O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ACERCA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE NO BRASIL, VISANDO CONTRIBUIR PARA UMA PESQUISA SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE INCLUSÃO DE JOVENS (PROJOVEM) EM ANDAMENTO NO MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (PPGEP/IFRN). PARA TANTO, A PARTIR DE ALGUMAS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS SOBRE O TEMA JUVENTUDE, PRETENDE-SE COMPREENDER A TRAJETÓRIA RECENTE DAS AÇÕES PÚBLICAS VOLTADAS PARA ESSE SEGMENTO. NESTE TRABALHO, CONTATOU-SE QUE, MAJORITARIAMENTE, AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE NO BRASIL TÊM ATUADO POR MEIO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL, COM VISTAS A INSERÇÃO DO JOVEM NO MERCADO DE TRABALHO, NÃO REVERTENDO DE FATO O QUADRO DE EXCLUSÃO E DESIGUALDADE SOCIAL DE GRANDE PARCELA DO SEGMENTO JUVENIL BRASILEIRO, CONFORME PROPOSTO PELO ESTATUTO DA JUVENTUDE.