÁ, ISTO É, UM PENSAR GEOEPISTÊMICO DESDE O SUL, O QUE SIGNIFICA REPENSAR AS RELAÇÕES HEGEMONIA/DEPENDÊNCIA RESULTANTES DA MODERNIDADE/COLONIALIDADE. A REFLEXÃO PERMITE CONCLUIR QUE O REFERIDO ARRANJO METODOLÓGICO: A) DISPÕE DE PROCEDIMENTOS ADEQUADOS À EXECUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA, COM ALCANCE DOS OBJETIVOS E OBTENÇÃO DOS RESULTADOS NA PERSPECTIVA DECOLONIAL; B) PRIVILEGIA O PENSAMENTO DESDE O LUGAR DE ONDE SE FALA; C) VALORIZA O PAPEL DO PESQUISADOR NA INTERPRETAÇÃO DA REALIDADE; D) FUNDAMENTA-SE NA PARTICIPAÇÃO DOS SUJEITOS PARA A TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE. PORTANTO, OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTAM PARA A POTENCIALIDADE DO ARRANJO METODOLÓGICO UTILIZADO COMO UMA METODOLOGIA DECOLONIAL. NÃO OBSTANTE, A CONSTATAÇÃO NÃO SIGNIFICA COLOCAR PONTO FINAL NAS REFLEXÕES SOBRE A TEMÁTICA. AFINAL, NÃO HÁ APENAS UMA METODOLOGIA DECOLONIAL – HÁ UMA PLURALIDADE DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS, ESPERANDO POR APLICAÇÃO EM PESQUISAS, SOBRETUDO EM CIÊNCIAS SOCIAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "PESQUISA CIENTÍFICA, METODOLOGIA, DECOLONIALIDADE, GEOEPISTEME, ANÁLISE DISCURSIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA105_ID1921_22072021155817.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO ALBERTO STEFFEN MUNSBERG" "autor_nome_curto" => "JOÃO A. S. MUNSBERG" "autor_email" => "prof.jasm@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE LA SALLE - UNILASALLE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }