COMPREENSÃO DE PROFESSORES REGENTES SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
NO CONTEXTO REMOTO
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80128 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 862 "inscrito_id" => 2527 "titulo" => """ COMPREENSÃO DE PROFESSORES REGENTES SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO \r\n NO CONTEXTO REMOTO """ "resumo" => "COM O ENSINO REMOTO, O ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS TEM SIDO UM GRANDE DESAFIO E PROFESSORES REGENTES PASSARAM A SOLICITAR AINDA MAIS O AUXÍLIO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) QUE TEM POR FUNÇÃO PROPOR RECURSOS PEDAGÓGICOS E DE ACESSIBILIDADE VISANDO ELIMINAR BARREIRAS PARA A PLENA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS, CONSIDERANDO SUAS NECESSIDADES ESPECÍFICAS. PARTINDO DISSO, NOS QUESTIONAMOS SOBRE A COMPREENSÃO DE PROFESSORES REGENTES DA REDE DE EDUCAÇÃO DE UM MUNICÍPIO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO ACERCA DO AEE E SE EXISTIRIAM DIFERENÇAS ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL. MÉTODO: TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO-EXPLORATÓRIO DE ABORDAGEM QUANTITATIVA. PARTICIPARAM 128 PROFESSORES QUE RESPONDERAM A UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS FECHADAS. RESULTADOS: A MAIORIA DOS PROFESSORES REFERIU EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COM ALUNOS COM ALGUM TIPO DE NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL (NEE). UMA PEQUENA PARCELA APONTOU CONHECER AMPLAMENTE O TRABALHO DO AEE, SENDO EVIDENCIADO PELA BAIXA PORCENTAGEM DE RESPOSTAS A QUESTÕES ESPECÍFICAS, COMO O PRINCIPAL OBJETIVO DO AEE, O PÚBLICO-ALVO E AS MODALIDADES OFERECIDAS NA REDE. FOI OBSERVADA POUCA DIFERENÇA ENTRE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO AO OBJETIVO E ÀS FORMAS DE ATENDIMENTO. CONCLUSÃO: EMBORA A MAIORIA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO TENHA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS COM NEE, MUITOS DELES NÃO TÊM CLAREZA SOBRE O OBJETIVO E FUNCIONAMENTO DO AEE, COM ALGUMAS DIFERENÇAS ENTRE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL. HÁ NECESSIDADE DE APROFUNDAR O ESTUDO A FIM DE CLARIFICAR QUAL A COMPREENSÃO DO PROFESSOR REGENTE SOBRE A RELEVÂNCIA DO SEU PAPEL NA INCLUSÃO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, ENSINO REMOTO, PROFESSOR REGENTE, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, EDUCAÇÃO BÁSICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA110_ID2527_29072021182247.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS LOPES OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MATHEUS L. OLIVEIRA" "autor_email" => "matheuslopes100@hotmail.c" "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80128 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 862 "inscrito_id" => 2527 "titulo" => """ COMPREENSÃO DE PROFESSORES REGENTES SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO \r\n NO CONTEXTO REMOTO """ "resumo" => "COM O ENSINO REMOTO, O ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS TEM SIDO UM GRANDE DESAFIO E PROFESSORES REGENTES PASSARAM A SOLICITAR AINDA MAIS O AUXÍLIO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) QUE TEM POR FUNÇÃO PROPOR RECURSOS PEDAGÓGICOS E DE ACESSIBILIDADE VISANDO ELIMINAR BARREIRAS PARA A PLENA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS, CONSIDERANDO SUAS NECESSIDADES ESPECÍFICAS. PARTINDO DISSO, NOS QUESTIONAMOS SOBRE A COMPREENSÃO DE PROFESSORES REGENTES DA REDE DE EDUCAÇÃO DE UM MUNICÍPIO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO ACERCA DO AEE E SE EXISTIRIAM DIFERENÇAS ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL. MÉTODO: TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO-EXPLORATÓRIO DE ABORDAGEM QUANTITATIVA. PARTICIPARAM 128 PROFESSORES QUE RESPONDERAM A UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS FECHADAS. RESULTADOS: A MAIORIA DOS PROFESSORES REFERIU EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COM ALUNOS COM ALGUM TIPO DE NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL (NEE). UMA PEQUENA PARCELA APONTOU CONHECER AMPLAMENTE O TRABALHO DO AEE, SENDO EVIDENCIADO PELA BAIXA PORCENTAGEM DE RESPOSTAS A QUESTÕES ESPECÍFICAS, COMO O PRINCIPAL OBJETIVO DO AEE, O PÚBLICO-ALVO E AS MODALIDADES OFERECIDAS NA REDE. FOI OBSERVADA POUCA DIFERENÇA ENTRE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO AO OBJETIVO E ÀS FORMAS DE ATENDIMENTO. CONCLUSÃO: EMBORA A MAIORIA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO TENHA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS COM NEE, MUITOS DELES NÃO TÊM CLAREZA SOBRE O OBJETIVO E FUNCIONAMENTO DO AEE, COM ALGUMAS DIFERENÇAS ENTRE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL. HÁ NECESSIDADE DE APROFUNDAR O ESTUDO A FIM DE CLARIFICAR QUAL A COMPREENSÃO DO PROFESSOR REGENTE SOBRE A RELEVÂNCIA DO SEU PAPEL NA INCLUSÃO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, ENSINO REMOTO, PROFESSOR REGENTE, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, EDUCAÇÃO BÁSICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA110_ID2527_29072021182247.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS LOPES OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MATHEUS L. OLIVEIRA" "autor_email" => "matheuslopes100@hotmail.c" "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }