EFETIVIDADE DOS MÉTODOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CONTEÚDO DE CITOLOGIA COM ALUNOS DO SISTEMA MODULAR EM TRACAJATUBA I MACAPÁ/AP
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80076 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 800 "inscrito_id" => 3434 "titulo" => "EFETIVIDADE DOS MÉTODOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CONTEÚDO DE CITOLOGIA COM ALUNOS DO SISTEMA MODULAR EM TRACAJATUBA I MACAPÁ/AP" "resumo" => "PROFESSORES E ALUNOS SÃO OS PRINCIPAIS ATORES DA AÇÃO EDUCACIONAL. SENDO O PROFESSOR O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELA TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO. A AÇÃO DO ENSINO É ESSENCIALMENTE TER REPRESENTAÇÕES MENTAIS DOS ESTUDANTES, A FIM DE ENCONTRAR UMA ENTRADA EM SEUS SISTEMAS COGNITIVOS DESENVOLVIDOS. NO ENTANTO, ATINGIR ESSE OBJETIVO NÃO É ÓBVIO, E MÉTODOS COMUNS DE ENSINO NEM SEMPRE SÃO EFICAZES. DESSE MODO, PERSISTEM OBSTÁCULOS À EDUCAÇÃO DOS ALUNOS E DIFICULTAM A AÇÃO EDUCATIVA. SENDO NECESSÁRIO A APLICAÇÃO DE NOVOS MÉTODOS DIDÁTICOS QUE POSSA CONTRIBUIR SIGNIFICATIVAMENTE PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. ASSIM ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO DETERMINAR A CONTRIBUIÇÃO DOS MÉTODOS DIDÁTICOS NA EFETIVIDADE DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO DE CITOLOGIA, A PARTIR DE UMA PESQUISA DO MODELO EXPERIMENTAL DO TIPO PRÉ-EXPERIMENTO DO MODELO PRÉ-TESTE E PÓS-TESTE DE UM GRUPO. PARA ANÁLISE DOS DADOS FOI ESCOLHIDO A TÉCNICA ESTATÍSTICA COEFICIENTE DE PEARSON DE CORRELAÇÃO, ESTA QUE CONFRONTOU OS DADOS DOS TESTE E INTERVENÇÃO DO ESTUDO. NA SEGUNDA PARTE DE ANÁLISE EXPÕE DADOS ESTATÍSTICO QUANTITATIVOS DEMONSTRADOS EM GRÁFICOS. O RESULTADO FINAL DO ESTUDO OBTEVE UM RESULTADO SIGNIFICATIVO ALTO QUE COMPROVA A CORRELAÇÃO DO PRÉ-TESTE E PÓS-TESTE, ESTA QUE CONSIDEROU A ESCALA ALTA DE CONTRIBUIÇÃO QUE CONFIRMA A HIPÓTESE DO ESTUDO. ASSIM O ESTUDO REVELOU QUE OS MÉTODOS DIDÁTICOS EMPREGADOS EM SALA DE AULA CONTRIBUEM ALTAMENTE NA EFETIVIDADE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO DE CITOLOGIA. DESTE MODO RESSALTA-SE A IMPORTÂNCIA EXPRESSIVA DE METODOLOGIAS QUE FAVOREÇAM A APRENDIZAGEM DA CITOLOGIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "MÉTODO DIDÁTICO, CONTEÚDO DE CITOLOGIA, ENSINO MÉDIO, SISTEMA MODULAR, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA102_ID3434_29072021163555.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUDITH SANTA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JUDITH DE LIMA" "autor_email" => "santalim2009@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDAD DE LA INTEGRACION DE LAS AMERICAS - UNIDA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80076 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 800 "inscrito_id" => 3434 "titulo" => "EFETIVIDADE DOS MÉTODOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CONTEÚDO DE CITOLOGIA COM ALUNOS DO SISTEMA MODULAR EM TRACAJATUBA I MACAPÁ/AP" "resumo" => "PROFESSORES E ALUNOS SÃO OS PRINCIPAIS ATORES DA AÇÃO EDUCACIONAL. SENDO O PROFESSOR O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELA TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO. A AÇÃO DO ENSINO É ESSENCIALMENTE TER REPRESENTAÇÕES MENTAIS DOS ESTUDANTES, A FIM DE ENCONTRAR UMA ENTRADA EM SEUS SISTEMAS COGNITIVOS DESENVOLVIDOS. NO ENTANTO, ATINGIR ESSE OBJETIVO NÃO É ÓBVIO, E MÉTODOS COMUNS DE ENSINO NEM SEMPRE SÃO EFICAZES. DESSE MODO, PERSISTEM OBSTÁCULOS À EDUCAÇÃO DOS ALUNOS E DIFICULTAM A AÇÃO EDUCATIVA. SENDO NECESSÁRIO A APLICAÇÃO DE NOVOS MÉTODOS DIDÁTICOS QUE POSSA CONTRIBUIR SIGNIFICATIVAMENTE PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. ASSIM ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO DETERMINAR A CONTRIBUIÇÃO DOS MÉTODOS DIDÁTICOS NA EFETIVIDADE DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO DE CITOLOGIA, A PARTIR DE UMA PESQUISA DO MODELO EXPERIMENTAL DO TIPO PRÉ-EXPERIMENTO DO MODELO PRÉ-TESTE E PÓS-TESTE DE UM GRUPO. PARA ANÁLISE DOS DADOS FOI ESCOLHIDO A TÉCNICA ESTATÍSTICA COEFICIENTE DE PEARSON DE CORRELAÇÃO, ESTA QUE CONFRONTOU OS DADOS DOS TESTE E INTERVENÇÃO DO ESTUDO. NA SEGUNDA PARTE DE ANÁLISE EXPÕE DADOS ESTATÍSTICO QUANTITATIVOS DEMONSTRADOS EM GRÁFICOS. O RESULTADO FINAL DO ESTUDO OBTEVE UM RESULTADO SIGNIFICATIVO ALTO QUE COMPROVA A CORRELAÇÃO DO PRÉ-TESTE E PÓS-TESTE, ESTA QUE CONSIDEROU A ESCALA ALTA DE CONTRIBUIÇÃO QUE CONFIRMA A HIPÓTESE DO ESTUDO. ASSIM O ESTUDO REVELOU QUE OS MÉTODOS DIDÁTICOS EMPREGADOS EM SALA DE AULA CONTRIBUEM ALTAMENTE NA EFETIVIDADE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO DE CITOLOGIA. DESTE MODO RESSALTA-SE A IMPORTÂNCIA EXPRESSIVA DE METODOLOGIAS QUE FAVOREÇAM A APRENDIZAGEM DA CITOLOGIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "MÉTODO DIDÁTICO, CONTEÚDO DE CITOLOGIA, ENSINO MÉDIO, SISTEMA MODULAR, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA102_ID3434_29072021163555.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUDITH SANTA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JUDITH DE LIMA" "autor_email" => "santalim2009@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDAD DE LA INTEGRACION DE LAS AMERICAS - UNIDA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }